Skip to main content
Resources

ATUALIZAÇÃO DE POLÍTICA | Volume 14, edição 8 – agosto de 2014

Esta página também está disponível em:

PDF Version [440 KB]

https://www.icann.org/resources/pages/update-2014-02-20-en

CONTENTS:

Na ICANN

  1. Uma Nota de David Olive — Avaliando a ATLAS II e Aguardando o IGF de Istambul
  2. Assuntos Atualmente Abertos para Comentários Públicos

ASO

  1. Discussões sobre a Política de Recursos Numéricos de Registros Regionais da Internet

GNSO

  1. Início da Revisão da GNSO — Ferramenta de Avaliação 360 é Lançada para Coletar Opiniões e Perspectivas da Comunidade

At-Large

  1. At-Large Busca Feedback sobre a Declaração da 2ª ATLAS
  2. Reunião Mensal de RALOs
  3. Atividades de Desenvolvimento de Políticas — Final de Julho ao Início de Agosto de 2014
  4. Comunidade At-Large se Expande para 181 Estruturas At-Large

GAC

  1. Fórum Aberto do GAC no IGF Será Realizado em 2 de Setembro em Istambul

RSSAC

  1. RSSAC Estabelece Dois Grupos de Trabalho

Leia no idioma de sua preferência

A Atualização de Política da ICANN está disponível nos seis idiomas oficiais das Nações Unidas. A Atualização de Política é publicada no site da ICANN e está disponível por meio da assinatura on-line. Para receber a Atualização na sua caixa de entrada todos os meses, acesse a página de inscriçãoda ICANN, informe o seu endereço de e-mail e selecione "Policy Update" (Atualização de Política) para se inscrever. O serviço é gratuito.

Declaração de Propósito daAtualização de Política da ICANN

Envie perguntas, comentários e sugestões para: policyinfo@icann.org.

Organizações de Apoio a Políticas e Comitês Consultivos

Organização de Apoio a Endereços ASO
Organização de Apoio a Nomes de Domínio com Código de País ccNSO
Organização de Apoio a Nomes Genéricos GNSO
Comitê Consultivo At-Large ALAC
Comitê Consultivo para Assuntos Governamentais GAC
Comitê Consultivo do Sistema de Servidores Raiz RSSAC
Comitê Consultivo de Segurança e Estabilidade SSAC

Na ICANN

1. Uma Nota de David Olive — Avaliando a ATLAS II e Aguardando o IGF de Istambul

Declaração da ATLAS II é Aberta para Opiniões

Durante o ICANN 50, a comunidade At-Large reuniu 150 Estruturas At-Large (ALSs) de 70 países para a Segunda Cúpula At-Large. A "ATLAS II" foi realizada para fortalecer a estrutura ascendente do modelo de múltiplas partes interessadas por meio do desenvolvimento de capacidade e conhecimento da comunidade At-Large e para promover ainda mais o envolvimento da comunidade At-Large na ICANN.

Os representantes de ALSs exploraram o tema "Internet Global: A Perspectiva do Usuário" ao longo da semana. Seu trabalho resultou em uma declaração com 43 recomendações e 10 observações. Agora, a comunidade At-Large convidará toda a comunidade da ICANN para fornecer feedback sobre a declaração. Os detalhes para enviar opiniões estão disponíveis nesta edição da Atualização de Política (consulte At-Large Busca Feedback sobre a Declaração da 2ª ATLAS). Espero que todos estejam dispostos a compartilhar seus pontos de vista.

Aproxima-se a Data do IGF 2014

Faltam apenas algumas semanas para a abertura do 9º Fórum de Governança da Internet (IGF) anual em Istambul, na Turquia. O IGF 2014 será realizado em um momento significativo para a governança global da Internet, reunindo partes interessadas do mundo todo para explorar oito temas.

Ao longo do último ano, tive o privilégio de atuar como o gerente geral do escritório central da ICANN em Istambul, aumentando nossa presença e interagindo de maneira mais direta e eficiente com as partes interessadas da Europa, Oriente Médio e África.

