Skip to main content
Resources

ATUALIZAÇÃO DE POLÍTICA | Volume 13, edição 9 - outubro de 2013

Esta página também está disponível em:

PDF Version [207 KB]

http://www.icann.org/pt/resources/policy/update

ÍNDICE ANALÍTICO:

Na ICANN

  1. Questões atualmente abertas para comentários públicos

ASO

  1. Representante da ASO no NomCom designado

ccNSO

  1. Conselho da ccNSO, começam as indicações para a diretoria

GNSO

  1. Recomendações do relatório final da pesquisa técnica de WHOIS adotadas pelo conselho da GNSO
  2. Recomendações adotadas pela diretoria sobre o bloqueio de um nome de domínio sujeito aos procedimentos de UDRP
  3. Estudo sobre o abuso de privacidade e proxy de WHOIS publicado
  4. Atualização sobre os princípios dos grupos de trabalho entre comunidades

At-Large

  1. ALAC envia quatro declarações de recomendações para políticas no meio de setembro e começo de outubro
  2. Representantes de estrutura At-Large começam o processo de planejamento da segunda cúpula At-Large com a pesquisa sobre o programa
  3. Membros da comunidade At-Large se preparam para as atividades do IGF 2013 em Bali

GAC

  1. GAC finaliza as recomendações sobre .WINE e .VIN

RSSAC

  1. RSSAC aponta membro do NomCom

SSAC

  1. Publicação recente do SSAC

Leia em seu idioma preferido

A atualização de política da ICANN está disponível nos seis idiomas oficiais das Nações Unidas. A atualização de política é publicada no site da ICANN e está disponível por meio da assinatura on-line. Pare receber a atualização na sua caixa de entrada todos os meses, acesse a página de assinaturas da ICANN, informe seu endereço de e-mail e selecione "Atualização de política" para assinar. Esse serviço é gratuito.

Declaração de finalidade da atualização de política da ICANN

Envie perguntas, comentários e sugestões para: policy-staff@icann.org.

Organizações de apoio a políticas e comitês consultivos

Organização de Apoio a Endereços ASO
Organização de Apoio a Nomes de Domínio com Código de País ccNSO
Organização de Apoio a Nomes Genéricos GNSO
Comitê Consultivo Geral (At-Large) ALAC
Comitê Consultivo Governamental GAC
Comitê Consultivo para o Sistema de Servidor-Raiz RSSAC
Comitê Consultivo para Segurança e Estabilidade SSAC

Na ICANN

1. Questões atualmente abertas para comentários públicos

Vários períodos de comentários públicos estão abertos atualmente sobre conflitos de interesse para a comunidade da ICANN. Participe agora para compartilhar suas opiniões sobre assuntos como:

Consulta sobre as instruções ao usuário e fontes de políticas e procedimentos para a delegação e a redelegação de ccTLD. Uma descrição de como a IANA planeja lidar com solicitações de delegação e redelegação de domínios de primeiro nível com código de país. O período de respostas termina no dia 21 de outubro.

Relatório final preliminar sobre a proteção de identificadores de IGO e INGO em todos os gTLDs. Como determinados governos internacionais e organizações não governamentais devem ser protegidos nos gTLDs? O período de respostas termina no dia 1° de novembro.

Estudo sobre o abuso de serviços de privacidade e proxy de WHOIS. Conclusões de pesquisa recente indicam que negócios ilícitos têm mais probabilidade de usar serviços de privacidade/proxy que empresas legais. O período de respostas termina no dia 1° de novembro.

Procedimento de resolução de disputas para compromissos de interesse público (PICDRP) revisado. O procedimento foi revisado de acordo com as opiniões da comunidade.  O período de comentários termina no dia 23 de outubro, o período de resposta termina no dia 14 de novembro.

Para obter a lista completa de questões abertas para comentários públicos, bem como fóruns de comentários públicos fechados recentemente e arquivados, acesse a página de comentários públicos.

