Skip to main content
Resources

ATUALIZAÇÃO DE POLÍTICA | Volume 13, edição 10 - novembro de 2013

Esta página também está disponível em:

Edição Especial ICANN 48 Reunião de Buenos Aires

ICANN 48 | Buenos Aires Meeting Logo

PDF Version [245 KB]

http://www.icann.org/resources/pages/update-2014-02-20-en

ÍNDICE ANALÍTICO:

Na ICANN

  1. Questões atualmente abertas para comentários públicos
  2. Programa piloto de treinamento de liderança iniciado em Buenos Aires

ASO

  1. Eleições no Conselho de Endereços
  2. Atividades da ASO em Buenos Aires
  3. 10° aniversário da NRO

ccNSO

  1. Encerramento do período de indicações para o conselho e a diretoria da ccNSO
  2. O número de membros da ccNSO continua aumentando
  3. ccTLDs discutirão propostas de contribuição financeira com a ICANN
  4. Grupo de Trabalho do Esquema de interpretação da ccNSO recebe seus comentários
  5. Grupo de Trabalho da ccNSO compartilha suas preocupações estratégicas com a diretoria da ICANN
  6. Grupo de Trabalho de análise de estabilidade e segurança de DNS envia relatório final, convocação de encerramento

GNSO

  1. Conselho da GNSO apoia com unanimidade a solicitação de WHOIS "Thick" para todos os registros de gTLD
  2. PDP de problemas de serviços de credenciamento de privacidade e proxy do RAA lançado
  3. Planos de trabalho da GNSO para Buenos Aires

At-Large

  1. Membros da comunidade At-Large se preparam para a reunião da ICANN em Buenos Aires
  2. Apresentação e coquetel da LACRALO em Buenos Aires
  3. ALAC envia duas declarações de recomendações de políticas e três comunicados de correspondência de meados de outubro ao início de novembro
  4. Comunidade At-Large se expande para 161 estruturas At-Large
  5. ALAC apoia Cúpula do Brasil em 2014 e Cúpula de Montevidéu

GAC

  1. GAC se prepara para a reunião de Buenos Aires

RSSAC

  1. Reunião do IETF 88
  2. Buenos Aires e além

Leia em seu idioma preferido

A atualização de política da ICANN está disponível nos seis idiomas oficiais das Nações Unidas. A atualização de política é publicada no site da ICANN e está disponível por meio da assinatura on-line. Pare receber a atualização na sua caixa de entrada todos os meses, acesse a página de assinaturas da ICANN, informe seu endereço de e-mail e selecione "Atualização de política" para assinar. Esse serviço é gratuito.

Declaração de finalidade da atualização de política da ICANN

Envie perguntas, comentários e sugestões para: policy-staff@icann.org.

Organizações de apoio a políticas e comitês consultivos

Organização de Apoio a Endereços ASO
Organização de Apoio a Nomes de Domínio com Código de País ccNSO
Organização de Apoio a Nomes Genéricos GNSO
Comitê Consultivo Geral (At-Large) ALAC
Comitê Consultivo Governamental GAC
Comitê Consultivo para o Sistema de Servidor-Raiz RSSAC
Comitê Consultivo para Segurança e Estabilidade SSAC

Na ICANN

1. Questões atualmente abertas para comentários públicos

Vários períodos de comentários públicos estão abertos atualmente sobre conflitos de interesse para a comunidade da ICANN. Participe agora para compartilhar suas opiniões sobre assuntos como:

Equipe da segunda análise de responsabilidade e transparência (ATRT 2) – Relatório e recomendações preliminares A participação da comunidade é essencial para o sucesso da análise e todos os comentários serão considerados. O período de comentários termina no dia 22 de novembro, o período de resposta termina no dia 13 de dezembro.

Alterações propostas para o Estatuto em relação ao Grupo de Contato Técnico. Deveríamos aumentar a disponibilidade de recomendações técnicas para a diretoria, bem como a eficácia do Grupo de Contato Técnico conforme definida no Estatuto? Queremos sua opinião. O período de comentários termina no dia 29 de novembro, o período de resposta termina no dia 20 de dezembro.

Relatório provisório do Grupo de Trabalho Fol da ccNSO sobre "revogação" Saiba como você pode contribuir com a interpretação inicial das políticas e diretrizes atuais relacionadas à "revogação", definida como nova delegação realizada sem o consentimento do gerente de ccTLD. O período de comentários termina no dia 20 de dezembro; o período de respostas termina no dia 31 de janeiro de 2014.

Visão, Missão e Áreas de Concentração da ICANN para um Planejamento Estratégico de Cinco Anos – versão preliminar A ICANN está buscando comentários gerais, bem como opiniões específicas sobre resultados mensuráveis para os objetivos das áreas de concentração da organização. Os comentários da comunidade ajudarão a informar considerações estratégicas adicionais que ainda não foram incluídas, mas que serão elementos dos planejamentos estratégicos e/ou operacionais e do orçamento final da ICANN. O período de comentários termina no dia 31 de janeiro de 2014; o período de respostas não foi definido.

Para obter a lista completa de questões abertas para comentários públicos, bem como fóruns de comentários públicos fechados recentemente e arquivados, acesse a página de comentários públicos.

A equipe também mantém uma página para ajudar a prever possíveis oportunidades "próximas" de comentários públicos. Esta página – "Comentários públicos – Em breve" – fornece informações sobre possíveis oportunidades futuras de comentários públicos. A página foi projetada para ser atualizada depois de cada reunião pública da ICANN para ajudar as pessoas e a comunidade a definir prioridades e planejar suas futuras cargas de trabalho.


