Skip to main content
Resources

ATUALIZAÇÃO DE POLÍTICA | Volume 14, edição 3 -– março de 2014

Esta página também está disponível em:

Edição Especial ICANN 49 Reunião de Cingapura

ICANN 49 | Singapore Meeting Logo

PDF Version [478 KB]

http://www.icann.org/pt/resources/policy/update

ÍNDICE ANALÍTICO:

Na ICANN

  1. Questões atualmente abertas para comentários públicos

ASO

  1. Atividades da ASO na ICANN 49
  2. Notícias sobre NRO e RIR

ccNSO

  1. Nova página sobre as reuniões da ccNSO em Cingapura
  2. Agora, a ccNSO conta com 148 membros
  3. O Grupo de Coordenação da Governança na Internet da ccNSO começa a trabalhar
  4. A ccNSO lança a iniciativa dos "Pools de Expertise"

GNSO

  1. GNSO se prepara para 46 sessões em Cingapura
  2. Relatório de Assunto Preliminar sobre o acesso de IGOs e INGOs aos mecanismos de proteção de direitos de remediação

At-Large

  1. Membros da comunidade At-Large se preparam para a reunião da ICANN em Cingapura
  2. O diretor selecionado pelo ALAC/At-Large para o assento n° 15 será anunciado durante a reunião de Cingapura
  3. ALAC envia cinco Recomendações de Políticas de meados de fevereiro ao início de março
  4. A comunidade At-Large se expande para 168 estruturas At-Large
  5. Xinyue (Ariel) Liang entra na ICANN como nova coordenadora de políticas do At-Large

GAC

  1. O GAC se prepara para a ICANN 49 em Cingapura

RSSAC

  1. RSSAC se encontra na reunião da ICANN pela primeira vez desde 1999

SSAC

  1. SSAC publica recomendações sobre o processamento de listas de pesquisa
  2. SSAC publica recomendações sobre ataques de DDoS aproveitando a infraestrutura do DNS

Leia em seu idioma preferido

A atualização de política da ICANN está disponível nos seis idiomas oficiais das Nações Unidas. A atualização de política é publicada no site da ICANN e está disponível por meio da assinatura on-line. Pare receber a atualização na sua caixa de entrada todos os meses, acesse a página de assinaturas da ICANN, informe seu endereço de e-mail e selecione "Atualização de política" para assinar. Esse serviço é gratuito.

Declaração de finalidade da atualização de política da ICANN

Envie perguntas, comentários e sugestões para: policy-staff@icann.org.

Organizações de apoio a políticas e comitês consultivos

Organização de Apoio a Endereços ASO
Organização de Apoio a Nomes de Domínio com Código de País ccNSO
Organização de Apoio a Nomes Genéricos GNSO
Comitê Consultivo Geral (At-Large) ALAC
Comitê Consultivo Governamental GAC
Comitê Consultivo para o Sistema de Servidor-Raiz RSSAC
Comitê Consultivo para Segurança e Estabilidade SSAC

Na ICANN

1. Questões atualmente abertas para comentários públicos

Vários períodos de comentários públicos estão abertos atualmente sobre questões de interesse para a comunidade da ICANN. Participe agora para compartilhar suas opiniões sobre assuntos como:

Estratégia para futuras reuniões da ICANN. Ajude a orientar a comunidade em relação a uma nova estratégia proposta para a estrutura, a finalidade e o local das reuniões públicas da ICANN. O período de comentários termina no dia 20 de março; o período de respostas termina no dia 13 de abril.

TLDs com IDN Variante – Implementação do Procedimento de LGR – Repertório Máximo Inicial Versão 1 já está aberto para comentários públicos. Pedimos que os membros da comunidade, especificamente os que trabalham com Nomes de Domínios Internacionalizados, inclusive ccTLDs de IDN e solicitantes de novos gTLDs, bem como especialistas que estejam trabalhando no desenvolvimento de Regras de Geração de Etiquetas façam comentários. O período de comentários termina no dia 28 de março; o período de respostas termina no dia 22 de abril.

Reduzindo os riscos das colisões no espaço de nomes do DNS. Com base nos comentários públicos e discussões em Cingapura e em outros fóruns, a JAS Advisors deve revisar e publicar um Relatório Final. O período de comentários termina no dia 31 de março; o período de respostas termina no dia 21 de abril.

Plano de Implementação Preliminar para o Sistema de Precisão e Geração de Relatórios de WHOIS. Respondendo às recomendações da Equipe de Revisão de WHOIS, o sistema foi projetado para produzir relatórios estatísticos sobre as taxas de precisão do WHOIS. O RFP terá como base o modelo proposto, conforme descrito no Plano de Implementação Preliminar, pois pode ser atualizado após a consulta da comunidade e a consideração do feedback recebido por meio do fórum de Comentários Públicos. O período de comentários termina no dia 1° de abril; o período de respostas termina no dia 23 de abril.

Relatório Inicial do PDP da Política de Transferência Entre Registros (IRTP), Parte D. O Relatório fornece 12 recomendações preliminares para as seis questões que faziam parte da pauta desse Grupo de Trabalho de PDP. O Grupo de Trabalho está em busca de comentários públicos especialmente sobre as questões B e C da pauta, para ajudar a embasar sua recomendação final. O período de comentários termina no dia 3 de abril; o período de respostas termina no dia 25 de abril.

Relatório de Assunto Preliminar sobre o acesso de IGOs e INGOs aos mecanismos de proteção de direitos de remediação da URDP e da URS. Buscamos comentários sobre o Relatório de Assunto Preliminar solicitado pelo Conselho da GNSO em relação a possíveis emendas na Política de Resolução Uniforme de Disputas e no Procedimento de Suspensão Rápida Uniforme, a fim de permitir o acesso a eles pelas Organizações Governamentais e Não Governamentais Internacionais protegidas. O período de comentários termina no dia 14 de abril; o período de respostas termina no dia 6 de maio.

Painéis de Estratégia da ICANN – Relatórios Preliminares. Desenvolvidos para ajudar a catalisar a transformação e o avanço da função da ICANN, os Painéis de Estratégia da ICANN têm natureza consultiva e são parte integral de uma estrutura para o diálogo entre comunidades. O período de comentários termina no dia 30 de abril; o período de respostas não foi definido.

