Skip to main content
Resources

Vol. 2: Atualização Sobre as Discussões da Administração de IANA - 17 de março de 2015

Esta página também está disponível em:

Download PDF version of Vol. 2: Update on IANA Stewardship Discussions - 17 March 2015 [PDF, 93 KB]

A ICANN está compilando atualizações quinzenais sobre as discussões da comunidade e o progresso dos Processos de Transição da Administração de IANA e de Aprimoramento de Responsabilidade da ICANN. Essas informações são disponibilizadas para ajudar a manter as partes interessadas informadas sobre os recentes acontecimentos nos processos, as futuras datas importantes, os últimos documentos e versões preliminares e um panorama da cobertura jornalística que ocorrer durante o cronograma. ‬‬

Em resumo

  • As propostas dos parâmetros de protocolo e dos números enviadas ao ICG em janeiro de 2015 passaram para a Etapa 2 do Processo de Edição e Finalização de Propostas [PDF, 92 KB].
  • O trabalho no CWG-Administração e no CCWG-Responsabilidade ficou mais intenso, e os dois grupos colocaram em ação várias equipes especializadas voltadas para assuntos específicos.
  • O CWG-Administração e o CCWG-Responsabilidade farão reuniões frente a frente em Istambul no final de março.
  • Os Comitês do Senado dos EUA entrevistaram testemunhas sobre a Transição da Administração de IANA e suas implicações para uma série de questões nacionais e internacionais.

ICG

  • O ICG (Grupo de Coordenação da Transição da Administração da IANA) está usando um site independente da ICANN: http://www.ianacg.org. (Observe que a ICANN, enquanto formadora e facilitadora do processo de Transição da Administração da IANA, continuará fornecendo informações sobre a transição, bem como sobre o processo de Aprimoramento de Responsabilidade da ICANN, em seu site, https://www.icann.org.)
  • O ICG está planejando fazer uma reunião frente a frente nos dias 18 e 19 de junho em Buenos Aires, antes do ICANN 53. Se necessário, o ICG também poderá marcar uma reunião para a manhã do dia 20 de junho.

Cronograma de trabalho:

  • Após as discussões no ICANN 52 em Cingapura sobre a possibilidade de estender o cronograma do ICG para finalizar a proposta da Transição da Administração da IANA, o ICG decidiu prosseguir com as propostas dos parâmetros de protocolo e dos números o máximo possível e analisar o cronograma novamente no futuro depois que estivessem mais claras as informações sobre a quantidade de trabalho que seria exigida do ICG e de toda a comunidade para as propostas dos nomes.
  • Com relação às propostas dos parâmetros de protocolo e dos números, o ICG passou para a Etapa 2 do seu Processo de Edição e Finalização de Propostas [PDF, 92 KB]. A Etapa 2 analisa a compatibilidade e interoperabilidade, a responsabilidade e a viabilidade das propostas enviadas.

Produto adicional do ICG:

  • Em sua teleconferência de 25 de fevereiro, além da proposta final consolidada que será enviada para a Diretoria da ICANN a fim de ser transmitida à NTIA, os membros do ICG também decidiram produzir um relatório de informações coletadas durante seu trabalho para garantir que os três componentes da proposta de administração (parâmetros de protocolo, números e nomes) não estejam em conflito.

CWG-Administração

  • O ritmo de trabalho no CWG-Administração (Grupo de Trabalho Entre Comunidades para Desenvolver uma Proposta de Transição de Administração da IANA sobre Funções Relacionadas a Nomes) está aumentando agora que o grupo está entrando em uma nova fase de trabalho usando "Equipes de Design". Além disso, o CWG-Administração realizará uma reunião frente a frente em Istambul, nos dias 26 e 27 de março de 2015. Até o dia 9 de março, 18 membros do CWG-Administração e 15 participantes haviam confirmado seu comparecimento presencial na reunião.