Este ano o IGF será realizado de 2 a 5 de setembro e permitirá que eu exerça minhas funções de gerenciamento de escritório e de políticas. Istambul é uma cidade maravilhosa preenchida por séculos de história, uma cultura fascinante e uma comida tradicional deliciosa, bem como um setor de ICT em expansão. A anfitriã perfeita para um evento tão importante como esse.

Eu e a incrível equipe da ICANN em Istambul estamos ansiosos para dar as boas-vindas às partes interessadas da ICANN e aos membros de toda a comunidade da Internet na Turquia para o IGF 2014.

Atenciosamente,

David Olive
Vice-presidente, Apoio ao Desenvolvimento de Políticas
Gerente geral, Escritório Central da ICANN Istambul


2. Assuntos Atualmente Abertos para Comentários Públicos

Dois períodos de comentários públicos estão abertos atualmente sobre questões de interesse para a comunidade da ICANN. Participe agora para compartilhar suas opiniões sobre os seguintes tópicos:

Introdução de Nomes de Domínio de Dois Caracteres para .DEALS, XN-FJQ720A, .CITY, .XYZ, .COLLEGE, .GOP, .TRADE, .WEBCAM, .BID, .HEALTHCARE, .WORLD, .BANDQuatro registros representando 12 TLDs solicitaram que a ICANN liberasse certos rótulos de dois caracteres. A Política de Avaliação de Serviços de Registros requer que essas propostas sejam disponibilizadas para comentários públicos. O período de comentários termina no dia 29 de julho; o período de respostas termina no dia 20 de agosto.

Introdução de Nomes de Domínio de Dois Caracteres para .LUXURY, .WANG, XN--3BST00M, XN--6QQ986B3XL, XN--CZRU2D, XN--45Q11C, .BUILD, .REN, .PIZZA, .RESTAURANT, .GIFTS, .SARL, XN--55QX5D, XN--IO0A7I e 20 TLDs associados à Top Level Domain Holdings LimitedSete registros representando 34 TLDs solicitaram que a ICANN liberasse certos rótulos de dois caracteres. A Política de Avaliação de Serviços de Registros requer que essas propostas sejam disponibilizadas para comentários públicos. O período de respostas termina no dia 4 de setembro.

A qualquer momento, a lista completa das questões abertas para comentários públicos, bem como fóruns de comentários públicos encerrados e arquivados recentemente, pode ser encontrada na página da Web para Comentários Públicos.

A equipe também mantém uma página para ajudar a prever possíveis oportunidades "futuras" para comentários públicos. Essa página (página "Public Comments - Upcoming" [Comentários Públicos - Futuros]) fornece informações sobre possíveis oportunidades futuras para comentários públicos. A página é atualizada após cada Encontro Público da ICANN para ajudar as pessoas e a comunidade a definir prioridades e planejar suas futuras cargas de trabalho.


ASO

3. Discussões sobre a Política de Recursos Numéricos de Registros Regionais da Internet

Resumo

Cada um dos cinco RIRs (Registros Regionais da Internet) tem uma página Web que lista propostas de políticas de números da Internet sendo discutidas em suas respectivas regiões demográficas. As discussões sobre políticas de números da Internet são realizadas em listas abertas de e-mail sobre políticas e em Encontros Públicos sobre Políticas (as informações sobre listas e encontros são fornecidas).

Esta é uma amostra de algumas discussões sobre políticas de números, entre outros, realizadas pelas listas de e-mail sobre políticas dos RIRs este mês.

AFRINIC
Página de propostas

Houve uma ampla discussão sobre uma proposta (AFRINIC AFPUB-2014-GEN-002-DRAFT-01) que limitaria o tamanho do espaço de endereços IPv4 que os provedores de serviço de Internet da região da AFRINIC poderiam usar fora da região da AFRINIC.

APNIC
Página de propostas

Maemura Akinori, presidente do Conselho Executivo do APNIC, afirmou que um conjunto de perguntas foi adicionado à Pesquisa do APNIC de 2014, de modo que os membros da comunidade pudessem fornecer seus pontos de vista sobre as medidas de responsabilidade do APNIC. A pesquisa foi realizada em julho.