A equipe também mantém uma página para ajudar a prever possíveis oportunidades "próximas" de comentários públicos. Esta página – "Comentários públicos – Em breve" – fornece informações sobre possíveis oportunidades futuras de comentários públicos. A página foi projetada para ser atualizada depois de cada reunião pública da ICANN para ajudar as pessoas e a comunidade a definir prioridades e planejar suas futuras cargas de trabalho.


ASO

ASO Logo

2. Representante da ASO no NomCom designado

A ASO apontou Hans Petter Holen, da Noruega, e membro do Conselho de Endereços representando a RIPE, para o Comitê de Nomeação da ICANN em 2014.°

Mais informações

Contato da equipe

Barbara Roseman, diretora de políticas e analista técnica


ccNSO

ccNSO Logo

3. Conselho da ccNSO, começam as indicações para a diretoria

Visão rápida

As nomeações para o conselho da ccNSO e a diretoria começam no dia 14 de outubro!

Acontecimentos recentes

A convocação de nomeações para representar cada região do conselho da ccNSO e para a cadeira 11 da diretoria começou segunda-feira, 14 de outubro de 2013.

Próximas etapas

Todos os membros da ccNSO têm direito a indicar e apoiar um candidato para o conselho da ccNSO de sua região, bem como indicar e apoiar qualquer o candidato que quiserem para representar a ccNSO na diretoria da ICANN.

O período de indicação termina no dia 4 de novembro de 2013.

Histórico

Uma vez por ano, os membros da ccNSO são convocados para indicar um candidato de sua região para representá-los no conselho. Os Conselheiros cujo mandato expira na reunião geral anual da ccNSO em março de 2014 são:

  • Souleymane Oumtanaga (África)
  • Hirofumi Hotta (Ásia-Pacífico)
  • Roelof Meijer (Europa)
  • Victor Abboud (América Latina)
  • Dotty Sparks de Blanc (América do Norte).

Todos eles podem se candidatar para a renomeação se desejarem.

Os membros da ccNSO também são convocados para indicar um candidato para a cadeira 11 da diretoria da ICANN. Atualmente, essa cadeira é ocupada por Chris Disspain, AU e expira na reunião geral da ICANN em 2014.

Chris também pode se candidatar para a renomeação nessa posição.

Mais informações

As informações também estão sendo distribuídas na lista de e-mails de membros da ccNSO.

Contato da equipe

Gabriella Schittek, secretariado da ccNSO


GNSO

4. Recomendações do relatório final da pesquisa técnica de WHOIS adotadas pelo conselho da GNSO

Visão rápida

O Conselho da GNSO adotou as recomendações do relatório da pesquisa técnica de WHOIS no dia 10 de outubro de 2013.

Acontecimentos recentes e próximas etapas

Com a adoção das recomendações pelo Conselho da GNSO, a equipe da ICANN agora tem a tarefa de entregar os resultados da pesquisa a outros grupos da comunidade da Internet com foco em Dados de Registro de Nomes de Domínio.  As recomendações do relatório são as seguintes:

  1. Entregar os resultados da pesquisa de requisitos técnicos de WHOIS para a consideração da IETF (Força-tarefa para Engenharia da Internet) para o desenvolvimento de um novo protocolo de WHOIS com base na plataforma RESTFUL.
  2. Entregar os resultados da pesquisa de requisitos técnicos de WHOIS ao grupo de trabalho de especialistas dos Serviços de Diretórios de gTLD, formado pela diretoria da ICANN no começo de 2013.
  3. Entregar os resultados da pesquisa de requisitos técnicos de WHOIS para o Grupo de Trabalho de WHOIS "Thick" formado pelo conselho da GNSO no fim de 2012.