Atualização de proposta preliminar:

  • Em 26 de fevereiro, o CWG-Administração publicou a versão 2 [PDF, 232 KB] da proposta de transição preliminar, na qual suas futuras atualizações serão baseadas. Em particular, o trabalho das Equipes de Design foi projetado para preencher as lacunas restantes na proposta. O CWG Administração também está trabalhando para aprimorar seu documento, Draft of Principles and Criteria that Should Underpin Decisions on the Transition of NTIA Stewardship. (Versão preliminar dos princípios e critérios que devem sustentar decisões sobre a transição de administração da NTIA). A versão mais recente, enviada para a lista de e-mails do CWG Administração para discussão, é de 9 de março de 2015, e ainda é um trabalho em andamento.

Uma nova maneira de trabalhar:

  • O CWG-Administração apresentou uma nova maneira para trabalhar na proposta de nomes: pequenos grupos de membros do CWG-Administração deverão formar "Equipes de Design", sendo que cada uma delas trabalhará em um assunto bastante específico relacionado à proposta de nomes. O objetivo é que cada Equipe de Design entregue os resultados de seu trabalho ao CWG-Administração para consideração e ação em até duas semanas após a criação da Equipe de Design. As Equipes de Design aprovadas manterão listas de e-mails arquivadas publicamente de suas comunicações. Até 5 de março, havia 11 Equipes de Design propostas.

Assessoria jurídica:

  • O "Comitê de Clientes" do CWG-Administração selecionou a Sidley Austin LLP para fazer a assessoria jurídica do CWG-Administração. A Sidley Austin fornecerá assessoria e recomendações jurídicas para o CWG-Administração durante a elaboração da proposta.

CCWG-Responsabilidade

  • O trabalho do CCWG-Responsabilidade (Grupo de Trabalho Entre Comunidades para o Aprimoramento da Responsabilidade da ICANN) continua ganhando velocidade com a formação de três novas WPs (Work Parties, Equipes de Trabalho) (consulte "Novas Equipes de Trabalho em andamento" abaixo). O CCWG-Responsabilidade se reunirá frente a frente em Istambul, nos dias 23 e 24 de março de 2015, um pouco antes da reunião frente a frente do CWG Administração no mesmo local.
  • O resultado esperado da reunião em Istambul é ampliar o consenso sobre os mecanismos da linha de trabalho 1 que serão propostos pelo CCWG-Responsabilidade para comentários públicos, com data de lançamento para 6 de abril de 2015.

Novas Equipes de Trabalho em andamento:

Assessoria jurídica:

  • A Subequipe Jurídica do CCWG-Responsabilidade tem trabalhado em um documento preliminar delineando as questões para as quais deseja buscar assessoria jurídica (consulte também "Assessoria jurídica" na seção do CWG-Administração acima). O CCWG-Responsabilidade espera usar a mesma firma escolhida pelo CWG-Administração, mas permanece aberto à possibilidade de escolher outro escritório de assessoria jurídica se a opção do CWG Administração não se revelar como a mais apropriada para o CCWG-Responsabilidade.

Atualizações sobre outras atividades relacionadas à transição

Audiências do Senado dos EUA:

  • Comitê do Senado para Comércio, Ciência e Transporte

    Em 25 de fevereiro, uma audiência do Comitê do Senado dos EUA para Comércio, Ciência e Transporte, Preserving the Multistakeholder Model of Internet Governance (A preservação do modelo de múltiplas partes interessadas para a governança da Internet), dedicada à Transição da Administração da IANA e às alterações na responsabilidade da ICANN necessárias para facilitar essa transição. A audiência contou com três testemunhas: Lawrence Strickling,administrador da NTIA, Fadi Chehadé, presidente e CEO da ICANN, e David Gross, embaixador dos EUA, representando a Coalizão da Governança da Internet. As testemunhas foram questionadas sobre a relação da transição da administração da IANA com uma variedade de temas, inclusive direitos de propriedade intelectual, neutralidade da rede, direitos humanos on line, abertura e inovação, diplomacia internacional e segurança dos EUA.

  • Comitê do Senado sobre Reservas, Subcomitê sobre Comércio, Justiça, Ciência e Agências Relacionadas

    Em 27 de fevereiro, durante a audiência do Subcomitê, Financial Year 2016 Department of Commerce Budget (Orçamento do Departamento de Comércio para o Exercício Financeiro de 2016), a secretária de comércio dos EUA, Penny Pritzker, foi questionada por que era necessário remover a função de administração da IANA do governo dos EUA. É possível assistir ao webcast aqui.

