ICANN Blogs

Read ICANN Blogs to stay informed of the latest policymaking activities, regional events, and more.

Política Comunitária de Combate ao Assédio

10 April 2017
By

O Conselho da ICANN aprovou por unanimidade uma resolução da ICANN58, implementando efetivamente a nova Política Comunitária de Combate ao Assédio da ICAAN que não apenas reforça os Padrões de Comportamento Esperados da ICANN, mas também dá aos membros da comunidade recursos caso eles identifiquem ou sejam vítimas de comportamentos inadequados ou de assédio.

Frequentemente, os infratores não sabem que o seu comportamento é ofensivo ou inadequado, possivelmente por causa de diferenças nas normas sociais ou culturais. É importante considerar que o comportamento pode não ser intencional ou malicioso. Por este motivo, o procedimento de queixa da Política de Combate ao Assédio começa com a opção de confrontar o infrator para resolver o problema de maneira informal. Se o comportamento for não intencional ou indesejável, simplesmente indicar que o comportamento é ofensivo ou inadequado geralmente é suficiente para causar uma mudança de comportamento, e muito possivelmente, um pedido de desculpas.

O papel dos Ouvidores em caso de comportamentos inadequados ou assédio é principal e primeiramente lidar com o problema o mais informalmente possível. Há obviamente uma escala de gravidade que deve ser considerada. Os ouvidores não tratarão um comentário inapropriado da mesma forma que uma acusação de assédio ou abuso sexual. Uma queixa pode demandar uma intervenção informal, enquanto uma segunda pode exigir envolvimento de autoridades policiais. Os ouvidores também irão considerar se o motivo da queixa é um evento único ou um comportamento recorrente.

A política também autoriza os ouvidores a impor sanções a um infrator caso seja necessário. Embora considerada uma medida de última instância, as sanções servem para lembrar os participantes da comunidade de que eles serão responsabilizados pelas suas ações e poderá haver consequências impostas. Com vasta experiência em treinamento e implementação de políticas voltadas para o combate ao assédio, eu compreendo não apenas o impacto que o assédio causa em uma organização, mas ainda mais importante, o impacto geralmente devastador que ele tem sobre sua vítima. Não há espaço para assédio, coação ou qualquer outra forma de comportamento inadequado no mundo atual.

É importante observar que a equipe da ICANN (funcionários e terceirizados) são abrangidos pelas políticas internas de combate ao assédio, e os ouvidores não possuem jurisdição.

Para encerrar, eu gostaria de lembrar a todos novamente de agir de modo profissional, aceitar a diversidade e os direitos humanos, e sobretudo, tratar todos com respeito. Juntos, nós podemos fazer da ICAAN um ambiente seguro e livre de assédio para todos.

Authors

Herb Waye

Herb Waye

ICANN Ombudsman