ICANN Blogs

Read ICANN Blogs to stay informed of the latest policymaking activities, regional events, and more.

Atualização mensal por Theresa Swinehart

26 September 2014
By

null

Nas últimas semanas, houve avanços importantes para garantir que os dois processos necessários para a transição das funções de administração de IANA estejam no rumo certo, alinhados e posicionados para o sucesso. Olhando para o futuro, a participação contínua e a colaboração de toda a comunidade global de várias partes interessadas será essencial para atingir nossos objetivos comuns.

O objetivo é que, daqui a um ano, a proposta seja enviada e aceita pela NTIA. O processo de transição da administração das funções da IANA continua nas mãos do Grupo de Coordenação da Transição da Administração da IANA (ICG) que, nas últimas semanas, trabalhou muito para produzir e adotar documentos importantes que orientarão seu trabalho para avançar.

Antes de seu segundo encontro presencial, depois do Fórum de Governança da Internet (IGF) em Istambul, Turquia, no dia 6 de setembro, o grupo estava trabalhando em equipe por meio de e-mails em sua lista pública, e também realizou duas reuniões virtuais. O resultado desse trabalho colaborativo foi a adoção do regulamento do grupo [PDF, 42 KB] e a seleção de sua presidente, Alissa Cooper do IETF, e vice-presidentes, Mohamed El Bashir do ALAC e Patrik Fältström do SSAC (biografias aqui). Em Istambul, o ICG finalizou e publicou RFPs para umasecretaria independente e para solicitar propostas de transição [PDF, 90 KB]. Além disso, foi adotado um cronograma esperado [PDF, 60 KB] para a transição. Os arquivos de todos os debates do ICG podem ser encontrados aqui.

O próximo encontro presencial do ICG será realizado no dia 17 de outubro, depois do ICANN 51 em Los Angeles, precedido por um encontro interativo com a comunidade no dia 16 de outubro. O grupo fornecerá mais informações sobre esses encontros quando os detalhes forem determinados.

Os 30 membros do ICG continuarão demonstrando sua determinação de trabalhar em equipe e com suas respectivas comunidades rumo à finalização da proposta de transição. Nós valorizamos sua dedicação e sei que as comunidades que eles representam também valorizam. Para ficar atualizado sobre o ICG, acesse:www.icann.org/stewardship.

A linha de aprimoramento da responsabilidade e governança da ICANN, um processo paralelo essencial para o sucesso da transição, também está em evolução.

No dia 14 de agosto, a ICANN publicou Aprimorando a responsabilidade e a governança da ICANN – Processo e próximas etapas, um processo baseado nas contribuições obtidas em um amplo período de consulta pública sobre sua versão preliminar, nos diálogos com a comunidade e no feedback da liderança das SOs/ACs/SGs. Ele explica, sob o ponto de vista organizacional, o processo para examinar os mecanismos atuais de responsabilidade da ICANN e determinar se ou como eles podem ser fortalecidos para lidar com questões sistêmicas específicas causadas pela mudança da relação histórica com os Estados Unidos.

Devido à importância do assunto, os líderes da comunidade da ICANN enviaram uma solicitação formal ao Presidente da Diretoria da ICANN, Steve Crocker, e ao Presidente e CEO, Fadi Chehadé, pedindo mais tempo para garantir o alinhamento da comunidade e a compreensão do processo proposto. Eles também enviaram uma lista deperguntas [PDF, 106 KB] buscando o esclarecimento de vários pontos do processo.

No dia 2 de setembro, após o recebimento da carta, a ICANN realizou uma reunião pública no IGF em Istambul para que os líderes das SOs/ACs/SGs, membros da comunidade e observadores globais pudessem entender melhor o processo e sua abrangência. Nessa reunião, ficou claro que era necessário mais tempo para avaliar a estrutura do processo para garantir o melhor alinhamento da comunidade desde o início dessa linha.

Respondendo à solicitação da comunidade, no dia 6 de setembro a ICANN lançou um período adicional de comentários abertos de 21 dias para resolver dúvidas sobre o projeto do Processo de Aprimoramento da Responsabilidade da ICANN, não sobre as possíveis soluções ou resultados da análise. A publicação também reiterou que o objetivo desse processo é lidar com problemas sistêmicos específicos causados pela mudança da relação histórica com os Estados Unidos, inclusive, por exemplo, testes de resistência a capturas ou aquisições internas ou externas, e proteções contra a captura em todos os níveis, que é um pré-requisito da transição da administração da IANA.

No fim do período de 21 dias, os comentários recebidos serão avaliados para determinar se resultarão em mudanças no processo de responsabilidade publicado atualmente.

Durante esse período de comentários públicos, recomendamos que você confira Aprimorando a Responsabilidade e a Governança da ICANNPerguntas Frequentes, e converse com sua comunidade sobre essas questões de responsabilidade tão importantes. Além disso, aqui [PDF, 500 KB] você encontra respostas para as perguntas feitas pelos líderes sobre o processo.

À medida que avançamos no caminho da responsabilidade como comunidade, precisamos continuar nos envolvendo no diálogo ativo para garantir nosso alinhamento. Esse momento é muito importante, pois o ICG também conta com a linha de responsabilidade para embasar seu trabalho sobre a transição da administração da IANA. Esperamos trabalhar com a comunidade para garantir a ampla participação nos respectivos processos e o acompanhamento dos debates importantes.

Enquanto isso, continue acessando o site da ICANN, siga a ICANN no Twitter ou curta a ICANN no Facebook ao longo deste mês para obter atualizações imediatas sobre esses dois processos.

-TS

Authors

Theresa Swinehart

Theresa Swinehart

SVP, Global Domains & Strategy