Futuras datas importantes

19 mar 2015 Reunião nº 30 do CWG-Administração, 11h – 13h UTC
23 e 24 mar 2015 Reunião frente a frente do CCWG-Responsabilidade, Istambul
25 mar 2015 Convocação nº 14 do ICG, 20h – 21h UTC
226 e 27 mar 2015 Reunião frente a frente do CWG-Administração (reuniões nº 31 e nº 32), Istambul
18 e 19 jun 2015 Reunião frente a frente do ICG, ICANN 53, Buenos Aires

Últimos documentos e versões preliminares

10 mar 2015 CCWG-Responsabilidade – Documento preliminar de escopo jurídico
7 mar 2015 Equipe de Trabalho do Teste de Resistência do CCWG-Responsabilidade – Versão preliminar 7: Using Stress Tests to evaluate existing &proposed accountability measures (O uso de Testes de Resistência para avaliar medidas de responsabilidade atuais e propostas)
9 mar 2015 CWG-Administração – Draft of Principles and Criteria that Should Underpin Decisions on the Transition of NTIA Stewardship (Versão preliminar dos princípios e critérios que devem sustentar decisões sobre a transição de administração da NTIA)
26 fev 2015 CWG Administração – Draft Transition Plan version 2 [PDF, 232 KB] (Plano preliminar de transição versão 2)
ICG – Process Timeline version 8 (Cronograma do processo versão 8)

A Transição da Administração da IANA na mídia

27 fev 2015 Internet, Stati Uniti a marcia indietro: in pericolo la nuova governance, corrierecomunicazioni.it, [IT]
26 fev 2015 奥巴马不会把互联网控制权交给中国, Qiushi [CN]
Internet-Verwaltung: Schlagabtausch im US-Senat zur IANA-Reform, Heise Online [DE]

VOCÊ PODE PARTICIPAR …

Todos podem participar nas discussões sobre o futuro da administração da IANA e da responsabilidade da ICANN. Para obter informações sobre como juntar-se ao CWG Administração, entre em contato pelo e-mail grace.abuhamad@icann.org. Para obter informações sobre como juntar-se ao CCWG-Responsabilidade, entre em contato pelo e-mail accountability-staff@icann.org.


Compilado em nome da ICANN por Samantha Dickinson | 17 de março de 2015

Domain Name System
Internationalized Domain Name ,IDN,"IDNs are domain names that include characters used in the local representation of languages that are not written with the twenty-six letters of the basic Latin alphabet ""a-z"". An IDN can contain Latin letters with diacritical marks, as required by many European languages, or may consist of characters from non-Latin scripts such as Arabic or Chinese. Many languages also use other types of digits than the European ""0-9"". The basic Latin alphabet together with the European-Arabic digits are, for the purpose of domain names, termed ""ASCII characters"" (ASCII = American Standard Code for Information Interchange). These are also included in the broader range of ""Unicode characters"" that provides the basis for IDNs. The ""hostname rule"" requires that all domain names of the type under consideration here are stored in the DNS using only the ASCII characters listed above, with the one further addition of the hyphen ""-"". The Unicode form of an IDN therefore requires special encoding before it is entered into the DNS. The following terminology is used when distinguishing between these forms: A domain name consists of a series of ""labels"" (separated by ""dots""). The ASCII form of an IDN label is termed an ""A-label"". All operations defined in the DNS protocol use A-labels exclusively. The Unicode form, which a user expects to be displayed, is termed a ""U-label"". The difference may be illustrated with the Hindi word for ""test"" — परीका — appearing here as a U-label would (in the Devanagari script). A special form of ""ASCII compatible encoding"" (abbreviated ACE) is applied to this to produce the corresponding A-label: xn--11b5bs1di. A domain name that only includes ASCII letters, digits, and hyphens is termed an ""LDH label"". Although the definitions of A-labels and LDH-labels overlap, a name consisting exclusively of LDH labels, such as""icann.org"" is not an IDN."