Histórico

Em maio de 2009, o conselho da GNSO pediu para a equipe da ICANN compilar um conjunto abrangente de requisitos para WHOIS, inclusive pontos fracos conhecidos do serviço atual e "qualquer requisito que possa ser necessário para dar suporte a diferentes iniciativas de políticas que tenham sido sugeridas no passado." Como resultado, a equipe da ICANN produziu um relatório compilando um inventário dos requisitos de serviço de WHOIS e o entregou ao conselho da GNSO no dia 29 de julho de 2010.

Subsequentemente, o conselho da GNSO, no dia 6 de outubro de 2011, reuniu um grupo de trabalho para criar, implementar e analisar os resultados de uma pesquisa medindo o nível de suporte a vários requisitos técnicos, conforme definido no inventário final do relatório de requisitos de serviço de WHOIS.
 Depois de oito meses de trabalho, o WG produziu uma versão preliminar da pesquisa de requisitos técnicos e abriu um fórum de comentários públicos para solicitar feedback da comunidade. Depois de considerar as opiniões da comunidade, um documento final sobre a pesquisa foi disponibilizado de 13 de setembro a 31 de outubro de 2012.

Aproximadamente 250 pessoas participaram da pesquisa. A pesquisa foi bem completa – gerando respostas sobre diferentes assuntos, incluindo a opinião da comunidade em relação à definição de uma estrutura de dados padrão para respostas de WHOIS e a expansão do conjunto definido existente de elementos de dados padrão de WHOIS.

Mais informações

Contato da equipe

Berry Cobb


5. Recomendações adotadas pela diretoria sobre o bloqueio de um nome de domínio sujeito aos procedimentos de UDRP

Visão rápida

Em sua reunião de 28 de setembro, a diretoria da ICANN adotou as recomendações de políticas do conselho da GNSO sobre o bloqueio de um nome de domínio sujeito aos procedimentos de UDRP.

Acontecimentos recentes

O Grupo de Trabalho sobre o bloqueio de um nome de domínio sujeito a procedimentos de UDRP chegou a um consenso total sobre suas recomendações e entregou seu Relatório Final ao Conselho da GNSO no dia 5 de julho. O relatório continha 15 recomendações e foi adotado de forma unânime pelo conselho da GNSO no dia 1° de agosto. Ao adotar as recomendações do Grupo de Trabalho, a diretoria da ICANN concluiu que o resultado esclarecerá e padronizará o processo para o bloqueio de um nome de domínio sujeito aos procedimentos de UDRP para todas as partes envolvidas, inclusive autores de reclamações, de respostas, registradores e provedores de UDRP.

Próximas etapas

Agora a recomendação passará para a etapa de implementação. A diretoria da ICANN instruiu o presidente e o CEO para que desenvolvam e concluam um plano de implementação das recomendações definidas no relatório final e para que continuem a comunicação com a comunidade sobre esse assunto.

Histórico

Atualmente não há nenhum requisito para o bloqueio de nomes durante o período que se estende desde a apresentação de uma queixa até o início dos procedimentos, e nenhuma definição de "status quo", o que resultou em diferentes interpretações e confusão em relação à política. Para resolver esse problema, o conselho da GNSO decidiu iniciar um PDP (Processo de Desenvolvimento de Política) no dia 15 de dezembro de 2011. Como parte de suas deliberações, o WG considerou cinco perguntas direcionadoras e produziu 15 recomendações que formaram a essência do Relatório final [PDF, 1.1 MB].

Mais informações

Contato da equipe


6. Estudo sobre o abuso de privacidade e proxy de WHOIS publicado

Visão rápida

Entre 2010 e 2011, o conselho da GNSO encomendou estudos sobre vários aspectos do sistema WHOIS. Um dos estudos se concentrou na medida em que os serviços de proxy e privacidade são usados para registrar nomes de domínio para atividades maliciosas ou ilegais. Realizado pelo National Physical Laboratory of the United Kingdom (NPL), com uma pesquisa liderada pelo Dr. Richard Clayton, da Universidade de Cambridge, o estudo foi concluído e publicado para comentários públicos.