2. Programa piloto de treinamento de liderança iniciado em Buenos Aires

Acontecimentos recentes

Na 48a reunião pública da ICANN em Buenos Aires, será iniciado um novo programa piloto de treinamento de liderança. O programa receberá líderes novos e atuais dos comitês consultivos e organizações de suporte (ACs e SOs) da ICANN para um curso de quatro partes, que consiste em:

  1. Plataforma de aprendizagem on-line – Os participantes do programa serão os primeiros a usar a nova plataforma de aprendizagem on-line da ICANN, com um módulo de treinamento desenvolvido especialmente para o programa.
  2. Treinamento em habilidades de moderação (13-14 de novembro) – Quando os participantes não estiverem na plenária aprendendo e testando novas estruturas e modelos para reuniões, estarão em salas com grupos menores praticando habilidades de gerenciamento de reuniões.
  3. Treinamento de orientação (15-16 de novembro) – Este curso foi totalmente organizado pela comunidade e oferece aos líderes novos e atuais uma oportunidade de saber mais sobre todas as ACs/SOs, além de muitas questões atuais da ICANN.
  4. Sessão de feedback (20 de novembro) – Esta sessão servirá como oportunidade de feedback para todos os participantes do programa de liderança.

Histórico

O conceito de uma Academia da ICANN foi iniciado pela Comunidade At-Large e depois se expandiu incluindo todas as ACs/SOs da comunidade da ICANN:

Esse programa de liderança "piloto" de quatro partes permitirá que a ICANN teste o alcance, o formato e a eficácia dos cursos projetados para ajudar os líderes das ACs/SOs a gerenciar com mais eficácia os comentários e contribuições para o trabalho de desenvolvimento de políticas da ICANN em suas comunidades.

Mais informações

Contatos

Sandra Hoferichter, Contato da comunidade

David Kolb, Contato do curso de habilidades de mediação

Heidi Ullrich, Diretora, At-Large


ASO

3. Eleições no Conselho de Endereços

ASO Logo

O Conselho de Endereços da ASO está no meio da temporada anual de eleições. Filiz Yilmaz foi eleito para substituir Hans-Petter Holen na região RIPE. Jorge Villa entrará na ASO em nome do LACNIC – substituindo Alejandro Guzman. Tomohiro Fujisaki e Jason Schiller foram reeleitos para as regiões APNIC e ARIN, respectivamente. A AFRINIC terá eleições no fim do mês, em Costa do Marfim.



4. Atividades da ASO em Buenos Aires

O Conselho de Endereços da ASO não terá uma reunião formal em Buenos Aires, mas muitos membros da participarão da ICANN 48. Foram planejadas sessões com a diretoria, a ATRT2 e o ALAC. Os membros da ASO também participarão da sessão de assuntos de interesse de SO/AC e do workshop sobre IPv6 na segunda-feira.


5. 10° aniversário da NRO

A ASO também vai comemorar o 10° aniversário da NRO (Organização de Recursos Numéricos). A NRO foi criada como uma estrutura visível para as atividades cooperativas dos cinco RIRs (Registros Regionais da Internet).


ccNSO

6. Encerramento do período de indicações para o conselho e a diretoria da ccNSO

ccNSO Logo

Acontecimentos recentes

No dia 4  de novembro, o período de indicações para o conselho da ccNSO e para a posição número 11 da diretoria da ICANN foi encerrado.

Para o conselho, as indicações a seguir foram recebidas:

África:
Souleymane Oumtanaga, .CI
Chris Tshimanga, .CD

Ásia-Pacífico:
Hiro Hotta, .JP

Europa:
Roelof Meijer, .JP
Nigel Roberts, .GG/.JE

América Latina e Caribe:
Victor Abboud, .EC

América do Norte:
Sem indicações válidas no momento em que este documento foi escrito

Para a diretoria, as indicações a seguir foram recebidas:
Chris Disspain, .AU

Próximas etapas

O período de indicações precisa ser estendido para a América do Norte. Todos os candidatos participarão da sessão de Perguntas e Respostas da reunião de Buenos Aires. Isso dará aos membros uma oportunidade de fazer perguntas diretas a eles.

Para África e Europa, as eleições serão realizadas.

Não são necessárias eleições para a seleção da diretoria da ICANN. No entanto, Chris Disspain estará disponível na sessão de Perguntas e Respostas para responder às dúvidas dos membros.

Histórico

Todo ano, são feitas indicações para o conselho, deve ser escolhido um candidato por região.

A ccNSo também faz duas indicações para a diretoria da ICANN – as cadeiras número 11 e 12, atualmente ocupadas por Chris Disspain e Mike Silber. Isso significa que agora Chris Disspain assumirá uma cadeira pelo segundo mandato.

Mais informações

Contato da equipe

Gabriella Schittek, secretariado da ccNSO


7. O número de membros da ccNSO continua aumentando

Acontecimentos recentes

.KI (Kiribati), .TN (Tunísia) e.BJ (Benin) entraram recentemente na ccNSO

Histórico

Os operadores de ccTLD .KI, .TN e .BJ entraram recentemente na ccNSO. Agora, a ccNSO conta com 142 membros.

Mais informações

Contato da equipe

Gabriella Schittek, secretariado da ccNSO


8. ccTLDs discutirão propostas de contribuição financeira com a ICANN

Acontecimentos recentes

O Grupo de Trabalho de Finanças da ccNSO está finalizando seu relatório sobre as contribuições financeiras dos ccTLDs com a ICANN. A finalidade desse relatório é informar a comunidade sobre um método razoável e aceitável de atribuição de gastos da ICANN (modelo de troca de valor) e um modelo combinado e voluntário para que os ccTLDs calculem sua contribuição com a ICANN. O "modelo de troca de valor" foi desenvolvido em colaboração com a equipe da ICANN.

Próximas etapas

Depois da adoção formal do relatório final em sua reunião em Buenos Aires, o Grupo de Trabalho de finanças da ccNSO apresentará à comunidade de ccTLD as novas diretrizes para a contribuição financeira de ccTLDs com a ICANN, para a discussão e aprovação final. Se forem aprovadas pela comunidade presente, elas serão enviadas ao conselho da ccNSO para adoção formal. Se adotadas, será o fim de uma discussão longa e intensa entre a comunidade de ccTLD e a ICANN. As novas diretrizes substituirão as diretrizes de 2007.