Para obter a lista completa de questões abertas para comentários públicos, bem como fóruns de comentários públicos fechados recentemente e arquivados, acesse a página de comentários públicos.

A equipe também mantém uma página para ajudar a prever possíveis oportunidades "próximas" de comentários públicos. Esta página – "Comentários públicos – Em breve" – fornece informações sobre possíveis oportunidades futuras de comentários públicos. A página é atualizada depois de cada reunião pública da ICANN para ajudar as pessoas e a comunidade a definir prioridades e planejar suas futuras cargas de trabalho.


ASO

2. Atividades da ASO na ICANN 49

Visão rápida

O Conselho de Endereços da ASO participará ativamente da ICANN 49 em Cingapura.

Acontecimentos recentes

O ASO AC não se reunirá formalmente na ICANN 49, mas vários membros participarão. Esses membros participarão de várias sessões durante a semana, da sessão do Grupo de Trabalho Entre Comunidades sobre Governança na Internet a uma reunião conjunta com a comunidade At-Large. Os membros do ASO AC também realizarão uma reunião aberta com a Diretoria da ICANN. Além disso, muitos membros do Comitê Executivo da NRO estarão em Cingapura.

Próximas etapas

A próxima teleconferência mensal do ASO AC está programada para 2 de abril, às 12h UTC. Espera-se que o ASO AC realize uma reunião pessoal na ICANN 50 em Londres em junho.

Mais informações

Contato da equipe

Barbara Roseman, diretora de políticas e analista técnica

Carlos Reyes, Analista de políticas sênior


3. Notícias sobre NRO e RIR

Visão rápida

Esta seção destaca os acontecimentos recentes na Organização de Recursos Numéricos e nos cinco Registros Regionais da Internet.

Acontecimentos recentes

AFRINIC | O AFRINIC 21 será realizado nas Ilhas Maurício de 22 a 28 de novembro. Para obter mais informações, consulte a página do anúncio. O AFRINIC espera fazer um anúncio sobre o anfitrião do AFRINIC 21 em breve.

APNIC | O APNIC 38 será realizada em Brisbane, Austrália, de 9 a 19 de setembro. Originalmente programado para acontecer em Noumea, Nova Caledônia, o APNIC 38 mudou de lugar devido a problemas logísticos isolados. Para obter mais informações e atualizações, consulte o site da APNIC 38.

ARIN | O Relatório da Consulta sobre Políticas Públicas do ARIN sobre a NANOG 60 foi publicado. Várias políticas preliminares, observações, transcrições de reuniões e apresentações estão disponíveis para revisão antes do ARIN 33 em Chicago, IL, EUA de 13 a 16 de abril.

LACNIC | O LACNIC fez comentários sobre a reunião do Grupo Consultor de Partes Interessadas e Consultas Abertas no IGF em fevereiro. O LACNIC recomendou três possíveis temas para o IGF, que será realizado de 2 a 5 de setembro em Istambul, Turquia. São eles: 1) Evolução do IGF, inclusive a função do MAG entre suas reuniões; 2) Desenvolvimento de modelos com várias partes interessadas em nível nacional; e 3) Vigilância da Internet em grande escala. Para obter mais informações, consulte os comentários completos no site do LACNIC.

NRO | O conjunto de números do sistema autônomo (AS) está quase esgotado. Restam apenas 496 números AS no conjunto de 65.536 números de 2 bytes. Esse é um ponto crítico para os operadores de rede, pois as redes precisam ser compatíveis com números AS de 4 bytes para sustentar o crescimento da Internet. Para obter mais informações sobre a política global em vigor desde 2009 relacionada à alocação e transição dos números AS de 2 bytes para os de 4 bytes, consulte a página do anúncio da NRO.

NRO | A NRO enviou uma contribuição para a Reunião Global com Várias Partes Interessadas sobre o Futuro da Governança na Internet, ou NetMundial, em nome das cinco RIRs. A contribuição aborda dois temas: 1) Os princípios da governança na Internet e 2) Um roteiro para a maior evolução do ecossistema de governança na Internet. O documento completo pode ser acessado na página de anúncios da NRO.

RIPE NCC | O RIPE NCC publicou recentemente seu relatório anual sobre solicitações de órgãos de aplicação da lei para 2013. No ano passado, o RIPE NCC recebeu 11 solicitações de três países. O relatório está disponível para o público e fornece mais detalhes sobre a natureza das solicitações.

Histórico

Os cinco RIRs (AfriNIC, APNIC, ARIN, LACNIC e RIPE NCC) oferecem alocação e gerenciamento de recursos de Internet, serviços de registro, atividades de desenvolvimento de políticas regionais, e serviços técnicos de apoio à operação global da Internet. Os RIRs participam da comunidade da Internet global de forma independente, e também de forma conjunta na coordenação da NRO. De acordo com um MoU de 2004 com a ICANN, a NRO cumpre o papel, as responsabilidades e funções da ASO.

Mais informações

Contato da equipe

Barbara Roseman, diretora de políticas e analista técnica

Carlos Reyes, Analista de políticas sênior


ccNSO

4. Nova página sobre as reuniões da ccNSO em Cingapura

Visão rápida

A nova página sobre as reuniões da ccNSO em Cingapura foi lançada

Acontecimentos recentes

A Secretaria da ccNSO desenvolveu uma página dedicada às reuniões da ccNSO, com uma visão geral de todos os detalhes importantes para a reunião de Cingapura.

Próximas etapas

A página será atualizada regularmente com as informações mais recentes.

Histórico

A página de reuniões da ccNSO mantém todas as informações importantes em um só lugar. Seu objetivo é facilitar o acesso dos membros da comunidade às informações necessárias para a preparação para a reunião de Singapura.

Mais informações

Contato da equipe

Gabriella Schittek, Especialista em políticas e gerente de apoio da ccNSO


5. Agora, a ccNSO conta com 148 membros

Visão rápida

BW (Botsuana) é o mais novo membro da ccNSO.

Acontecimentos recentes

Recentemente, a ccNSO teve o prazer de receber um novo membro africano – .bw (Botsuana) em sua comunidade. Agora, a ccNSO conta com 148 membros.

Próximas etapas

A ccNSO espera receber mais membros!

Histórico

.bw é o segundo membro a entrar na ccNSO em 2014.