ARIN
Página de propostas

Houve uma discussão sobre uma proposta de transferência do ASN (Número de Sistemas Autônomos) entre RIRs (Draft Policy ARIN-2014-15: Allow Inter-RIR ASN Transfers [Versão Preliminar de Política ARIN-2014-15: Permitir Transferências de ASN entre RIRs]). Foi levantado um receio quanto ao impacto de transferências desse tipo no sistema de RPKI (Recursos de Infraestrutura de Senha Pública) (um sistema que ajuda a proteger o roteamento da Internet).

LACNIC
Página de propostas

O ex-presidente do LACNIC, Raul Echeberria, começou a fazer um blog.

RIPE
Página de propostas

Houve uma discussão sobre alterar a "última política /8" a fim de permitir que algumas organizações obtivessem um pequeno bloco adicional de espaço de IPv4.

Próximas etapas — futuros encontros

O AFRINIC 21 será realizado nas Ilhas Maurício, de 22 a 28 de novembro de 2014.
O APNIC 38 será realizado em Brisbane, Austrália, de 9 a 19 de setembro de 2014.
O ARIN 34 será realizado em Baltimore, Maryland, de 9 a 10 de outubro de 2014 (o NANOG 62 será de 6 a 8 de outubro de 2014).
O LACNIC 22 será realizado em Santiago, Chile, em outubro de 2014.
O RIPE 69 será realizado em Londres, de 3 a 7 de novembro de 2014.

Mais informações

Contato da equipe

Carlos Reyes, analista de políticas sênior


GNSO

4. Início da Revisão da GNSO — Ferramenta de Avaliação 360 é Lançada para Coletar Opiniões e Perspectivas da Comunidade

Resumo

A Revisão de 2014 da GNSO teve início com a publicação de uma ferramenta para a Pesquisa de Avaliação 360. A Avaliação 360 é um novo componente da estrutura de revisões organizacionais da ICANN. Ela foi projetada para coletar dados, opiniões e observações para um examinador independente (nesse caso, a Westlake Governance) e poderá ajudar o examinador a se concentrar em certas áreas de interesse ou preocupação durante o processo de revisão, ao mesmo tempo em que também pode ajudar a informar futuros esforços para o autoaprimoramento da GNSO. Participe desta pesquisa e faça sua voz ser ouvida.

Histórico

A GNSO tem uma função importante. Ela é responsável por desenvolver e recomendar à Diretoria da ICANN políticas significativas relacionadas aos domínios de primeiro nível genéricos.

A Revisão da GNSO faz parte do compromisso da ICANN de aprimoramento contínuo, responsabilidade e transparência. Ela usa mecanismos e medidas para manter a confiança pública na viabilidade, na confiabilidade e na responsabilidade da ICANN.

O Estatuto da ICANN (consulte o Artigo IV, Seção 4) requer que suas várias estruturas, inclusive a GNSO, passe por uma revisão a cada cinco anos. O objetivo da revisão é avaliar a eficiência organizacional da GNSO, reconhecer áreas que estão trabalhando bem, identificar áreas que precisam de aprimoramento e promover mudanças necessárias.

A qualidade, a validade e a aceitação da Revisão da GNSO e dos aprimoramentos resultantes dependem de os membros da comunidade fornecerem feedback relevante e útil de um grupo representativo e diversificado de pessoas. Esta é uma das bases do modelo ascendente de múltiplas partes interessadas da ICANN.

Como o resultado de um diálogo saudável entre avaliadores e contribuidores da comunidade, a Avaliação 360 foi projetada para ser um ferramenta on-line fácil de usar para a comunidade da GNSO, outras estruturas da ICANN e membros da comunidade, bem como a Diretoria e a equipe, a fim de fornecer um precioso feedback para o examinador independente.

O link da Avaliação 360 permanecerá aberto até 10 de setembro de 2014 23:59 UTC.

Mais informações

Contato da equipe

Marika Konings, diretora sênior, Apoio ao Desenvolvimento de Políticas


At-Large

5. At-Large Busca Feedback sobre a Declaração da 2ª ATLAS

Resumo

A comunidade At-Large está agora buscando feedback da comunidade sobre a Declaração da ATLAS II. Esse importante produto da Segunda Cúpula At-Large (ATLAS II) é dedicado aos trabalhos da comunidade At-Large após a ATLAS II, garantindo, assim, que a perspectiva do usuário seja colocada no cerne das atividades da ICANN.