Histórico

O Grupo de Trabalho de finanças da ccNSO foi criada em novembro de 2010. Seus membros e o presidente foram nomeados no início de 2011. Entre as obrigações do Grupo de Trabalho de finanças, estavam:

"a. discutir com a ICANN (i) os valores atribuídos aos ccTLDs e (ii) os métodos de atribuição subjacentes para tentar determinar quais desses valores e métodos são razoáveis e podem ser aceitos pela comunidade de ccTLD

b. discutir com a ICANN uma metodologia para que cada ccTLD possa calcular uma contribuição financeira voluntária justa e equitativa para a ICANN e propor tal metodologia para a comunidade de ccTLD.

Uma vez que esse relatório final seja adotado pelo conselho da ccNSO, o Grupo de Trabalho será fechado.

Mais informações

Contato da equipe

Bart Boswinkel, Conselheiro de políticas sênior da ccNSO


9. Grupo de Trabalho do Esquema de interpretação da ccNSO recebe seus comentários

Acontecimentos recentes

O Grupo de Trabalho do Esquema de Interpretação (Fol WG) da ccNSO publicou para comentários públicos seu relatório provisório sobre a "revogação" de um ccTLD. O relatório provisório contém as interpretações da política e das diretrizes atuais relacionadas à "revogação", definida como a redelegação realizada sem o consentimento do gerente de ccTLD. A "revogação" se refere ao processo pelo qual o Operador do IANA retira a responsabilidade pelo gerenciamento de um ccTLD de um gerente.

Próximas etapas

As recomendações desenvolvidas pelo Grupo Trabalho serão discutidas com a comunidade em Buenos Aires. O Grupo de Trabalho analisará com cuidado todos os comentários enviados para determinar, a seu critério razoável, como modificar seu relatório. De acordo com sua função, o Grupo de Trabalho não tem obrigação de incluir todos os comentários feitos durante o período de comentários nem enviados por qualquer indivíduo ou organização.

O Grupo de Trabalho espera publicar formalmente seu relatório final antes da próxima reunião da ICANN em Londres (junho de 2014).

Histórico

O Fol WG foi criado pelo conselho da ccNSO seguindo as recomendações do Grupo de Trabalho de Delegação e Nova delegação (DRD WG): Recomendação 2: Delegação e nova delegação de ccTLDs

O DRD WG recomenda que, como primeira etapa, o conselho da ccNSO desenvolva um "Esquema de interpretação" para a delegação e nova delegação de ccTLDs. Esse esquema deve oferecer uma orientação clara para o IANA e a diretoria da ICANN sobre a interpretação das políticas, diretrizes e procedimentos atuais relacionados à delegação e à nova delegação de ccTLDs.

Os resultados do uso de tal Esquema de interpretação devem ser monitorados e avaliados formalmente pelo conselho da ccNSO depois de um período predeterminado. Se os resultados dessa avaliação indicarem que o Esquema de interpretação não conseguiu proporcionar resultados lógicos e previsíveis na tomada de decisões da ICANN, o conselho da ccNSO deverá iniciar os PDPs sobre a delegação e nova delegação de ccTLDs.

O relatório final do DRD WG identificou as seguintes questões relacionadas a "Novas delegações não consentidas":

Não há procedimento para a nova delegação de um ccTLD sem o consentimento do operador encarregado. Nem o RFC1591 nem o ICP1 mencionam a nova delegação de um ccTLD sem o consentimento do operador encarregado. Em vez disso, ambos os documentos falam sobre a revogação justificada de uma delegação pelo IANA, seguida pela nova delegação a um novo operador. Isso é um pouco confuso, pois nesse tipo de situação, a revogação nunca fez com que um ccTLD fosse removido da raiz antes de ser delegado a um novo operador para depois tentar garantir a resolução contínua dos domínios registrados no ccTLD adequado. Isso ilustra ainda mais alguns dos problemas relacionados à nova delegação de ccTLDs sem o consentimento do operador encarregado.

O objetivo do Fol WG é desenvolver e propor um "Esquema de interpretação" para a delegação e a nova delegação de ccTLDs. Esse esquema deve fornecer uma orientação clara para o gerente de funções do IANA e a diretoria da ICANN para a interpretação das políticas atuais.

Mais informações

Contato da equipe

Bart Boswinkel, Conselheiro de políticas sênior da ccNSO


10. Grupo de Trabalho da ccNSO compartilha suas preocupações estratégicas com a diretoria da ICANN

Acontecimentos recentes

O presidente do Grupo de Trabalho de Planejamento Estratégico e Operacional (SOP WG) da ccNSO enviou uma carta ao presidente da diretoria e ao CEO da ICANN para compartilhar suas preocupações com os processos atuais de planejamento estratégico, operacional e orçamentário da ICANN. Suas principal preocupação é com o que os membros do Grupo de Trabalho acreditam ser a falta de um processo de planejamento estruturado e com capacidade de resposta e a falta de respostas da ICANN ao feedback que o SOP WG tem dado ao longo dos anos.

Histórico

O objetivo do Grupo de Trabalho é coordenar e organizar a participação dos gerentes do ccTLD nos processos de planejamento estratégico e operacional da ICANN. O escopo das atividades do Grupo de Trabalho é fazer o que considerar adequado e necessário para facilitar e melhorar a participação dos gerentes de ccTLD nos processos de planejamento da ICANN. O Grupo de Trabalho não age como representante do conselho da ccNSO, nem de gerentes do ccTLD de forma individual ou coletiva, a menos que isso seja solicitado explicitamente.

