ICANN Blogs

Read ICANN Blogs to stay informed of the latest policymaking activities, regional events, and more.

Denúncia de assédio recebida pelo Ombudsman no ICANN59

11 August 2017
By

Estou escrevendo esta publicação porque recebi uma denúncia que já foi resolvida com um pedido de desculpas.

A denúncia me incomodou porque envolvia incidentes antigos, que aconteceram antes do nascimento da maioria de nós. Não vou entrar em detalhes, mas essa denúncia envolvia: a) comportamentos percebidos como assédio; b) um pedido para que esses comportamentos deixassem de acontecer, que foi atendido; e c) um comentário que inflamou o incidente, chegando a um ponto em que a minha intervenção foi solicitada.

Conflitos nacionais ou internacionais, política, guerra, genocídio, racismo, machismo, religião... todos temos crenças e preconceitos transmitidos de geração para geração, desenvolvidos e influenciados pelos incidentes que acontecem no mundo hoje em dia ou uma combinação dessas duas situações.

O que isso tem a ver com a ICANN? A ICANN reúne pessoas do mundo todo e pede que elas sejam produtivas, construtivas, respeitosas, gentis e que aceitem a diversidade como um valor que fortalece a comunidade. Normalmente, isso funciona.

No entanto, as crenças e os preconceitos pessoais não são fáceis de suprimir. É preciso um esforço consciente para eliminar coisas em que acreditamos profundamente. Apesar das boas intenções de uma pessoa, os preconceitos podem se manifestar e pegar todo mundo de surpresa (ainda bem que isso não costuma acontecer).

Não podemos e não devemos perdoar comportamentos inapropriados e desrespeitosos e assédios. Todos temos opiniões, preconceitos, antipatia e até ódio, mas não há lugar para isso na nossa sociedade e muito menos na ICANN, uma organização que valoriza a diversidade e o multiculturalismo.

Peço que todos vocês se sintam à vontade para falar comigo ou com qualquer líder da comunidade ou da organização sobre esse tipo de incidente. Se vocês forem testemunhas ou vítimas de assédio ou comportamento inapropriado, a comunidade e a organização da ICANN ajudarão você para que o nosso ambiente seja seguro, respeitoso e sem assédio para todos.

Authors

Herb Waye

Herb Waye

ICANN Ombudsman