Acontecimentos recentes

A ATLAS II foi realizada concomitantemente com o 50º encontro da ICANN em Londres, em junho, e atraiu quase 150 Estruturas At-Large de 70 países.

Representando os usuários finais da Internet do mundo todo, as ALSs reuniram-se para criar redes de relacionamentos, aprender, discutir, ensinar e influenciar a política da ICANN sobre o tema "Internet Global: A Perspectiva do Usuário".

A Declaração da ATLAS II contém 43 "Recomendações" para a Diretoria da ICANN, grupos de partes interessadas e o ALAC sobre maneiras para melhorar suas práticas. Ela também inclui 10 "Observações" sobre a comunidade da Internet em geral.

Próximas etapas

Faça o download de uma cópia da Declaração da ATLAS II no site da ATLAS II.

Se tiver comentários, sugestões ou opiniões sobre a Declaração da ATLAS II, envie seu feedback para atlas2comments@icann.org.

Mais informações

O ATLAS II website contém informações adicionais sobre as atividades e os resultados da ATLAS II.

Contato da equipe

Heidi Ullrich, diretora sênior do At-Large


6. Reunião Mensal de RALOs

Resumo

Após o encontro frente a frente da ATLAS II (Segunda Cúpula At-Large) durante o Encontro ICANN 50 em Londres, as RALOs (Organizações Regionais At-Large) da comunidade At-Large deram início a vários grupos de trabalho para executar a implementação de decisões tomadas durante suas Assembleias Gerais. Tomando essas medidas, as RALOs esperam agilizar os processos, facilitar ainda mais as discussões entre seus membros e melhorar o foco das estratégias para obter resultados mais satisfatórios e otimizar a participação do usuário final da Internet no modelo de múltiplas partes interessadas da ICANN.

Acontecimentos recentes

  • AFRALO — Revisão das ROPs (Regras de Procedimento)

Um novo grupo de trabalho foi formado para começar a analisar os Princípios Operacionais da AFRALO 2009 com o objetivo de atualizar as regras e harmonizá-las com as Regras de Procedimento do ALAC 2013, levando em consideração as realidades enfrentadas atualmente pelo ALAC e pela comunidade At-Large. A adoção de modificações a essas regras é um trabalho ascendente, com a participação direta de membros das Estruturas At-Large (ALSs) da AFRALO.

  • APRALO — Versão Preliminar da APRALO – Estratégia do Escritório Central da APAC

Os membros da APRALO estão debatendo sobre a versão preliminar do documento da APRALO/ICANN sobre a ESTRUTURA PILOTO DO ESCRITÓRIO CENTRAL DA APAC preparado pela equipe do escritório de Participação Global de Partes Interessadas da Ásia.

Os objetivos da estratégia são identificar situações de sinergia e áreas de foco entre a APRALO e o Escritório Central da ICANN na APAC a fim de determinar as prioridades, as iniciativas e a colaboração, bem como melhorar a participação da sociedade civil nas Estratégias Regionais da ICANN. A região da APRALO planeja fornecer seus comentários no dia 31 de agosto.

  • Participação dos membros da EURALO no ICANN-StudienKreis

Os membros da EURALO participarão do 14º Encontro do ICANN-Studienkreis que será realizado nos dias 28 e 29 de agosto de 2014, em Sófia, Bulgária.

Vários membros da EURALO participaram da European Summer School on Internet Governance entre 27 de julho e 2 de agosto de 2014, em Meissen, Alemanha.

  • Grupos de Trabalho de ccTLDs e Governança da LACRALO

Os membros da LACRALO reativaram o Grupo de Trabalho de Governança. O grupo é responsável por revisar e estudar os atuais Princípios Operacionais e as Regras de Procedimentos da LACRALO. O grupo estudará os seguintes documentos apresentados na Assembleia Geral da LACRALO em Londres 2014: 1) "Proposal for amendment of LACRALO Operating Principles" ("Proposta para correção dos Princípios Operacionais da LACRALO") e 2) "Procedure to improve the participation of ALSes within ICANN" ("Procedimento para melhorar a participação de ALSs na ICANN").