Mais informações

Contato da equipe

Bart Boswinkel, Conselheiro de políticas sênior da ccNSO


11. Grupo de Trabalho de análise de estabilidade e segurança de DNS envia relatório final, convocação de encerramento

Acontecimentos recentes

O Relatório Final do Grupo de Trabalho de DSSA Fase 1, que foi publicado em agosto de 2012, foi atualizado para o Relatório Final do Grupo de Trabalho (WG). Os copresidentes do WG o enviarão a todas as organizações de suporte participantes (ASO, representada pela NRO para esse assunto; ccNSO e GNSO) e ao Comitê Consultivo (ALAC) para a adoção e para solicitar o fechamento do WG.

Histórico

O DSSA WG foi criado em dezembro de 2010, com a participação do ALAC, da NRO, nesse momento desempenhando o papel da ASO, da ccNSO e da GNSO. O objetivo do Grupo de Trabalho de DSSA é usar a expertise coletiva das SOs e ACs participantes, solicitar comentários e conselhos de especialistas e informar às SOs e ACs participantes o nível, a frequência e a gravidade atual das ameaças ao DNS.

Mais informações

Contato da equipe

Bart Boswinkel, Conselheiro de políticas sênior da ccNSO


GNSO

12. Conselho da GNSO apoia com unanimidade a solicitação de WHOIS "Thick" para todos os registros de gTLD

Visão rápida

Em sua reunião de 31 de outubro, o conselho da GNSO adotou de forma unânime as recomendações do Grupo de Trabalho de PDP de WHOIS "Thick" para exigir o WHOIS "Thick" para todos os registros de gTLD.

Acontecimentos recentes e próximas etapas

Depois de analisar os comentários recebidos em seu relatório inicial [PDF, 1.2 MB], o WG enviou seu relatório final [PDF, 1.23 MB] ao conselho da GNSO para consideração no dia 21 de outubro. O relatório final recomenda que:

  • A prestação de serviços de WHOIS 'thick", com rotulagem e exibição consistente de acordo com o modelo definido na especificação três do RAA de 2013, deve tornar-se um requisito para todos os registros de gTLD, existentes e futuros.

Além disso, o relatório final [PDF, 1.23 MB] recomenda que em relação à implementação dessa recomendação:

  • O fórum de comentários públicos subsequente (anterior à consideração da diretoria) e a notificação pela diretoria da ICANN ao GAC, solicitem especificamente opiniões sobre qualquer consideração relacionada à transição de WHOIS "thin" a "thick" que deva ser levada em conta como parte do processo de implementação.
  • Como parte do processo de implementação, deve ser feita uma análise jurídica das leis aplicáveis à transição dos dados de um modelo "thin" para um modelo "thick" que já não tenham sido consideradas no memorando do Grupo de Trabalho de Especialistas.
  • A devida consideração seja dada a possíveis problemas de privacidade que possam surgir das discussões sobre a transição de WHOIS "thin" para "thick", inclusive, por exemplo, orientação sobre como o requisito contratual de longa validade que os registradores usam para notificar e obter permissão de cada registrante para uso de seus dados de identificação pessoal deve ser aplicado aos registros envolvidos na transição.
  • Se algum problema de privacidade que não tenha sido previsto pelo WG surgir dessas discussões sobre a transição e precisar de considerações adicionais para a política, a Equipe de Análise da Implementação deve informar ao conselho da GNSO para que as medidas apropriadas sejam tomadas.

Depois da análise do Relatório final [PDF, 1.23 MB] e de suas recomendações, o conselho da GNSO as adotou com unanimidade na reunião de 31 de outubro. Agora, um fórum de comentários públicos será aberto antes da consideração dessas recomendações pela diretoria.

Histórico

Os registradores e registrantes cumprem suas obrigações de WHOIS usando dois modelos de serviço diferentes. Muitas vezes, esses modelos são caracterizados como registros de WHOIS "thin" e "thick", pois gerenciam conjuntos de dados relevantes de maneira diferente. Um conjunto de dados é associado ao nome de domínio, e outro é associado ao registrante do nome de domínio. Um registro thin só armazena e gerencia as informações associadas ao nome de domínio. Com os registros "thin", os registradores gerenciam o segundo conjunto de dados associados ao registrante do domínio e o fornecem por meio dos próprios serviços de WHOIS. .COM e .NET são exemplos de registros "thin". Os registros "thick" mantêm e fornecem ambos os conjuntos de dados (nome do domínio e registrante) por meio do WHOIS. .INFO e .BIZ são exemplos de registros "thick".

Em seu relatório final no dia 30 de maio de 2011, o Grupo de Trabalho IRTP B recomendou que a GNSO criasse um Relatório de Assunto sobre a exigência de WHOIS "thick" para todos os gTLDs responsáveis. Esse relatório foi solicitado pelo conselho da GNSO em sua reunião de 22 de setembro de 2011. Subsequentemente, o PDP foi iniciado no dia 4 de março de 2012 e a sessão inaugural do Grupo de Trabalho aconteceu em novembro de 2012.

A tarefa do Grupo de Trabalho era fornecer ao conselho da GNSO uma recomendação de política em relação ao uso do WHOIS "thick" por todos os registros de gTLD. Em suas deliberações, o grupo analisou as questões pertinentes estabelecidas em sua pauta, inclusive: consistência de respostas, estabilidade, acesso a dados de WHOIS, impacto sobre a privacidade e proteção de dados, implicações sobre os custos, sincronização/migração, autoridade, concorrência nos serviços de registro, aplicações existentes de WHOIS, depósito de dados, e requisitos da Porta 43 de WHOIS para o registrante (consulte a seção 5 do relatório inicial).

Mais informações

Contato da equipe

Marika Konings, Diretora de políticas sênior


13. PDP de problemas de serviços de credenciamento de privacidade e proxy do RAA lançado

Visão rápida

No dia 31 de outubro, o conselho da GNSO aprovou a pauta de um Grupo de Trabalho que desenvolveria recomendações relacionadas ao credenciamento e provisionamento de serviços de privacidade e proxy para registros de nomes de domínio de gTLD. Uma convocação de voluntários foi lançada e espera-se que o WG comece seu trabalho na reunião da ICANN em Buenos Aires em meados de novembro.