Acontecimentos recentes e próximas etapas

O Dr. Clayton e a NPL realizarão webinars em outubro de 2013 para apresentar suas conclusões à comunidade da ICANN. Depois disso, será preparado um relatório final. Espera-se que os resultados do estudo sejam úteis para o Grupo de Trabalho da GNSO, que será formado em breve para trabalhar em um PDP (Processo de Desenvolvimento de Políticas), sobre questões relacionadas serviços de proxy e privacidade que não foram cobertas durante as negociações recentes para o novo Contrato de Credenciamento de Registradores (RAA) de 2013. O trabalho do PDP e esse estudo também devem orientar o desenvolvimento de um programa de credenciamento de serviços de proxy e privacidade pela ICANN.

Histórico

Em 2011, pediu-se à NPL que examinasse a hipótese de que "uma porcentagem significativa dos nomes de domínio usados para realizar atividades ilegais ou maliciosas é registrada por meio de serviços de proxy e privacidade para ocultar a identidade do autor". Para fornecer dados empíricos úteis para a criação de políticas de WHOIS, a NPL decidiu medir se a porcentagem do uso de privacidade/proxy entre domínios envolvidos em vários tipos de atividades ilegais ou maliciosas na Internet é maior que a de nomes de domínio usados para atividades legais. Além disso, como as alterações na política de privacidade/proxy poderiam incentivar os registradores maliciosos a evitar o contato de outras formas, a NPL também mediu outros métodos usados para ocultar a identidade dos autores – especificamente números de telefone de WHOIS inválidos.

A equipe de pesquisa coletou grandes amostras representativas de nomes de domínio envolvidos em várias atividades ilegais ou maliciosas on-line, de phishing não solicitado, erros tipográficos deliberados e distribuição de malware a hospedagem de imagens de abuso sexual infantil, fraudes avançadas de taxas (também conhecidas como "419 scams") e venda on-line de remédios falsos. Examinando as amostras de incidentes e os dados de WHOIS associados aos nomes de domínios nos cinco maiores gTLDS – .BIZ, .COM, .INFO, .NET e .ORG – esse estudo mediu com que frequência os serviços de proxy ou privacidade eram usados de forma abusiva pelos criminosos (supostos e confirmados). Além disso, esses resultados foram comparados com o uso de privacidade/proxy entre domínios envolvidos em atividades legais (por exemplo bancos e farmácias legais), escolhidos para espelhar as atividades ilegais/maliciosas analisadas. Por último, os pesquisadores tentaram ligar para os registradores de um subconjunto desses nomes de domínio que não havia usado serviços de proxy nem privacidade para determinar se eles poderiam mesmo ser contatados somente com os dados de WHOIS.

O relatório preliminar da NPL resume as atividades do projeto, a metodologia, dados da amostra e conclusões, inclusive a análise estatística das diferenças observadas pela equipe de pesquisa. As conclusões desse estudo ajudarão a comunidade a entender a função que o abuso dos serviços de privacidade e proxy tem na ocultação das partes envolvidas em atividades ilegais ou maliciosas na Internet.

Mais informações

Contato da equipe

Maria Wong, Diretora de políticas sênior


7. Atualização sobre os princípios dos grupos de trabalho entre comunidades

Visão rápida

Em março de 2012, o conselho da GNSO aprovou um conjunto de princípios preliminares com o objetivo de orientar a operação de grupos de trabalho entre comunidades (CWGs). O conselho pediu feedback de outras organizações de suporte e comitês consultivos da ICANN (SO/ACs). A ccNSO fez comentários, inclusive perguntas adicionais para discussão. Agora o conselho da GNSO está começando a formar uma equipe de redação entre comunidades.