Esse grupo de trabalho também avaliará as métricas e posteriormente elaborará recomendações para os ALSs da LACRALO. Alguns objetivos específicos deste grupo de trabalho serão criar áreas temáticas na LACRALO para estudar as necessidades específicas da região e criar critérios para a participação da LACRALO no ecossistema da Internet (ou seja, IGFs regionais, IGFs globais, LACNIC, /1net, etc.).

O grupo de trabalho de ccTLDs está trabalhando na criação de um ponto de vista unificado sobre assuntos relacionados a ccTLDs na região. Alguns objetivos específicos do grupo são acompanhar o trabalho da ccNSO e comentar sobre isso quando apropriado; criar um mapa com cada país e demonstrar sua relação com ccTLDs; debater e documentar sobre um ponto de vista da América Latina/Caribe sobre as políticas de ccTLDs e promover o desenvolvimento de capacidades relacionadas a questões de ccTLDs em geral.

  • NARALO organiza seu Evento de Divulgação no ICANN 51

A NARALO deu início aos preparativos para o Evento de Divulgação da NARALO que será realizado no 51º encontro da ICANN, em Los Angeles. Consulte o Espaço de trabalho para obter detalhes.

Contato da equipe

Silvia Vivanco, gerente, Assuntos Regionais At-Large


7. Atividades de Desenvolvimento de Políticas — Final de Julho ao Início de Agosto de 2014

Resumo

O ALAC manteve seu ritmo regular ao elaborar Declarações em resposta aos Comentários Públicos da ICANN. Entre o final de julho e o começo de agosto, o ALAC enviou duas recomendações de políticas.

Acontecimentos recentes

Declaração do ALAC sobre o Relatório: Apoiando o Setor de Nomes de Domínio em Regiões Desfavorecidas

  • O ALAC apoia o conceito de promover o DNI (Setor de Nomes de Domínio) em regiões desfavorecidas, mas observa que simplesmente aumentar o DNI sem aumentos correspondentes na demanda não ajudará em nada.
  • A evolução de programas de DNS deve aderir aos seguintes princípios: 1) enquanto a penetração do DNI é promovida, os padrões dos fornecedores não podem ser reduzidos; 2) programas de educação em todos os níveis são essenciais; 3) os processos para tornar-se um registrador devem ser esclarecidos e simplificados com treinamento e suporte; 4) as demandas impostas sob os registradores devem ser razoavelmente baseadas no custo de vida local e nas restrições financeiras relacionadas; 5) a segunda rodada de novos gTLDs deve dar preferência a solicitantes de economias em desenvolvimento e realizar um programa de divulgação a fim de garantir melhor entendimento; e 6) suportes técnicos e legais devem ser fornecidos para os solicitantes de novos gTLDs em regiões desfavorecidas.

Declaração do ALAC sobre a Aceitação Universal do Roteiro Preliminar de TLDs

  • A Aceitação Universal é muito importante para manter a confiança pública no Ecossistema de Nomes de Domínio em evolução e para facilitar a participação de mais setores da população mundial.
  • O ALAC reconhece a dedicação da ICANN para lançar o roteiro preliminar, pois ele trará benefícios importantes para as comunidades de usuários finais.
  • O ALAC reitera a importância de garantir que existam interações frequentes e desimpedidas entre o grande número de partes interessadas que trabalham juntas para alcançar a Aceitação Universal.
  • O ALAC recomenda a criação de um mecanismo intermediário entre comunidades que não apenas facilite as interações de partes interessadas, mas também permita a retenção organizacional de assuntos e aprendizado.
  • O ALAC recomenda o monitoramento do progresso da UAI (Iniciativa de Acesso Universal) com base em indicadores identificados conjuntamente.
  • O ALAC reitera a necessidade de haver uma promoção contínua junto a todas as comunidades de partes interessadas, particularmente as comunidades de usuários finais, para a disseminação de informações sobre a Aceitação Universal.
  • O ALAC recomenda que a ICANN explore o uso de mecanismos que permitam uma validação rápida de TLDs, de modo a melhorar a confiança do usuário final.
  • O ALAC sugere que os trabalhos de promoção e de divulgação voltados para os usuários finais precisam ser realizados mediante consulta com a comunidade At-Large.