Mais informações

Contato da equipe

Gabriella Schittek, Especialista em políticas e gerente de apoio da ccNSO


6. O Grupo de Coordenação da Governança na Internet da ccNSO começa a trabalhar

Acontecimentos recentes

Em sua reunião mais recente, o Conselho da ccNSO criou um grupo para oferecer à comunidade de ccTLD uma visão geral abrangente das questões e discussões relacionadas à Governança na Internet abordadas nos fóruns e grupos pertinentes. Se o grupo considerar apropriado, também pode fazer recomendações ao conselho e à comunidade sobre ações futuras.

Próximas etapas

O Grupo, com apoio da secretaria, criará páginas no site da ccNSO com links para fontes e documentos relevantes. Ele também sugeriu sessões sobre Governança na Internet nas próximas reuniões da ccNSO em Cingapura e Londres.

Histórico

Em sua reunião em Buenos Aires (20 de novembro de 2013), o Conselho da ccNSO falou sobre a necessidade de acompanhar as discussões sobre a governança na Internet, como o grupo IStar, a 1Net, a conferência sobre governança na Internet no Brasil e os Painéis de Estratégia da ICANN. Voluntários relacionados a ccTLDs e organizações regionais de ccTLDs se ofereceram para acompanhar os acontecimentos e informar os membros da ccNSO regularmente. Para estruturar o trabalho desses voluntários e manter os membros da ccNSO e a comunidade de ccTLDs a par dos acontecimentos relacionados à governança na Internet relevantes para a comunidade de ccTLD, o Conselho da ccNSO decidiu criar um grupo de estudos específico sobre "governança na Internet".

Mais informações

Contato da equipe

Bart Boswinkel, Conselheiro de políticas sênior


7. A ccNSO lança a iniciativa dos "Pools de Expertise"

Visão rápida

A ccNSO reuniu nomes de voluntários da comunidade de ccTLD que estão preparados para oferecer sua expertise à ccNSO quando necessário.

Acontecimentos recentes

A Secretaria da ccNSO convocou voluntários e publicou um site com os nomes coletados.

Próximas etapas

Nos próximos meses, a ccNSO começará a trabalhar com os voluntários agrupados por "Pools de Expertise" para determinar se o conceito funciona e/ou se é necessário melhorar.

Todos os membros da comunidade de ccTLD podem se candidatar para participar dos "pools" mais adequados a suas áreas de expertise.

Histórico

Em 2013, o Conselho da CCNSO iniciou um Grupo de Estudos que analisava maneiras de desenvolver capacidade na Comunidade de ccNSO.

Uma das recomendações do Grupo de Estudos era "descobrir o conjunto de habilidades dos membros da comunidade, direcioná-lo de forma mais eficiente e aprimorar as habilidades existentes."

Para atender a essa recomendação, a Secretaria da ccNSO pediu aos membros da comunidade que indicassem habilidades ou áreas de expertise que pudessem compartilhar com a comunidade da ccNSO. A Secretaria fará uma lista com os conjuntos de habilidades existentes. Quando necessário, entrará em contato com o conjunto de especialistas adequado.

Esses "pools de expertise" podem ser necessários em situações como, por exemplo, quando a ccNSO recebe uma solicitação de comentários da ICANN (ou de outras instituições) e precisa responder rapidamente, ou quando um Grupo de Trabalho é estabelecido para estudar e fazer recomendações sobre um determinado assunto.

Mais informações

Contato da equipe

Gabriella Schittek, Especialista em políticas e gerente de apoio da ccNSO


GNSO

8. GNSO se prepara para 46 sessões em Cingapura

Visão rápida

Mais uma reunião da ICANN, mais uma agenda lotada para a GNSO – A ICANN 49 em Cingapura terá nada mais nada menos que 46 sessões.Para quem estará lá, a maioria das sessões da GNSO será realizada na sala Sophia, mas consultem sempre o Programa Diárioe o Mapa do Local para evitar confusões com a programação.

Mais informações

Antes da abertura oficial da reunião ICANN 49, o Conselho da GNSO se reunirá em sua sessão de trabalho no sábado, 22 de março e no domingo, 23 de março. Essa reunião tradicional no fim de semana consiste em 22 sessões e sempre é aberta para todos. Esse evento preparatório de dois dias incluirá a tradicional geração de relatórios sobre os vários Grupos de Trabalho de PDP e não PDP, a reunião do Conselho com a Diretoria e o CEO da ICANN, e reuniões pessoais com o SSAC e o GAC. Além disso, Cyrus Namazi, vice-presidente da ICANN para o envolvimento com o setor de DNS, falará sobre o programa de novos gTLD, e Theresa Swinehart, conselheira sênior da ICANN, conselheira do presidente para assuntos de estratégia, apresentará as notícias mais recentes do Departamento de Iniciativas Estratégicas da ICANN. O domingo será encerrado com reuniões simultâneas de vários Grupos de Partes Interessadas e Grupos Constituintes da GNSO. Algumas dessas reuniões serão privadas.

A GNSO começa a trabalhar antes mesmo da Sessão de abertura oficial da ICANN. Às 7h30, o Grupo de Trabalho de PDP sobre a Tradução e Transliteração de Informações de Contato se reunirá pessoalmente com a Comunidade para apresentar seu trabalho e ouvir opiniões sobre sua pauta. Além da cerimônia de abertura, há outras reuniões fora da GNSO na segunda-feira que também são do interesse da comunidade da GNSO, por exemplo a Sessão Pública do Grupo de Trabalho Entre Comunidades sobre Governança na Internet e a atualização do Processo de Planejamento e Painéis de Estratégia da ICANN. O mesmo vale para a reunião sobre a Em busca de um substituto para o WHOIS e a Atualização do RSSAC.

Vale notar que é a primeira vez que o RSSAC se reúne pessoalmente em uma reunião da ICANN desde 1999, então trata-se de uma ótima oportunidade para nos reunirmos com esse Comitê Consultivo da ICANN que é responsável por aconselhar a comunidade e a diretoria da ICANN sobre questões relacionadas à operação, administração, segurança e integridade do Sistema de Servidor Raiz da Internet.