Acontecimentos recentes e próximas etapas

Em junho de 2013, a diretoria da ICANN aprovou um novo formato do Contrato de Credenciamento de Registradores – o contrato que rege a relação entre a ICANN e seus registradores credenciados. Em setembro de 2013, a equipe da ICANN publicou um documento identificando as questões remanescentes que não foram abordadas durante as negociações desse contrato. As questões se relacionavam principalmente ao credenciamento e à prestação de serviços de privacidade e proxy no sistema de WHOIS. Por solicitação do conselho da GNSO, a equipe da ICANN também distribuiu uma pauta preliminar do Grupo de Trabalho proposto para análise do conselho. Depois de várias discussões sobre a questão e a pauta preliminar, o conselho da GNSO votou pela adoção da pauta na reunião de 31 de outubro.

O WG realizará sua primeira reunião durante a reunião da ICANN em Buenos Aires, quinta-feira, 21 de novembro, às 8h, horário local. Serão disponibilizadas instalações para a participação remota dos membros da comunidade interessados que não possam participar pessoalmente. Os membros da comunidade também podem participar do WG enviando um e-mail para a secretaria da GNSO.

Histórico

Em outubro de 2011, a diretoria da ICANN iniciou as negociações com o Grupo de Participantes de Registradores para um novo formato de contrato e, simultaneamente, solicitou um Relatório de Assunto da GNSO sobre as questões remanescentes não abordadas nas negociações que seriam adequadas para um Processo de Desenvolvimento de Políticas, que deveria ser realizado o mas rápido possível depois da conclusão das negociações. O trabalho relacionado da comunidade (inclusive uma equipe redatora conjunta GNSO-ALAC) tinha identificado vários assuntos de prioridade alta e média para as negociações do contrato. Entre eles, a equipe da ICANN identificou dois –um relacionado a determinadas responsabilidades do registrador nos procedimentos regidos pela Política de Resolução Uniforme de Disputas e outro relacionado aos serviços de privacidade e proxy, inclusive procedimentos de credenciamento e revelação/transmissão – como não resolvidos totalmente nas negociações do contrato, em um documento da equipe publicado para a GNSO em setembro de 2013, três meses depois da aprovação formal do novo RAA 2013 pela diretoria da ICANN. A primeira questão foi abordada separadamente em um PDP, que já foi concluído, quando o relatório final foi adotado pelo conselho da GNSO em setembro de 2013.

O desenvolvimento de um programa de credenciamento para os provedores de serviços de privacidade e proxy pela ICANN está acontecendo no contexto de outras análises mais amplas do sistema de WHOIS atual para os dados de registro de gTLDs. Outros trabalhos relacionados da ICANN que podem informar as deliberações do Grupo de Trabalho incluem o trabalho contínuo do Grupo de Trabalho de Especialistas que está analisando a finalidade geral de um serviço de diretório de dados de registro de gTLD, com um relatório inicial publicado em junho de 2013. Anteriormente, como parte de sua Afirmação de Compromissos, a ICANN também criou uma Equipe de Análise de WHOIS cujo Relatório Final foi publicado em maio de 2012. Dentro da GNSO, vários estudos sobre diferentes aspectos do sistema de WHOIS também foram encomendados anteriormente. Um deles, sobre abuso de privacidade e proxy, foi concluído recentemente, e seus resultados foram publicados para comentários públicos em setembro de 2013. Espera-se que o Grupo de Trabalho considere esse estudo e outros trabalhos pertinentes de outras partes da comunidade da ICANN úteis para suas tarefas.

O novo RAA de 2013 contém uma especificação temporária sobre os serviços de privacidade e proxy que determinarão as obrigações dos registradores credenciados pela ICANN em relação à prestação de tais serviços até 1° de janeiro de 2017 ou até a implementação de um programa de credenciamento de privacidade e proxy pela ICANN (o que ocorrer antes). O novo grupo de trabalho deverá concluir suas tarefas antes dessa data.

Para obter mais informações

Contato da equipe

Maria Wong, Diretora de políticas sênior da ICANN


14. Planos de trabalho da GNSO para Buenos Aires

Como sempre, a GNSO está esperando uma agenda cheia durante a reunião pública da ICANN 48 em Buenos Aires. No geral, a comunidade da GNSO realizará 29 sessões abertas. Além disso, o conselho da GNSO se reunirá por dois dias inteiros, sábado e domingo, antes da reunião da ICANN, para se preparar para a semana. Esse trabalho de fim de semana incluirá a tradicional geração de relatórios sobre os vários grupos de trabalho de PDP e não PDP, a reunião do conselho com a diretoria da ICANN, o CEO da ICANN e reuniões pessoais com o SSAC e o GAC.

Depois da tradicional sessão de abertura da ICANN de manhã, segunda-feira à tarde será realizada a primeira reunião semanal da GNSO. O Grupo de Trabalho conjunto ccNSO/GNSO sobre IDN será o primeiro, seguido por uma reunião para o Grupo de Trabalho do PDP sobre a Proteção de Identificadores de Organizações Governamentais e Não Governamentais Internacionais em todos os gTLDS. A reunião dos conselhos da ccNSO e da GNSO marcará a conclusão do primeiro dia.

Terça-feira, 19 de novembro tradicionalmente é o dia do Grupo de Participantes (SG) e da Constituinte (C) da GNSO. Alinhadas às reuniões anteriores da ICANN, as diferentes SG/Cs se reunião com seus membros e observadores interessados. Durante o dia, a diretoria da ICANN se reunirá separadamente com os Grupos de Participantes de Registradores e Registros, Comerciais e Não comerciais para falar sobre assuntos relevantes para cada grupo. As quatro reuniões entre esses grupos e a diretoria serão abertas para todos.