Acontecimentos recentes e próximas etapas

Em sua reunião mais recente, o conselho da GNSO adotou uma resolução pedindo a formação de uma nova equipe de redação entre comunidades, que deve consistir em representantes de outras SO/ACs interessadas e ser co-presidido pela GNSO e a ccNSO. Essa equipe deve trabalhar em um conjunto de princípios atualizado que proporcionaria uma estrutura efetiva para a operação de CWGs.

Histórico

Em outubro de 2011, o conselho da GNSO aprovou a formação de uma Equipe de Redação (DT) que seria responsável pelo desenvolvimento de uma proposta de estrutura sob a qual os grupos de trabalho coordenados por outras SO/ACs, junto com a GNSO, pudessem efetivamente trabalhar e produzir relatórios e recomendações significativos e oportunos sobre assuntos de interesse dessas SO/ACs. O DT publicou um conjunto de princípios preliminares que foi aprovado pelo conselho da GNSO em março de 2012. O Conselho da GNSO também buscou comentários de outras SO/ACs da ICANN sobre os princípios preliminares. A ccNSo forneceu comentários e sugestões detalhados que, entre outras coisas, destacou algumas questões adicionais que podem ser relevantes para o desenvolvimento de uma estrutura uniforme entre SO/ACs com regras e procedimentos diferentes. O DT considerou a opinião do ccNSO e recomendou ao Conselho da GNSO que, devido às questões adicionais, uma nova equipe de redação formada por representantes da GNSO, da ccNSO e outras SO/ACs interessadas deveria ser criada.

Espera-se que a nova equipe de redação seja formada rapidamente depois da próxima reunião da ICANN em Buenos Aires.

Mais informações

Contato da equipe

Maria Wong, Diretora de políticas sênior


At-Large

8. ALAC envia quatro declarações de recomendações para políticas no meio de setembro e começo de outubro

Visão rápida

O ALAC continua a todo vapor na preparação de declarações em resposta aos períodos de comentários públicos da ICANN, bem como de comentários e comunicações. Entre meados de setembro e o início de outubro, o ALAC enviou quatro declarações. Atualmente, o ALAC está desenvolvendo várias declarações de recomendações de políticas adicionais.

Acontecimentos recentes

As quatro declarações de recomendações de políticas do ALAC e as comunicações enviadas entre meados de setembro e o início de outubro estão resumidas abaixo.

Requisitos do mecanismo de proteção de direitos (RPM)

gTLDs tão similares que causam confusão

  • O ALAC recomenda que a diretoria analise a questão das novas de cadeias de caracteres de TLD, que são versões no singular e no plural da mesma palavra, e que não delegue cadeias de caracteres que provavelmente criem confusão entre os usuários da Internet, resultando na perda de fé no DNS.
  • O ALAC recomenda que a diretoria analise o sistema de decisão de objeções com vários painéis, que gera inconsistência, e não revise apenas o caso óbvio de .CAM/.COM, que teve a revisão forçada por decisões de objeções.
  • O ALAC recomenda que a diretoria determine uma maneira viável no futuro para não criar conjuntos de contenções injustificáveis nem delegar vários TLDs que certamente causarão confusão dos usuários e perda de fé implícita no DNS.

Relatório sobre a estrutura de gerenciamento de risco do DNS°

  • O fato de que exista uma estrutura de gerenciamento de riscos utilizada para forçar o rigor na consideração dos riscos seria um resultado importante.
  • No entanto, o ALAC lamenta que a estrutura proposta seja a metodologia de gerenciamento de riscos de propriedade particular e orientada aos negócios ISO31000, enquanto o Grupo de Trabalho de DSSA (Análise de Segurança e Estabilidade) do DNS propôs a utilização da metodologia NIST 800-30 de código aberto.
  • O ALAC também questiona o uso de uma metodologia de negócios aplicada ao DNS.
  • O ALAC lamenta que até agora, a estrutura proposta esteja longe de ser detalhada em um nível mais granular.
  • O ALAC está desapontado porque a estrutura proposta no Relatório Final não utiliza de maneira substancial o trabalho feito pelo Grupo de Trabalho de DSSA além de citá-lo.