Próximas etapas

Mais informações

Página de desenvolvimento de políticas do At-Large

Contato da equipe

Xinyue (Ariel) Liang, coordenadora de políticas do At-Large


8. Comunidade At-Large se expande para 181 estruturas At-Large

O ALAC certificou três novas organizações como Estruturas At-Large (ALSs): Open Source Foundation for Nigeria (OSFON), ISOC Chade, ISOC Ilhas Maurício. Essas novas ALSs expandem a diversidade regional da comunidade At-Large, que representa milhares de usuários finais de Internet. Com a adição dessas novas organizações, o número de ALSs credenciadas já chega a um total de 181.

As votações relacionadas às solicitações do Instituto Panameño de Derecho y Nuevas Tecnologías (LACRALO) e da Online News Association (NARALO) terão início esta semana.

A equipe da ICANN está atualmente aguardando um Conselho Regional da liderança da AFRALO quanto ao solicitante Our Rights, e da liderança da NARALO quanto à Online News Association.

Três outras organizações também estão passando pela averiguação de antecedentes. ISOC África do Sul da região de Gauteng, Internauta Colombia e ISOC Gâmbia.

Acontecimentos recentes

O ALAC votou pela certificação da OSFON, ISOC Chade e ISOC Ilhas Maurício como Estruturas At-Large. O processo de certificação incluiu a averiguação de antecedentes realizada pela equipe da ICANN e as recomendações regionais fornecidas pelas Organizações Regionais At-Large relevantes (nesses casos, a AFRALO).

Informações adicionais sobre as novas Estruturas At-Large:

A Open Source Foundation for Nigeria está localizada em Abuja, Nigéria. Sua missão é promover e ensinar as pessoas com poder de decisão de governos, da comunidade acadêmica, de ONGs, de empresas e cidadãos sobre as vantagens de usar o Sistema Operacional Linux, aplicativos gratuitos e de código aberto, bem como o padrão aberto. Essa organização será uma ALS na AFRALO.

A ISOC Chade está localizada em Salam, Chade. Essa organização tem como objetivo promover o uso da Internet no Chade, e trabalhar em prol de sua acessibilidade, incentivar a participação na ISOC e organizar cada vez mais sessões de treinamento voltadas para todos os níveis de usuários da Internet. Essa organização será uma ALS na AFRALO.

A ISOC Ilhas Maurício está localizada em Curepipe, Ilhas Maurício. A missão dessa ALS é promover o desenvolvimento aberto, a evolução e o uso da Internet para o benefício de todas as pessoas em todo o mundo.

Histórico

Um dos pontos fortes da comunidade At-Large é que ela incorpora os pontos de vista de um conjunto de organizações globalmente diversificadas de usuários finais da Internet, ou ALSs, organizadas em cinco RALOs. Os pontos de vista dessas organizações básicas são coletados por meio de um processo interno, hierárquico e motivado pelo consenso e são representados nos documentos oficiais do ALAC.

Mais informações

Contato da equipe

Nathalie Peregrine, apoio a equipes de políticas para o At-Large


GAC

9. Fórum Aberto do GAC no IGF Será Realizado em 2 de Setembro em Istambul

Resumo

Em 2 de setembro, o GAC realizará sua segunda sessão de "Fórum Aberto do GAC", no IGF (Fórum de Governança da Internet) em Istambul.

Acontecimentos recentes

Com o objetivo de informar a comunidade sobre o GAC e seus métodos de trabalho, o GAC realizará sua segunda sessão de Fórum Aberto, desta vez no Fórum de Governança da Internet em Istambul. Incorporando feedback da primeira sessão no ICANN 50 em Londres, realizado em junho, a sessão de 2 de setembro será mais longa e permitirá mais tempo para perguntas e discussão.

O Fórum Aberto do GAC é fruto de uma recomendação da ATRT2 (Equipe de Revisão de Responsabilidade e Transparência 2).

Próximas etapas

A sessão de Fórum Aberto do GAC será realizada no Centro Internacional de Convenções e Exposições de Lutfi Kirdar, em Istambul, na Sala 9, terça-feira, 2 de setembro das 9h às 10h30 UTC (11h às 12h30 EEST). O IGF oferece participação remota para muitas sessões.