Terça-feira continua sendo o dia tradicional do Grupo de Partes Interessadas e dos Grupos Constituintes da GNSO (SG/C), com 12 reuniões no total. Os diferentes SG/C farão reuniões abertas para discutir questões relevantes para seus grupos. Para obter uma visão geral de todas as reuniões e consultar as agendas, acesse a Agenda de terça-feira. Esse dia também terá as reuniões dos Grupos de Partes Interessadas com a Diretoria da ICANN. Essas quatro reuniões serão realizadas no local principal, Padang. A primeira será a reunião do Grupo de Partes Interessadas Comerciais com a Diretoria da ICANN, seguido pelo Grupo de Partes Interessadas de Registros, o Grupo de Partes Interessadas de Registradores, e finalmente o Grupo de Partes Interessadas Não Comerciais. Todos os Grupos de Partes Interessadas se reunirão com a Diretoria por 60 minutos.

Há seis sessões da GNSO agendadas para quarta-feira. O dia começará com a reunião do Grupo de solicitantes de novos gTLDs (NTAG). O NTAG é aberto para todos os solicitantes de novos gTLDs, e atualmente conta com 99 membros, representando aproximadamente 1.000 solicitantes. Em seguida, teremos o Grupo de Trabalho de PDP do IRTP Parte D que apresentará seu Relatório Inicial à Comunidade. Trata-se do último de uma série de PDPs relacionados a IRTP, e o Grupo preparou 12 recomendações preliminares, sobre as quais busca a opinião da comunidade antes de formular seu Relatório Final. A manhã de quarta-feira termina com a principal reunião de tomada de decisões para a diretoria e os membros do Grupo de Registros de Marca.

A reunião pública do Conselho da GNSO na ICANN 49 será realizada quarta-feira à tarde no local principal, Padang. A reunião é aberta para todas as pessoas que quiserem participar, inclusive remotamente. Para acessar a sala do Adobe Connect e os principais itens da agenda, consulte a Agenda da reunião do Conselho da GNSO. Todas as moções que possam ser consideradas pelo Conselho durante essa sessão também estarão disponíveis com antecedência.

O Grupo de Trabalho de Políticas e Implementação se reunirá pessoalmente quarta-feira à tarde e apresentará seu trabalho para trocar opiniões com a comunidade. O dia termina com a reunião conjunta dos Conselhos da ccNSO e GNSO. Essa reunião pessoal é uma oportunidade para discussões produtivas sobre questões de interesse mútuo das comunidades da ccNSO e da GNSO.

Terça-feira, último dia da ICANN 49, terá a Reunião da Equipe Redatora do Grupo de Trabalho Entre Comunidades GNSO-ccNSO-ALAC de manhã para discutir a pauta de um novo Grupo de Trabalho que criará uma estrutura de princípios operacionais para orientar a formação, operação e conclusão dos futuros Grupos de Trabalho Entre Comunidades.

O Grupo de Trabalho não PDP sobre Dados e métricas para o desenvolvimento de políticas também realizará uma reunião pessoal quinta-feira de manhã. O principal objetivo do Grupo de Trabalho é considerar métodos adicionais para coletar as métricas e relatórios necessários das partes contratadas e outros recursos externos para ajudar na investigação e deliberação de Grupos de Trabalho e no desenvolvimento de políticas na GNSO. Quinta-feira de manhã, o Grupo de Trabalho sobre Questões de Credenciamento de Serviços de Privacidade e Proxy também se reunirá para discutir questões relacionadas às opções de políticas relacionadas ao credenciamento de provedores de serviços de privacidade e proxy. Finalmente, o Conselho da GNSO se reunirá para sua Sessão de Encerramento, durante a qual os Conselheiros falarão sobre as diversas reuniões realizadas ao longo da semana e planejarão seu trabalho para os próximos meses.

Contato da equipe

Marika Konings, Diretora de políticas sênior


9. Relatório de Assunto Preliminar sobre o acesso de IGOs e INGOs aos mecanismos de proteção de direitos de remediação

Visão rápida

Foi publicado um Relatório de Assunto Preliminar sobre a possibilidade de proteger os nomes e acrônimos de Organizações Governamentais Internacionais (IGOs) e Organizações Não Governamentais Internacionais (INGOs) em todos os gTLDs por meio da emenda da Política de Resolução Uniforme de Disputas (URDP) e do Procedimento de Suspensão Rápida Uniforme (URS).

Acontecimentos recentes

Em novembro de 2013, o Conselho da GNSO adotou de forma unânime todas as recomendações de consenso do Grupo de Trabalho da GNSO sobre a Proteção dos Nomes de Organizações Internacionais em todos os gTLDs (IGO-INGO WG). Uma dessas recomendações foi solicitar um Relatório de Assunto para ajudar a determinar se um Processo de Desenvolvimento de Políticas (PDP) deve ser iniciado com o objetivo de analisar possíveis emendas ao UDRP e ao URS a fim de permitir o acesso e o uso dos mecanismos de proteção de direitos de remediação pelas IGOs e INGOs. O Relatório de Assunto é uma etapa preliminar obrigatória para qualquer PDP iniciado pela GNSO.

Próximas etapas

O Relatório de Assunto Preliminar sobre esse assunto foi publicado para comentários públicos. Depois do encerramento do período de comentários públicos, será preparado um Relatório de Assunto Final para o Conselho da GNSO, que votará sobre iniciar ou não de um PDP sobre a questão.

Histórico

O Grupo de Trabalho da GNSO sobre IGO-INGO desenvolveu várias recomendações de consenso para proteger os identificadores de IGOs e INGOs em todos os gTLDs, inclusive os lançados no Programa de Novos gTLD da ICANN. As recomendações foram adotadas de forma unânime pelo Conselho da GNSO e estão aguardando a avaliação da Diretoria da ICANN. Uma das recomendações do Grupo de Trabalho sobre IGO-INGO foi que o Conselho da GNSO solicitasse um Relatório de Assunto sobre a emenda da URDP e da URS para permitir seu uso por IGOs e INGOs. Com seu modelo atual, a URDP e a URS não podem ser usadas totalmente por IGOs e INGOs. Por exemplo, ambos os procedimentos exigem que uma parte dos procedimentos concorde em submeter-se à jurisdição de um tribunal nacional para uma apelação, o que pode prejudicar o status de imunidade à jurisdição nacional de uma IGO. A URDP e a URS também foram criadas como mecanismos para a proteção de marcas registradas. No entanto, nem todas as IGOs e INGOs são proprietárias de marcas registradas de seus nomes ou acrônimos e por isso podem não ter direito ao uso desses procedimentos para proteger seus identificadores.