Consulta sobre as instruções ao usuário e fontes de políticas e procedimentos para a delegação e a redelegação de ccTLD.

  • O ALAC diz que a documentação deve fazer referência a ccTLDs IDN fora do processo rápido (como no parágrafo 5 e em qualquer outra referência apropriada a ccTLDs IDN). Fazer essa referência aumentaria a probabilidade de que a diretoria da ICANN, em um tempo relativamente curto, lide com o "Relatório aprovado pelos membros da ccNSO" recebido recentemente do Grupo de Trabalho do PDP de ccTLDs IDN. Também ajudaria a lidar com as recomendações do conselho da ccNSO em relação ao relatório e com a identificação de políticas viáveis para a seleção e a delegação de ccTLDs IDN associados aos territórios relacionados no ISO 3166 – 1 (ccTLDs IDN) na estrutura do PDP de IDNcc.
  • Além dos anúncios "normais" da ICANN, webinars e discussões públicas em locais de reunião apropriados (incluindo, mas não se limitando às reuniões da ICANN), bem como os press releases adequados, poderiam ser oferecidos conselhos específicos e apresentações para os principais grupos de interessados na ICANN (GAC, ALAC, membros da ccNSO, comunidades ISOC e I*, etc.) e esses grupos deveriam receber materiais para incentivar e facilitar a difusão por meio de suas redes para atingir o público local através dos programas de alcance dos centros de participação, etc.

Mais informações

Contato da equipe

Matt Ashtiani, especialista em políticas


9. Representantes de estrutura At-Large começam o processo de planejamento da segunda cúpula At-Large com a pesquisa sobre o programa

Visão rápida

Em preparação para a segunda cúpula At-Large (ATLAS II), programada para a 50a reunião da ICANN em junho de 2014 em Londres, Inglaterra, os representantes da ALS (Estrutura At-Large) estão participando de uma pesquisa on-line sobre a ATLAS II para ajudar na organização da série de reuniões. O Comitê de Organização da ATLAS II analisará os resultados da pesquisa para garantir que a cúpula aborde temas de interesse para os usuários finais de todo o mundo. Os representantes da ALS têm até as 23h59 UTC do dia 25 de outubro para responder à pesquisa.

Acontecimentos recentes

A pesquisa da ATLAS II foi criada como esforço conjunto do Grupo de Pesquisa do Comitê de Organização da ATLAS II At-Large e do Grupo de Trabalho de Criação de Capacidade At-Large.

As perguntas da pesquisa abordam os tipos de atividades de que os representantes da At-Large querem participar durante a cúpula, as questões de maior preocupação para os usuários de Internet de todo o mundo, desafios que a ALSes tem na participação da At-Large e necessidades de criação de capacidade e educação.

O Comitê de Organização da ATLAS II trabalhará com o Grupo de Trabalho de Criação de Capacidade At-Large e com os Líderes da Organização At-Large para desenvolver uma série de reuniões interessantes, úteis e ativas durante a ATLAS II.

Mais informações

Contato da equipe

Equipe At-Large da ICANN


10. Membros da comunidade At-Large se preparam para as atividades do IGF 2013 em Bali

Visão rápida

Os membros da comunidade At-Large estão coordenando suas atividades para o Fórum de Governança de Internet de 2013, programado para ser realizado em Bali, Indonésia, de 22 a 25 de outubro, com os membros da At-Large e de toda a ICANN.

Acontecimentos recentes

A AFRALO (Organização Regional Africana At-Large) e a APRALO (Organização da Ásia-Pacífico At-Large) realizarão workshops individuais sobre os temas a seguir:

Muitos outros membros da At-Large participarão de outros workshops e de atividades relacionadas à ICANN.

Os membros da comunidade At-Large também trabalharão como voluntários na cabine de informações da ICANN para ajudar com as atividades de envolvimento.