Quarta-feira, 20 de novembro será outro dia cheio para a comunidade da GNSO. De manhã, haverá uma reunião do Grupo de solicitantes de novos gTLDs (NTAG), proporcionando aos membros do NTAG e aos solicitantes de novos gTLDs que desejam tornar-se membros do NTAG, a oportunidade de falar sobre o status atual do programa de novos gTLDs, analisar as atividades atuais do NTAG e abordar questões pendentes sobre novos gTLDs entre si e com a equipe da ICANN.

A reunião do conselho da GNSO durante a ICANN 48 será realizada quarta-feira à tarde. Ela será aberta a todos -inclusive participantes remotos. Para ter acesso à sala do Adobe Connect, consulte a agenda de reuniões que, assim como as votações da tabela, está disponível on-line. A reunião do conselho incluirá as cadeiras dos novos conselheiros e dos dois novos vice-presidentes da GNSO para este ano e a eleição anual do presidente.

O atual presidente da GNSO, Jonathan Robinson, é candidato à reeleição sem concorrentes. A Casa da Parte Contratada selecionou Volker Greimann como novo vice-presidente, e a Casa da Parte Não Contratada selecionou David Cake. Finalmente, o conselho incluirá seis novos conselheiros: James Bladel (RrSG), Avri Dori (NCSG), Amr Elsadr (NCSG), Mikey O'Connor (ISPC), Don Reed (indicado pela NomCom), e Gabriela Szlak (BC), além dos 15 membros do conselho que foram reeleitos ou cujos mandatos ainda não terminaram.

A reunião pessoal do Grupo de Trabalho não PDP de Política e Implementação fechará as sessões da GNSO na quarta-feira. A reunião desse Grupo de Trabalho atualizará a comunidade sobre seu trabalho até agora e sobre o andamento de suas deliberações. As tarefas do WG e a agenda dessa reunião podem ser encontradas aqui.

O último dia da ICANN 48, quinta-feira, começará com a reunião do Grupo de Trabalho de PDP da GNSO sobre a questão pendente do RAA. O Grupo de Trabalho foi formado para criar recomendações em relação ao programa de credenciamento de serviços de privacidade e proxy. A sessão de encerramento da GNSO também acontece na quinta-feira de manhã. Essa sessão, que marca a conclusão das reuniões relacionadas à GNSO na semana, é tradicionalmente quando o conselho discute os acontecimentos de toda a reunião da ICANN e planeja os meses seguintes.

Depois da conclusão do Fórum Público na quinta-feira, os membros do conselho da GNSO ainda não poderão pegar o avião para ir embora. Os conselheiros ficarão mais um dia na Argentina para participar de uma sessão integral na sexta-feira. Todos os conselheiros se reunirão para dar informações aos novos membros e para familiarizá-los com o trabalho do conselho. Além disso, essa reunião será usada para preparar todo o conselho para seu trabalho durante o ano seguinte. O presidente do conselho da GNSO, Jonathan Robinson, explica com mais detalhes neste trecho de vídeo a lógica dessa nova iniciativa.

Contato da equipe

Maria Wong, Diretora de políticas sênior da ICANN


At-Large

15. Membros da comunidade At-Large se preparam para a reunião da ICANN em Buenos Aires

Visão rápida

Os representantes da comunidade At-Large realizarão 23 reuniões durante a 48a reunião pública da ICANN em Buenos Aires, Argentina. Essas reuniões incluem reuniões tradicionais sobre políticas, reuniões dos grupos de trabalho da At-Large e reuniões com a diretoria da ICANN. Seis novos membros do ALAC também assumirão suas cadeiras no final da reunião geral anual da ICANN.

Além disso, os membros da comunidade At-Large participarão ativamente de muitas das reuniões públicas realizadas durante a reunião da ICANN em Buenos Aires, pessoalmente ou usando ferramentas de participação remota.

Acontecimentos recentes

O ALAC estará ocupado com atividades de desenvolvimento de políticas em 23 reuniões da At-Large, entre elas:

Mais informações

Contato da equipe

Equipe At-Large da ICANN


16. Apresentação e coquetel da LACRALO em Buenos Aires

Visão rápida

A LACRALO fará uma apresentação e um coquetel na segunda-feira, 18 de novembro, das 18h às 19h30 para os representantes do ALS na América Latina e Caribe, além da sociedade civil participante da 48a reunião pública da ICANN.

O tema da apresentação dessa reunião é " Uma Internet inclusiva com a participação ativa dos usuários". Esse evento será uma oportunidade para que os ALSes da LACRALO chamem a atenção da sociedade civil da América Latina e Caribe sobre suas atividades na ICANN, e servirá para promover seu envolvimento e participação nos trabalhos de desenvolvimento de políticas da At-Large e da ICANN.

Histórico

A Organização At-Large Regional da América Latina e Caribe (LACRALO) inclui 43 grupos da sociedade civil e nacional em 17 países da região da América Latina e Caribe.

A apresentação incluirá palestras do presidente e CEO da ICANN, Fadi Chehadé, do presidente da diretoria, Steve Crocker, do presidente do ALAC, Olivier Crépin-Leblond, do membro da diretoria escolhido pela At-Large, Sebastian Bachollet, dos membros do ALAC LACRALO Natalia Enciso e Carlton Samuels, e do presidente da LACRALO Jose Arce. O evento terá uma apresentação de dança folclórica e terminará com um coquetel patrocinado pela ICANN, Google e NIC Argentina.

Mais informações

Contato da equipe

Silvia Vivanco, Gerente de assuntos regionais


17. ALAC envia duas declarações de recomendações de políticas e três comunicados de correspondência de meados de outubro ao início de novembro

Visão rápida

O ALAC continua a todo vapor na preparação de declarações em resposta aos períodos de comentários públicos da ICANN, bem como de comentários e comunicações. Entre meados de outubro e o início de novembro, o ALAC enviou duas recomendações de políticas e três correspondências. Atualmente, o ALAC está desenvolvendo várias declarações de recomendações de políticas adicionais.

