ICANN Blogs

Read ICANN Blogs to stay informed of the latest policymaking activities, regional events, and more.

Apresentação da Equipe de Serviços Linguísticos

24 October 2013
By Nora Abusitta

Apresentação da Equipe de Serviços Linguísticos.

Canto superior direito: Maria Vilardo;
canto superior esquerdo: Sabrina Mosquera;
canto inferior direito: Maya Smundak;
canto inferior esquerdo: Jessie Doherty

Em resposta às crescentes demandas da comunidade da ICANN, iniciamos um plano para reestruturar o Departamento de Serviços Linguísticos, que abrange a inclusão de quatro especialistas em línguas e intérpretes líderes.

Maria Vilardo (francesa), Jessie Doherty (chinesa), Sabrina Mosquera (espanhola) e Maya Smundak (russa) se juntaram à equipe da ICANN sob a supervisão de Christina Rodriguez, gerente, Departamento de Serviços Linguísticos.

Todas essas quatro especialistas em línguas foram afiliadas à ICANN por anos e são extremamente proficientes em questões de governança da Internet e seus respectivos jargões.

Entre as suas responsabilidades estão: desenvolvimento de padrões de terminologia, realização de ciclos para validação de revisão de fornecedores de tradução terceirizados, criação, manutenção e distribuição de glossários em suas línguas designadas e liderança da equipe de intérpretes como intérpretes líderes. Elas também trabalharão de perto com os membros da comunidade da ICANN para fornecer suporte linguístico em cada um de suas respectivas línguas nativas.

A comunidade da ICANN tem expressado há muito tempo a necessidade de serviços linguísticos e interpretação de qualidade. Como linguistas da ICANN, levamos muito a sério a responsabilidade de transmitir as mensagens do modo certo. Nós nos esforçamos para transmiti-las usando a mesma terminologia que as pessoas usam em seu ambiente local, setor e em sua comunidade. Esse é o ingrediente secreto da ICANN, garantindo que as pessoas em todo o mundo tenham as ferramentas de que precisam para poder se envolver, entender completamente e participar. A língua é a chave para entender culturas e, melhorando nossos serviços linguísticos, poderemos abrir a porta para uma cultura organizacional verdadeiramente global.

Nossos especialistas em línguas já estão trabalhando muito para garantir controle de qualidade em todos os produtos traduzidos fornecidos pela ICANN e nossas partes contratadas. Um dos primeiros projetos em que eles embarcaram tem o objetivo de atualizar a tradução dos termos e dos acrônimos do glossário da ICANN. Nossa equipe está trabalhando em conjunto com membros da comunidade e apresentará o glossário revisado durante uma sessão pública aberta na ICANN 48 em Buenos Aires.

Nosso objetivo é ajudar a informar as pessoas do maior número possível de regiões, culturas e perspectivas diferentes para que elas possam participar de nosso processo de modo bem-sucedido.

Esse é um princípio-chave para possibilitar o sucesso do modelo de múltiplas partes interessadas ascendente que nos define, e o motivo pelo qual os serviços linguísticos são cruciais para nossa organização.

Nora Abusitta
Vice-presidente, Programas de Responsabilidade Pública

Authors

Nora Abusitta