ICANN Blogs

Read ICANN Blogs to stay informed of the latest policymaking activities, regional events, and more.

Novidades no departamento de desenvolvimento e responsabilidade pública da ICANN

26 January 2016
By Nora Abusitta

null

Depois de uma análise do ano anterior no departamento de desenvolvimento e responsabilidade pública (DPRD) da ICANN, eu e minha equipe estamos empolgados para 2016. Cumprindo uma parte importante do plano estratégico de cinco anos aprovado pela comunidade da ICANN, trabalhamos muito para apoiar a participação de partes interessadas novas e atuais na ICANN, além de apoiar nossa equipe interna com programas, ferramentas e trabalho colaborativo para fortalecer o modelo de múltiplas partes interessadas e aumentar sua diversidade.

Em 2015, nossos programas para encontros – o Programa de Fellowship, o Dia dos Iniciantes e o NextGen@ICANN – se consolidaram ainda mais, e temos o prazer de anunciar um índice de satisfação de 97% entre os participantes entrevistados. Em 2015, também fizemos uma pesquisa para saber o que os antigos Fellows estão fazendo agora (leia aqui), e pela primeira vez um Fellow foi indicado para a Diretoria da ICANN.

Para o encontro ICANN55 em Marrakesh em março, o NextGen@ICANN terá 30 participantes e dois embaixadores. Até agora, os participantes do NextGen já entraram em departamentos e grupos de trabalho do At-Large, foram anfitriões de centrais remotas, voltaram como embaixadores do NextGen, realizaram grandes eventos em suas universidades para ajudar a divulgar a ICANN e entraram no programa de Fellowship.

Com o Programa de Fellowship, pessoas que conhecem a ICANN, mas ainda não participam totalmente da comunidade podem ir a um encontro público da ICANN com todo o apoio necessário. O programa dá a essas pessoas a oportunidade de ampliar seus conhecimentos e aprofundar seu envolvimento, participando pessoalmente e trabalhando com os outros membros da comunidade. Para fazer parte do programa, é necessário ser cidadão de um dos países classificados pelo Banco Mundial como economias de baixo ou médio rendimento ou que estejam na lista da ONU de estados em desenvolvimento em pequenas ilhas (SIDS).

No momento, estamos nos preparando para o lançamento do piloto do programa de orientação da comunidade no ICANN55. Esse programa apresenta os novos membros aos membros mais experientes dos grupos de suas comunidades na ICANN. Esse piloto servirá para desenvolver capacidade em cada grupo de partes interessadas da ICANN, estimulará o compartilhamento de habilidades e conhecimentos e formará uma estrutura autossustentável de novas gerações de voluntários e líderes. Isso faz parte de um trabalho mais amplo na ICANN para mapear e apoiar o caminho das partes interessadas de quando são iniciantes até a liderança no modelo de múltiplas partes interessadas.

Com nosso foco em apoiar a educação e a divulgação acadêmica, relançamos o ICANN Learnaprimorado no ICANN54. Essa nova plataforma tem uma interface de usuário renovada, que permite que os cursos tenham conteúdo dinâmico e facilita o acesso para quem quer fazer ou dar um curso. Agora o ICANN Learn tem 20 cursos atualizados e aproximadamente 10 cursos em vídeo em desenvolvimento. O vídeo é um recurso importante na nova plataforma. Durante um mês, foram assistidas 110 horas de vídeo em apenas um curso. Atualmente estamos analisando como expandir os recursos linguísticos em idiomas e escritas que não são oficiais da ONU, como tailandês. Também formalizamos uma abordagem aos estágios e estamos ansiosos para receber os novos estagiários nos escritórios piloto em Istambul, Cingapura, Los Angeles e Washington DC.

Com nosso foco em promover a colaboração no ecossistema da Internet, apoiamos os departamentos internos na avaliação de solicitações de patrocínio, apoiamos trabalhos complementares como os World Summit Awards e apoiamos a secretaria na iniciativa NETmundial, que criou, lançou e mantém ferramentas colaborativas e abertas, como o mapa de soluções da NETmundial e a plataforma de colaboração da NETmundial. Como resultado de nossa participação no Fórum Econômico Mundial em 2015, este é o primeiro ano de uma iniciativa de vários anos com foco em investigar e resolver desafios relacionados ao futuro da Internet.

Também estamos fazendo preparativos para o início da conversa sobre as próximas etapas relacionadas ao leilão de novos gTLDs e criamos uma Wiki que pode servir como recurso para iniciar um diálogo e explorar o interesse público dentro da área de atuação da ICANN.' Essa wiki é o resultado de meses de pesquisas e conversas dentro da ICANN e será um dos assuntos da Sessão de alto interesse no ICANN55.

Em nossa revisão de 2015, também recebemos comentários das partes interessadas sobre como podemos melhorar o trabalho existente e apoiar melhor o modelo com múltiplas partes interessadas. Começamos a responder a esses comentários através da nova abordagem do ICANN Learn e de pilotos, como o do programa de orientação da comunidade. Dentro de nosso diálogo contínuo com as partes interessadas para melhorar a programação atual, uma área específica que estamos analisando são os critérios de seleção para o Programa de Fellowship da ICANN, com o objetivo de aumentar a inclusão.

Se tiverem alguma dúvida sobre qualquer assunto mencionado ou se quiserem fazer comentários para o departamento de desenvolvimento e responsabilidade pública da ICANN, enviem um e-mail para DPRD@icann.org. Vocês também podem ver as notícias mais recentes no site da ICANN e na página do nosso programa. Esperamos os comentários de vocês.

Muito sucesso em 2016!

Authors

Nora Abusitta