Mais informações

Contato da equipe

Mary Wong, Diretora de políticas sênior


At-Large

10. Membros da comunidade At-Large se preparam para a reunião da ICANN em Cingapura

Visão rápida

Os representantes da comunidade At-Large realizarão 24 reuniões durante a 49a reunião pública da ICANN em Cingapura. Elas incluem reuniões tradicionais sobre políticas, reuniões dos grupos de trabalho do At-Large e reuniões com a ccNSO, a liderança do GAC, NCSG, SSAC, RSSAC e a diretoria da ICANN.

Além disso, os membros da comunidade At-Large participarão ativamente de muitas das reuniões públicas realizadas durante a reunião da ICANN em Cingapura, pessoalmente ou usando ferramentas de participação remota.

Acontecimentos recentes

O ALAC estará ocupado com atividades de desenvolvimento de políticas em 24 reuniões da At-Large, entre elas:

Mais informações

Contato da equipe

Equipe At-Large da ICANN


11. O diretor selecionado pelo ALAC/At-Large para o assento n° 15 será anunciado durante a reunião de Cingapura

Visão rápida

Os membros do ALAC e os presidentes das RALOs votarão na primeira rodada da eleição para o assento no 15 da Diretoria nos dias 16 e 17 de março de 2104. Os cinco candidatos atuais se reduzirão a três nessa primeira rodada. A segunda rodada será realizada pessoalmente no domingo, 23 de março, durante a reunião de Cingapura. O vencedor deve ser anunciado pelo ALAC quinta-feira, 27 de março, durante a reunião de Cingapura.

Histórico

No dia 28 de janeiro, o Comitê de Avaliação de Candidatos à Diretoria do At-Large (BCEC) anunciou os nomes da lista de candidatos ao assento n° 15 da Diretoria da ICANN. Os cinco candidatos a seguir serão votados pelos Presidentes do ALAC e das RALOS.

Lista de candidatos (em ordem alfabética por sobrenome) País de Cidadania País de Residência Informações Públicas do EOI
Rinalia Abdul Rahim Malásia Malásia/Hong Kong Candidata à Diretoria do At-Large 2014 – Rinalia Abdul Rahim – Informações Públicas no EOI
Sébastien Bachollet França França Candidato à Diretoria do At-Large 2014 – Sebastien Bachollet – Informações Públicas no EOI
Alan Greenberg Canadá Canadá Candidato à Diretoria do At-Large 2014 – Alan Greenberg – Informações Públicas no EOI
Evan Leibovitch Canadá Canadá Candidato à Diretoria do At-Large 2014 – Evan Leibovitch – Informações Públicas no EOI
Jean-Jacques Subrenat França França Candidato à Diretoria do At-Large 2014 – Jean-Jacques Subrenat – Informações Públicas no EOI

Mais informações

Consulte a Área de Trabalho dos membros do At-Large 2014

Contato da equipe

Heidi Ullrich, Diretora Sênior do At-Large


12. ALAC envia cinco Recomendações de Políticas de meados de fevereiro ao início de março

Visão rápida

O ALAC continua a todo vapor na preparação de declarações em resposta aos períodos de Comentários Públicos da ICANN, bem como de outros comentários e comunicações. Entre o meio de fevereiro e o começo de março, o ALAC enviou cinco recomendações de políticas.

Acontecimentos recentes

Resumimos as cinco Declarações de Recomendações de Políticas do ALAC enviadas entre meados de fevereiro e o início de março a seguir.

Declaração do ALAC sobre os Critérios e Processos Preliminares para a Seleção do Programa Piloto Prêmio Ethos com Várias Partes Interessadas.

  • O Comitê Consultivo At-Large aplaude a iniciativa do Prêmio Ethos com Várias Partes Interessadas. Embora muitas vezes as camadas mais altas do ecossistema da ICANN recebam elogios, raramente as pessoas que trabalham muito nos Grupos de Trabalho recebem crédito por seus esforços.
  • O ALAC concorda com a lista de critérios sugerida, mas recomenda a adição de um fator: o tempo gasto (dedicação) dos candidatos para atingir seu objetivo de facilitar o diálogo entre várias partes interessadas. Discussões e diálogos são uma coisa – fazer o trabalho duro para manter o funcionamento do sistema é outra.
  • Em um ambiente ascendente como a ICANN, é essencial reconhecer as pessoas em todos os níveis do sistema com várias partes interessadas em qualquer comunidade da ICANN, mesmo que seja apenas para manter esse sistema funcionando. Portanto, o ALAC apoia totalmente a criação desse prêmio e espera aplaudir o primeiro ganhador.

Declaração do ALAC sobre a Revisão de Representantes Confiáveis da Comunidade nas Cerimônias de Atribuição de Chaves do DNSSEC na Zona Raiz

  • O modelo atual de TCR tem cumprido suas funções com eficácia, garantindo a confiança no processo de gerenciamento de KSK.
  • Alguns acham que o tamanho do conjunto de TCR é grande o suficiente, mas outros acreditam que ele precisa ser expandido para se preparar para circunstâncias imprevistas (por exemplo, ataques terroristas, interrupções de voos, estado de emergência, guerra civil, etc.) que possam fazer com que a maioria dos 21 TCRs não possa cumprir suas responsabilidades. A possibilidade de ter atribuições ao mesmo tempo no mesmo país ou em países diferentes, ou atribuição de frequência, também poderia esgotar as reservas e levar à sobrecarga desses voluntários.
  • A comunidade acredita que os TCRs devem atender aos critérios existentes, que representam o que é necessário para um TCR responsável. Os TCRs devem participar ativamente escrevendo relatórios disponibilizados para o público. A participação mínima deve incluir presença, envolvimento, cumprimento de responsabilidades, geração de relatórios completos e detalhados e de listas de preocupações, se houver.
  • Alguns acreditam que o conjunto existente e seus termos indefinidos são o bastante, e que os 21 TCRs são mais que suficientes. Outros acham que são necessários limites de mandato, pois o mecanismo de TCR original não fala sobre isso. Deve haver uma obrigação constante de divulgar todos os possíveis conflitos de interesse para evitar o risco de "captura" por qualquer parte interessada ou interesse.
  • Alguns acham que o sistema atual deve ser mantido, mas que os TCRs não devem ter custos para as entidades que não têm apoio de empresas ou outro tipo de apoio financeiro. Outros acreditam em um fundo gerenciado externamente, como o que foi criado para o Opositor Independente (IO).