Acontecimentos recentes

As duas recomendações de políticas e as três correspondências do ALAC enviadas entre meados de outubro e o início de novembro estão resumidas a seguir.

Declaração do ALAC sobre o estudo de abuso de serviços de privacidade e proxy de WHOIS

  • O estudo reconhece os usos legítimos dos serviços de privacidade e proxy, mas aponta o uso de tais serviços para ocultar a identidade do autor em casos de uso malicioso da Internet.
  • As alterações feitas no RAA em 2013 incluem a estrutura de um esquema de credenciamento para serviços de privacidade e proxy. No entanto, os elementos importantes desse esquema, especialmente o equilíbrio entre a necessidade legítima de privacidade, segurança dos dados e aplicação da lei, ainda precisam ser desenvolvidos.
  • No geral, o ALAC recebeu bem as alterações ao RAA aprovadas pela diretoria em 2013. No entanto, fez duas recomendações, cuja importância é respaldada por esse estudo.
  • O ALAC apoia esse estudo e o suporte claro que ele dá ao desenvolvimento de um esquema robusto de credenciamento de provedores de serviços de privacidade e proxy e para a necessidade de precisão e verificação abrangendo todas as informações de WHOIS, inclusive daqueles que usam provedores de serviço de privacidade e proxy.

Declaração do ALAC sobre o relatório final preliminar sobre a proteção de identificadores de IGO e INGO em todos os gTLDs

  • O ALAC está especialmente preocupado com que a concessão de proteções em nível de bloco possa proibir outros usos razoáveis das mesmas cadeias de caracteres, e não está convencido de que os procedimentos de exceção definidos no relatório sejam eficazes.
  • Sendo assim, pode ser importante considerar os princípios que guiaram o ALAC em nossa participação nas atividades que levaram a este relatório e que devem orientar a ICANN na consideração de proteções especiais.
    • A ICANN deve conceder proteção especial a organizações que aprofundam o interesse público e, especialmente, àquelas com um histórico de atividades humanitárias. No entanto, tais proteções só devem ser concedidas se houver uma justificativa ou uma expectativa razoável de que a ausência das proteções leve à má representação das organizações, fraude, confusão proposital ou outra transgressão.
    • Tais proteções, quando concedidas, não devem afetar de forma ilógica a capacidade de registro de tais nomes por outras pessoas que tenham direitos válidos para usar a cadeia de caracteres protegida sem afetar negativamente a organização protegida nem ter a intenção de enganar os usuários. As marcas registradas formais não devem ser necessárias para demonstrar tais direitos.
    • Os procedimentos usados para conceder as exceções de proteção devem ser baratos e rápidos.
    • Não são necessárias proteções de primeiro nível. Os processos de objeção existentes ou novos são suficientes.

Correspondência do ALAC na colaboração entre os líderes da ICANN/SO-AC para debate

  • Essa carta foi enviada por Olivier Crépin-Leblon, presidente do ALAC, a David Olive, vice-presidente de desenvolvimento de políticas.
  • A carta se relaciona à solicitação de colaboração no debate entre líderes da ICANN/SO-AC enviada a todos os líderes das SOs/ACs.

Carta da At-Large a Fadi Chehadé em relação à cúpula do Brasil

  • Essa carta foi enviada por Olivier Crépin-Leblon, presidente do ALAC, a Fadi Chehadé, presidente e CEO da ICANN.
  • A carta se relaciona ao comunicado da presidente do Brasil, Dilma Roussef, e de Fadi Chehadé, sobre uma grande cúpula entre governo, sociedade civil, academia e empresas a ser realizada no Rio de Janeiro em 2014.

Carta ao comitê do programa de novos gTLDs da diretoria da ICANN em relação à inclusão de membros da comunidade nos painéis de avaliação de prioridade da comunidade (CPE)

  • Essa carta foi enviada por Olivier Crépin-Leblond, presidente do ALAC, em nome da equipe de liderança do ALAC (ALT – anteriormente conhecido como Comitê executivo do ALAC).
  • Essa carta foi enviada em resposta à carta enviada por Cherine Chalaby, membro da diretoria da ICANN, em nome do comitê do programa de novos gTLDs da diretoria da ICANN, em relação à inclusão de membros da comunidade nos painéis de avaliação de prioridade da comunidade (CPE), que são ou foram estabelecidos pela Unidade de Inteligência Econômica (EIU).

Mais informações

Contato da equipe

Matt Ashtiani, especialista em políticas


18. Comunidade At-Large se expande para 161 estruturas At-Large

Visão rápida

O ALAC certificou duas organizações como Estruturas At-Large (ALSes): ISOC Nigéria e ISOC Somália. Essas duas ALSes expandem a diversidade regional da comunidade At-Large, que representa milhares de usuários finais de Internet. Com a adição dessas duas novas organizações, o número de ALSes credenciadas agora chega a 161.

Acontecimentos recentes

O ALAC votou pelo credenciamento do ISOC Nigéria e do ISOC Somália como ALSes de estruturas At-Large. O processo de certificação incluiu a averiguação de antecedentes realizada pela equipe da ICANN e as recomendações regionais fornecidas pela Organização Regional Africana At-Large (AFRALO).

Informações adicionais sobre as novas estruturas At-Large:

O ISOC Nigérialocaliza-se em Port Harcourt, Nigéria. A missão do ISOC Nigéria inclui, entre outras, facilitar e dar suporte à evolução técnica da Internet como infraestrutura de pesquisa e educação, e para estimular o envolvimento da comunidade científica, da indústria, do governo e de outros setores do trabalho humano na evolução da Internet.  Essa organização será uma ALS na AFRALO.