Histórico

A ICANN recebe opiniões dos governos por meio do GAC. O GAC conta com 141 governos como membros e 31 IGOs (Organizações Intergovernamentais) como observadores. Espera-se que esses números aumentem. A principal função do GAC é fornecer conselhos à ICANN sobre assuntos de políticas públicas, especialmente em situações em que possa haver uma interação entre as atividades ou as políticas da ICANN e as leis nacionais ou contratos internacionais. O GAC normalmente se reúne três vezes por ano nos Encontros Públicos da ICANN para discutir questões com a Diretoria da ICANN, Organizações de Apoio, Comitês Consultivos e outros grupos. O GAC também pode discutir com a Diretoria em outros momentos, em reuniões presenciais ou por teleconferência.

Mais informações

Contato da equipe

Olof Nordling, diretor sênior, Relações do GAC

Julia Charvolen, coordenadora, Serviços do GAC


RSSAC

10. RSSAC Estabelece Dois Grupos de Trabalho

Resumo

No seu encontro de 20 de julho de 2014, o RSSAC formou dois grupos de trabalho para concluir seu trabalho em documentos que aguardavam publicação.

Acontecimentos recentes

Durante seu encontro de 10 de julho de 2014, o RSSAC aprovou as declarações de escopo para dois documentos que aguardam publicação: "Service Expectations of Root Servers" ("Expectativas de Serviços de Servidores Raiz"), ou "RSSAC 001", e "Measurements of the Root Server System" ("Medições do Sistema de Servidor Raiz"), ou "RSSAC 002". Esses documentos de escopo foram, em seguida, distribuídos entre os membros da Comissão do RSSAC solicitando líderes e voluntários para formar um grupo de trabalho para cada documento. O RSSAC nomeou esses dois grupos de trabalho em 20 de julho de 2014.

Próximas etapas

O Grupo de Trabalho do RSSAC 001 e o Grupo de Trabalho do RSSAC 002 agora darão início aos trabalhos para finalizar seus respectivos documentos para publicação. Os grupos de trabalho colocaram como meta o dia 24 de novembro de 2014 para a conclusão do trabalho.

Mais informações

Contato da equipe

Carlos Reyes, analista de políticas sênior

Steve Sheng, diretor de Apoio ao Desenvolvimento de Consultorias do RSSAC e do SSAC

policy-update-aug14-pt.pdf  [439 KB]

Domain Name System
Internationalized Domain Name ,IDN,"IDNs are domain names that include characters used in the local representation of languages that are not written with the twenty-six letters of the basic Latin alphabet ""a-z"". An IDN can contain Latin letters with diacritical marks, as required by many European languages, or may consist of characters from non-Latin scripts such as Arabic or Chinese. Many languages also use other types of digits than the European ""0-9"". The basic Latin alphabet together with the European-Arabic digits are, for the purpose of domain names, termed ""ASCII characters"" (ASCII = American Standard Code for Information Interchange). These are also included in the broader range of ""Unicode characters"" that provides the basis for IDNs. The ""hostname rule"" requires that all domain names of the type under consideration here are stored in the DNS using only the ASCII characters listed above, with the one further addition of the hyphen ""-"". The Unicode form of an IDN therefore requires special encoding before it is entered into the DNS. The following terminology is used when distinguishing between these forms: A domain name consists of a series of ""labels"" (separated by ""dots""). The ASCII form of an IDN label is termed an ""A-label"". All operations defined in the DNS protocol use A-labels exclusively. The Unicode form, which a user expects to be displayed, is termed a ""U-label"". The difference may be illustrated with the Hindi word for ""test"" — परीका — appearing here as a U-label would (in the Devanagari script). A special form of ""ASCII compatible encoding"" (abbreviated ACE) is applied to this to produce the corresponding A-label: xn--11b5bs1di. A domain name that only includes ASCII letters, digits, and hyphens is termed an ""LDH label"". Although the definitions of A-labels and LDH-labels overlap, a name consisting exclusively of LDH labels, such as""icann.org"" is not an IDN."