Declaração do ALAC sobre o processo de envio de questões relacionadas à conformidade

  • A Conformidade Contratual (CC) da ICANN aceita reclamações individuais enviadas por meio de ferramentas baseadas na web ou, para parceiros selecionados, por meio de um processo de envio em lote. A opinião do ALAC é que, independentemente do veículo de envio, cada reclamação é analisada e processada individualmente.
  • No entanto, essa metodologia não é adequada quando o assunto de uma reclamação não é um acontecimento individual, mas um problema mais amplo que afeta vários registros de gTLDs.
  • Assim como a URDP permite que várias disputas relacionadas sejam enviadas juntas nas mesmas reclamações, a CC deveria permitir que várias questões relacionadas sejam levantadas na mesma reclamação.
  • Se um processo assim fosse criado, a carga de trabalho da CC poderia ser controlada melhor, e as questões substanciais poderiam ser resolvidas mais rapidamente do que usando apenas a metodologia atual.
  • É lógico que, pelo menos no início, tal processo de "reclamação relacionada" seja usado somente por aqueles com os quais a ICANN possa desenvolver uma boa relação de trabalho, e é possível que o credenciamento da ferramenta atual de envio em lote possa ser usado para determinar quem pode usar o novo processo.
  • Essa recomendação está sendo enviada à CC em nome do Comitê Consultivo At-Large, e o ALAC acha que será vantajoso para todas as partes se tivermos a oportunidade de investigar melhor esse processo com a Conformidade Contratual.

Declaração do ALAC sobre o Relatório Final e as Recomendações da Segunda Equipe de Revisão de Responsabilidade e Transparência (ATRT 2)

  • Recomendamos que a diretoria da ICANN: (1) Dê a mesma ênfase para as recomendações e observações, e resolva as principais questões definidas nas observações indicadas nos Apêndices B e C do relatório antes das próximas revisões do WHOIS e de SSR (Segurança, Estabilidade e Resiliência); e (2) Tome medidas para melhorar futuras revisões garantindo que os processos de revisão sejam combinados com tempo suficiente para uma avaliação detalhada e eficaz, a fim de que a ICANN esteja melhor preparada em termos organizacionais para o processo de revisão.
  • Para nós, a Diretoria deve examinar as Recomendações e Observações do relatório da ATRT2 com a mesma atenção. Uma análise cuidadosa das Observações feitas nos Apêndices B e C sobre a implementação das revisões da Equipe de Revisão de WHOIS e da Equipe de Revisão de Segurança, Estabilidade e Resiliência revela sérios problemas que exigem a atenção da Diretoria. Desenvolver novas recomendações sobre esses assuntos não faz parte do escopo da ATRT2, mas eles continuam dentro do campo de ação da Diretoria. Ignorar essas questões neste momento provavelmente piorará os problemas dentro de alguns anos. Recomendamos que as questões sejam resolvidas agora por meio dos mecanismos apropriados.
  • O relatório da ATRT2 contém uma seção sobre sua experiência de trabalho de revisão no Apêndice E. Essa seção destaca observações e recomendações sobre "melhorar futuras revisões" para a próxima Equipe de Revisão de Responsabilidade e Transparência (ATRT3). Observamos com preocupação que os processos da ATRT1 e da ATRT2 tiveram menos de 12 meses completos para realizar a revisão, e que isso afetou seu trabalho. Devido à importância do processo de revisão, recomendamos que a ICANN se prepare melhor em termos organizacionais para apoiar futuras revisões, e que a ATRT3 tenha um ano inteiro (12 meses) para seu trabalho de revisão, mesmo se seu início tiver atrasos.

Declaração do ALAC sobre o Mecanismo de Revisão Proposto para abordar determinações inconsistentes de especialistas observadas em objeções relacionadas à confusão de sequências de caracteres

  • O ALAC apoia os detalhes do processo descrito, mas recomenda que ele seja ampliado a fim de incluir casos como as diferentes objeções a .shop, em que as sequências de caracteres alvo de objeções não eram idênticas, mas os resultados também eram inconsistentes. Além disso, o ALAC observa que fez declarações sobre esse assunto anteriormente (https://community.icann.org/download/attachments/2261148/AL-ALAC-ST-0913-04-01-EN.pdf?api=v2 [PDF, 370 KB])  e lamenta muito que a ICANN tenha demorado tanto para reagir à situação geral e que agora tenha que decidir aceitar muitos dos outros resultados que parecem ilógicos. Uma das principais responsabilidades do ALAC na ICANN é proteger os interesses de usuários individuais da Internet, e a delegação de TLDs tão similares que causam confusão não satisfaz as necessidades desses usuários.

Mais informações

Contato da equipe

Xinyue (Ariel) Liang, Coordenador de Políticas do At-Large


13. A comunidade At-Large se expande para 168 estruturas At-Large

O Comitê Consultivo At-Large (ALAC) credenciou uma nova organização como Estrutura At-Large (ALS): a ISOC Quênia. Essa nova ALS expande a diversidade regional da comunidade At-Large, que representa milhares de usuários finais de Internet. Com a adição dessa nova organização, o número de ALSes credenciadas agora chega a 168.

Acontecimentos recentes

O ALAC votou pelo credenciamento do ISOC Quênia como Estrutura At-Large (ALS). O processo de credenciamento incluiu a averiguação de antecedentes realizada pela equipe da ICANN e as recomendações regionais fornecidas pela Organização Regional At-Large da África (AFRALO).

Informações adicionais sobre a nova Estrutura At-Large:

O ISOC Quênia localiza-se em Nairóbi, Quênia. Uma das missões do ISOC Quênia é promover o desenvolvimento aberto, a evolução e o uso da Internet para o benefício de todas as pessoas em todo o mundo. Essa organização será uma ALS na AFRALO.

Histórico

Um dos pontos fortes da comunidade At-Large é que ela incorpora as visões de um conjunto de organizações globalmente diversificadas de usuários finais de Internet, ou ALSes, organizadas dentro de cinco RALOs. As visões dessas organizações básicas são coletadas por meio de um processo ascendente interno de desenvolvimento de políticas voltado ao consenso, e são representadas pelos documentos oficiais do ALAC.