O ISOC Somália localiza-se em Mogadishu, Somália. A missão do ISOC Somália é buscar a geração de ideias e a cooperação para o crescimento e o avanço da Internet e suas aplicações entre a comunidade somaliana de ICT, com foco na localização desses esforços, contribuindo também com os objetivos maiores da Sociedade da Internet. Essa organização será uma ALS na AFRALO.

Histórico

Um dos pontos fortes da comunidade At-Large é que ela incorpora as visões de um conjunto de organizações globalmente diversificadas de usuários finais de Internet, ou ALSes, organizadas dentro de cinco RALOs. As visões dessas organizações básicas são coletadas por meio de um processo interno de desenvolvimento de políticas aberto e voltado ao consenso, e são representadas pelos documentos oficiais do ALAC.

Mais informações

Contato da equipe

Silvia Vivanco, Gerente de assuntos regionais At-Large


19. ALAC apoia Cúpula do Brasil em 2014 e Cúpula de Montevidéu

Visão rápida

No dia 19 de outubro de 2013, o ALAC enviou ao presidente e CEO da ICANN,Fadi Chehadé, uma carta apoiando a Cúpula do Brasil planejada para abril de 2014 como anunciado pelapresidente do Brasil Dilma Rousseff, bem como a recente declaração de Montevidéu assinada pelos líderes de Internet. O ALAC parabenizou o Sr.Chehadé por tomar medidas em relação às recomendações dadas em 2012 no White paper R3 do ALAC: "Tornando a ICANN relevante, com capacidade de resposta e respeitada"

Acontecimentos recentes

O ALAC observou seu apoio total à Cúpula do Brasil planejada para 2014, bem como à declaração de Montevidéu. O ALAC informou ao presidente e CEO da ICANN, Fadi Chehadé, que a comunidade global At-Large espera contribuir ativamente com a Cúpula e ofereceu sua ajuda e apoio na criação de um evento realmente diversificado, inclusivo e significativo.

Mais informações

Contato da equipe

Equipe At-Large da ICANN


GAC

20. GAC se prepara para a reunião de Buenos Aires

Visão rápida

Na próxima reunião pública da ICANN em Buenos Aires, o GAC se reunirá pessoalmente para discutir problemas de políticas públicas relacionadas a áreas de trabalho contínuo da ICANN. O GAC se concentrará, entre outros assuntos, na implementação de recomendações de proteções de novos gTLDs feitas em Pequim, bem como em discussões relacionadas às recomendações preliminares da ATRT2.  O GAC se reunirá com a diretoria da ICANN, bem como com outras constituintes durante a semana.

Histórico

A ICANN recebe opiniões dos governos por meio do GAC. O GAC desempenha um papel chave ao dar assessoramento à ICANN sobre assuntos de políticas públicas, especialmente onde pode haver a interação entre as atividades ou políticas da ICANN e as leis nacionais ou os tratados internacionais. O GAC realiza habitualmente três reuniões anuais, simultaneamente com as reuniões públicas da ICANN, e nesse âmbito discute questões com a diretoria da ICANN, suas Organizações de Apoio, Comitês Consultivos e outros grupos. O GAC também pode discutir questões entre reuniões com a diretoria em reuniões presenciais ou por teleconferência.

Mais informações

Contato da equipe

Olof Nordling, Contato do GAC

Jeannie Ellers, Gerente, coordenação do GAC


RSSAC

21. Reunião do IETF 88

O novo RSSAC realizou uma reunião no IETF 88 em Vancouver, Canadá. Entre os itens para discussão, estava uma atualização sobre as expectativas de serviço dos servidores raiz (RSSAC 001) e recomendações sobre medidas do sistema de servidor raiz (RSSAC 002); esses dois documentos estão próximos da publicação. O Executivo também estabeleceu um comitê de afiliação para resolver as questões restantes sobre a formação de convenções de RSSAC.


22. Buenos Aires e além

O RSSAC não fará reuniões formais em Buenos Aires. Vários membros do Executivo estarão participando e planejaram sessões com a diretoria, o GAC e a ATRT2. O RSSAC espera realizar uma reunião completa na ICANN 49 em Cingapura.

Contato da equipe

Barbara Roseman, diretora de políticas e analista técnica

policy-update-nov13-pt.pdf  [238 KB]

Domain Name System
Internationalized Domain Name ,IDN,"IDNs are domain names that include characters used in the local representation of languages that are not written with the twenty-six letters of the basic Latin alphabet ""a-z"". An IDN can contain Latin letters with diacritical marks, as required by many European languages, or may consist of characters from non-Latin scripts such as Arabic or Chinese. Many languages also use other types of digits than the European ""0-9"". The basic Latin alphabet together with the European-Arabic digits are, for the purpose of domain names, termed ""ASCII characters"" (ASCII = American Standard Code for Information Interchange). These are also included in the broader range of ""Unicode characters"" that provides the basis for IDNs. The ""hostname rule"" requires that all domain names of the type under consideration here are stored in the DNS using only the ASCII characters listed above, with the one further addition of the hyphen ""-"". The Unicode form of an IDN therefore requires special encoding before it is entered into the DNS. The following terminology is used when distinguishing between these forms: A domain name consists of a series of ""labels"" (separated by ""dots""). The ASCII form of an IDN label is termed an ""A-label"". All operations defined in the DNS protocol use A-labels exclusively. The Unicode form, which a user expects to be displayed, is termed a ""U-label"". The difference may be illustrated with the Hindi word for ""test"" — परीका — appearing here as a U-label would (in the Devanagari script). A special form of ""ASCII compatible encoding"" (abbreviated ACE) is applied to this to produce the corresponding A-label: xn--11b5bs1di. A domain name that only includes ASCII letters, digits, and hyphens is termed an ""LDH label"". Although the definitions of A-labels and LDH-labels overlap, a name consisting exclusively of LDH labels, such as""icann.org"" is not an IDN."