Mais informações

Contato da equipe

Equipe At-Large da ICANN


GAC

11. GAC finaliza as recomendações sobre .WINE e .VIN

Visão rápida

Na reunião pública da ICANN em Durban, o GAC divulgou recomendações em relação às cadeias de caracteres com novos gTLDs solicitados .WINE e .VIN, declarando que o GAC levaria 30 dias para considerar mais as recomendações de proteção adicional para essas cadeias de caracteres. No dia 9 de setembro de 2013, o GAC enviou uma carta [PDF, 64 KB] à diretoria da ICANN declarando que não houve consenso no GAC sobre as proteções adicionais e recomendando à diretoria da ICANN que as cadeias de caracteres não deveriam passar pelo processo de avaliação normal. Para obter mais informações, consulte o Registro de conselhos do GAC.

Histórico

A ICANN recebe opiniões dos governos por meio do GAC. O GAC desempenha um papel chave ao dar assessoramento à ICANN sobre assuntos de políticas públicas, especialmente onde pode haver a interação entre as atividades ou políticas da ICANN e as leis nacionais ou os tratados internacionais. O GAC realiza habitualmente três reuniões anuais, simultaneamente com as reuniões da ICANN, e nesse âmbito discute questões com a diretoria da ICANN, suas Organizações de Apoio, Comitês Consultivos e outros grupos. O GAC também pode discutir questões entre reuniões com a diretoria em reuniões presenciais ou por teleconferência.

Mais informações

Contato da equipe

Olof Nordling, Contato do GAC

Jeannie Ellers, Gerente, coordenação do GAC


RSSAC

12. RSSAC aponta membro do NomCom

O RSSAC apontou Bill Manning para o Comitê de Nomeação da ICANN para 2014. É a quarta vez que ele trabalha nesse cargo.

Mais informações

Contato da equipe

Barbara Roseman, diretora de políticas e analista técnica


SSAC

13. Publication récente du SSAC

Visão rápida

O SSAC publicou um relatório comentando sobre várias áreas do Relatório Inicial do Grupo de Trabalho de Especialistas formado para comentar sobre a Próxima Geração de Serviços de Diretório.

Mais informações

policy-update-oct13-pt.pdf  [207 KB]

Domain Name System
Internationalized Domain Name ,IDN,"IDNs are domain names that include characters used in the local representation of languages that are not written with the twenty-six letters of the basic Latin alphabet ""a-z"". An IDN can contain Latin letters with diacritical marks, as required by many European languages, or may consist of characters from non-Latin scripts such as Arabic or Chinese. Many languages also use other types of digits than the European ""0-9"". The basic Latin alphabet together with the European-Arabic digits are, for the purpose of domain names, termed ""ASCII characters"" (ASCII = American Standard Code for Information Interchange). These are also included in the broader range of ""Unicode characters"" that provides the basis for IDNs. The ""hostname rule"" requires that all domain names of the type under consideration here are stored in the DNS using only the ASCII characters listed above, with the one further addition of the hyphen ""-"". The Unicode form of an IDN therefore requires special encoding before it is entered into the DNS. The following terminology is used when distinguishing between these forms: A domain name consists of a series of ""labels"" (separated by ""dots""). The ASCII form of an IDN label is termed an ""A-label"". All operations defined in the DNS protocol use A-labels exclusively. The Unicode form, which a user expects to be displayed, is termed a ""U-label"". The difference may be illustrated with the Hindi word for ""test"" — परीका — appearing here as a U-label would (in the Devanagari script). A special form of ""ASCII compatible encoding"" (abbreviated ACE) is applied to this to produce the corresponding A-label: xn--11b5bs1di. A domain name that only includes ASCII letters, digits, and hyphens is termed an ""LDH label"". Although the definitions of A-labels and LDH-labels overlap, a name consisting exclusively of LDH labels, such as""icann.org"" is not an IDN."