Mais informações

Contato da equipe

Nathalie Peregrine, apoio a equipes de políticas para o At-Large


14. Xinyue (Ariel) Liang entra na ICANN como nova coordenadora de políticas do At-Large

Visão rápida

Ariel apoiará o ALAC e a comunidade At-Large em suas atividades de políticas e processos. Com seus conhecimentos culturais e de idiomas, inclusive chinês mandarim, inglês fluente e proficiência em japonês, Ariel expande o alcance global da Equipe de Políticas para apoiar o At-Large. Ariel trabalha no escritório de participação da ICANN em Washington, D.C.

Histórico

Ariel trabalhou na Secretaria da ONU em Nova York ajudando na comunicação de marketing do Departamento de Informações Públicas. Ela também trabalhou no escritório da Mitsui & Co. em Washington D.C., onde pesquisava, analisava e escrevia relatórios sobre questões de políticas norte-americanas significativas para os negócios da Mitsui na região da Ásia-Pacífico. Ariel tem mestrado em comunicação pela Columbia University e é formada em história global e transnacional pela Vanderbilt University.

Mais informações

Biografia de Ariel

Contato da equipe

Heidi Ullrich, Diretora Sênior do At-Large

Xinyue (Ariel) Liang, Coordenadora de Políticas do At-Large


GAC

15. O GAC se prepara para a ICANN 49 em Cingapura

Visão rápida

Com base nas respostas recebidas às solicitações anteriores de recomendações e informações, os membros do GAC estão preparando seus posicionamentos para deliberações e recomendações conclusivas para a reunião de Cingapura em março. As questões restantes relacionadas a novos gTLDs serão abordadas na reunião, bem como as revisões dos métodos de trabalho do GAC.

Acontecimentos recentes

Entre as questões restantes sobre novos gTLDs na agenda para Cingapura estão a proteção de acrônimos de IGOs e dos nomes nacionais da Cruz Vermelha/Crescente Vermelha, bem como a avaliação das respostas recebidas do Comitê da Diretoria da ICANN e da equipe. Uma Estrutura de Interpretação proposta para a revogação de ccTLDs também deve ser considerada. Em relação aos métodos de trabalho, serão debatidos os resultados de um Grupo de Trabalho do GAC e da ATRT2, bem como o trabalho de coordenação que está sendo realizado para melhorar a participação antecipada do GAC no trabalho da GNSO.

Próximas etapas

Os membros do GAC prepararão seus posicionamentos, trocarão opiniões e conversarão sobre as questões antes e durante a reunião de Cingapura, onde será emitido um Comunicado do GAC com recomendações. O planejamento para a reunião de Londres também faz parte da agenda.

Histórico

A ICANN recebe opiniões dos governos por meio do GAC. A principal função do GAC é fornecer recomendações à ICANN sobre assuntos de políticas públicas, especialmente quando pode haver uma interação entre as atividades ou políticas da ICANN e as leis nacionais ou acordos internacionais. O GAC normalmente se reúne três vezes por ano nas Reuniões Públicas da ICANN para discutir questões com a Diretoria da ICANN, Organizações de Apoio, Comitês Consultivos e outros grupos. O GAC também pode organizar discussões com a Diretoria em outros momentos, em reuniões presenciais ou por teleconferência.

Mais informações

Contato da equipe

Olof Nordling, Diretor sênior de relações do GAC

Jeannie Ellers, Gerente de coordenação do GAC

Julia Charvolen, Coordenador de serviços do GAC


RSSAC

16. RSSAC se encontra na reunião da ICANN pela primeira vez desde 1999

Visão rápida

O RSSAC tem uma sessão pública para atualizar a comunidade da ICANN sobre suas atividades recentes e seus trabalhos futuros na segunda-feira, 24 de março, de 16h30 a 17h15, horário local, na sala A. Padang.

Acontecimentos recentes

A Diretoria da ICANN indicou os copresidentes e membros iniciais do Comitê Executivo em julho de 2013. Um comitê de afiliação foi estabelecido em novembro de 2013 para avaliar possíveis membros do RSSAC. O Comitê Executivo do RSSAC agendou reuniões com a Diretoria, o ALAC, o GAC e o SSAC durante a semana.

Próximas etapas

Espera-se que o Comitê Executivo avance mais em sua reestruturação na ICANN 49.

Mais informações

Contato da equipe

Barbara Roseman, diretora de políticas e analista técnica


SSAC

17. SSAC publica recomendações sobre o processamento de listas de pesquisa

Acontecimentos recentes

No dia 13 de fevereiro de 2014, o SSAC publicou uma recomendação sobre o processamento de listas de pesquisa. A recomendação examina como os sistemas operacionais e aplicativos atuais processam listas de pesquisa. A recomendação define as questões relacionadas ao comportamento atual das listas de pesquisa e propõe um modelo para melhorar o processamento dessas listas em longo prazo, bem como opções de mitigação para a consideração da ICANN e da comunidade da Internet em curto prazo. A finalidade dessas propostas é ajudar a apresentar novos Domínios Genéricos de Primeiro Nível (gTLDs) de forma segura e estável, com poucas interrupções nos sistemas implementados atualmente. Especificamente, o SSAC:

  • Convida as Organizações de Apoio e Comitês Consultivos da ICANN e a comunidade de operações do DNS a considerar o comportamento proposto para o processamento de listas de pesquisa em longo prazo, definido nessa recomendação, e comentar sobre sua exatidão, integridade, utilidade e viabilidade.
  • Recomenda que a ICANN trabalhe com a comunidade do DNS para incentivar a padronização do comportamento do processamento de listas de pesquisa; e
  • Recomenda que a ICANN, a fim de mitigar as colisões de nomes, considere adotar etapas adicionais para abordar o comportamento do processamento de listas de pesquisa.

Próximas etapas

O SSAC explicará as recomendações à comunidade da ICANN na reunião de Cingapura em março de 2014

Histórico

De acordo com as recomendações, uma "lista de pesquisa" do DNS (Sistema de Nomes de Domínio) é implementada conceitualmente como uma lista ordenada de nomes de domínio. Quando o usuário digita um nome, os nomes de domínio na lista de pesquisa são usados como sufixos para o nome fornecido pelo usuário, um por um, até que um nome de domínio com os dados associados desejados seja encontrado ou até que a lista de pesquisa termine.

O processamento de listas de pesquisa tinha uma padronização fraca nas primeiras Solicitações de Comentários (RFCs), implementadas na maioria dos sistemas operacionais. No entanto, como a Internet cresceu, o comportamento da lista de pesquisa se diversificou. Os aplicativos (por exemplo, navegadores e clientes de e-mail) e resolvedores do DNS processam as listas de pesquisa de forma diferente. Além disso, alguns desses comportamentos apresentam problemas de segurança e privacidade para os sistemas finais, podem gerar problemas de desempenho da Internet e podem causar colisões com nomes provisionados sob os domínios de primeiro nível recém-delegados.

Mais informações

Contato da equipe

Steve Sheng, Suporte a políticas e recomendações técnicas, gerente sênior


18. SSAC publica recomendações sobre ataques de DDoS aproveitando a infraestrutura do DNS

Acontecimentos recentes e próximas etapas

No dia 18 de fevereiro de 2014, o Comitê Consultivo de Segurança e Estabilidade (SSAC) publicou recomendações sobre os ataques de DDos (Ataques Distribuídos de Negação de Serviço) que aproveitam a estrutura do DNS. Essas recomendações são voltadas para a comunidade técnica da Internet, especialmente operadores oficiais e recorrentes do DNS (Sistema de Nomes de Domínio), operadores de rede, a ICANN e os elaboradores de políticas. Elas abordam vários problemas críticos de projeto e implementação que não foram resolvidos e permitiram ataques de DDos cada vez maiores e mais graves usando o DNS.

O SSAC observa que embora os ataques de DDos possam explorar várias características da infraestrutura de rede e suas operações, a prevalência e a importância do DNS significam que protegê-lo é tão difícil quanto urgente. Esses problemas não resolvidos do DNS e os ataques de DDos relacionados a eles representam um perigo real para a segurança e a estabilidade da Internet. O SSAC recomenda que todos os tipos de operadores do DNS e operadores de rede tomem medidas imediatas para resolver os problemas de projeto e implementação que possibilitam os ataques de DDos em grande escala. Especificamente, o SSAC recomenda:

  • A ICANN deve ajudar a organizar um trabalho da comunidade em toda a Internet para reduzir o número de redes e resolvedores abertos que permitem o spoofing de rede. Esse trabalho deve incluir medições e divulgação.
  • Todos os operadores de rede devem tomar medidas imediatas para evitar o spoofing de endereços de rede.
  • Operadores de DNS recorrentes devem tomar medidas imediatas para proteger servidores de DNS abertos recorrentes.
  • Operadores de servidores de DNS oficiais devem apoiar os trabalhos de investigação da limitação da taxa de resposta oficial.
  • Os operadores de servidores do DNS devem colocar em prática processos operacionais para garantir que seu software de DNS seja atualizado regularmente, além de comunicar-se com seus fornecedores de software para estar a par dos desenvolvimentos mais recentes.
  • Os fabricantes e/ou pessoas que configurem o equipamento de sistema de rede local de clientes, inclusive equipamentos de sistemas de rede caseiros, devem tomar medidas imediatas para proteger esses dispositivos e garantir que eles possam receber upgrade no local quando houver novos softwares disponíveis para corrigir vulnerabilidades de segurança, além de substituir a base instalada de dispositivos que não podem receber upgrade.

Próximas etapas

O SSAC explicará as recomendações à comunidade da ICANN na reunião pública da ICANN em Cingapura4.

Histórico

As recomendações do SSAC observam que os controles básicos para o acesso à rede e a segurança do DNS não foram implementados com a abrangência necessária para a manutenção e o crescimento da Internet com resiliência. Combinando conexões de Internet cada vez mais rápidas com o poder cada vez maior dos dispositivos individuais dos usuários finais, um resultado não intencional é a capacidade extraordinária e cada vez maior de realizar ataques de DDos em grande escala e extremamente destruidores usando a infraestrutura desprotegida do DNS. Paradoxalmente, as redes que não implementam as melhores práticas de segurança do momento são as fontes, não os destinos, dos fluxos de dados dos ataques. Os defensores são incapazes de influenciar o projeto e a implementação das redes preferidas pelos autores dos ataques. Por exemplo, é necessário um número relativamente pequeno de dispositivos de usuários finais para que o autor de um ataque crie ou alugue um botnet para gerar tráfego de ataque significativo usando apenas alguns servidores oficiais do DNS, normalmente bem gerenciados, operados por terceiros totalmente inocentes.

Esses ataques estão ficando cada vez maiores e estão atrapalhando empresas. Redes inteiras, aplicativos e serviços críticos, até mesmo países inteiros. A abrangência dos ataques continuará aumentando se a comunidade da Internet não tomar medidas.

Mais informações

Contato da equipe

Barbara Roseman, diretora de políticas e analista técnica

Carlos Reyes, Analista de políticas sênior

update-mar14-pt.pdf  [466 KB]

Domain Name System
Internationalized Domain Name ,IDN,"IDNs are domain names that include characters used in the local representation of languages that are not written with the twenty-six letters of the basic Latin alphabet ""a-z"". An IDN can contain Latin letters with diacritical marks, as required by many European languages, or may consist of characters from non-Latin scripts such as Arabic or Chinese. Many languages also use other types of digits than the European ""0-9"". The basic Latin alphabet together with the European-Arabic digits are, for the purpose of domain names, termed ""ASCII characters"" (ASCII = American Standard Code for Information Interchange). These are also included in the broader range of ""Unicode characters"" that provides the basis for IDNs. The ""hostname rule"" requires that all domain names of the type under consideration here are stored in the DNS using only the ASCII characters listed above, with the one further addition of the hyphen ""-"". The Unicode form of an IDN therefore requires special encoding before it is entered into the DNS. The following terminology is used when distinguishing between these forms: A domain name consists of a series of ""labels"" (separated by ""dots""). The ASCII form of an IDN label is termed an ""A-label"". All operations defined in the DNS protocol use A-labels exclusively. The Unicode form, which a user expects to be displayed, is termed a ""U-label"". The difference may be illustrated with the Hindi word for ""test"" — परीका — appearing here as a U-label would (in the Devanagari script). A special form of ""ASCII compatible encoding"" (abbreviated ACE) is applied to this to produce the corresponding A-label: xn--11b5bs1di. A domain name that only includes ASCII letters, digits, and hyphens is termed an ""LDH label"". Although the definitions of A-labels and LDH-labels overlap, a name consisting exclusively of LDH labels, such as""icann.org"" is not an IDN."