ICANN 博文

敬请阅读 ICANN 的博文,了解最新政策制定活动和区域事务等等。

Quer saber mais sobre as finanças da ICANN?

2015 年 07 月 14 日
作者:

O mês de julho representa o início de um novo ano fiscal para a ICANN. Durante reunião pública em Buenos Aires, a Diretoria aprovou o Plano Operacional e Orçamento para o AF de 2016, que muitos de vocês participaram na criação. Para os que estiverem menos familiarizados com o plano, eu aconselho sua leitura e análise, já que ele contém informações detalhadas, incluindo uma lista de projetos com os recursos alocados para o AF16 (01 de julho de 2015 a 30 de junho de 2016).

Com relação ao ano fiscal de 2015, finalizado alguns dias atrás em 30 de junho, nossa próxima Convocação Trimestral das Partes Interessadas está agendada para as 14:00 (UTC) do dia 20 de agosto, quando apresentaremos as atividades do Quarto Trimestre do AF15, incluindo uma visão geral sobre os balanços financeiros não auditados para todo o ano fiscal. Esta é uma grande oportunidade para compreender a situação financeira da ICANN e encaminhar quaisquer dúvidas no segmento de Perguntas e Respostas (Q&A). Você também pode visualizar as apresentações e convocações trimestrais arquivadas aqui. Também com frequência trimestral, a ICANN vem publicando voluntariamente relatórios financeiros detalhados de forma similar aos das empresas listadas publicamente em bolsa de valores, que podem ser encontrados aqui para o AF15.

Ao final de cada ano fiscal, nós também publicamos o Formulário 990 do IRS (Receita Federal dos EUA) que contém informações financeiras detalhadas, incluindo as receitas, despesas (com pessoal, viagens, custos de reuniões, etc) e ativos e passivos para o ano fiscal (o formulário mais recente refere-se ao período de 1 de julho de 2013 a 30 de junho de 2014). Embora o Formulário 990 preste informações exclusivamente definidas pela Receita Federal dos EUA (IRS) para seus próprios fins fiscais, tal documento é uma fonte de informação útil para complementar o nosso Relatório do Balanço Financeiro Auditado que também é publicado anualmente.

O Formulário 990 do IRS de 2014 (páginas 1 e 10) mostra que as receitas da ICANN para o AF14 foram de USD 127,8 milhões, incluindo as receitas do programa de novos gTLDs de USD 37,2 milhões; e as despesas da ICANN somaram o total de USD 124,3 milhões, resultando em um saldo positivo de receitas sobre despesas no montante de USD 3,5 milhões.

O Formulário 990 também traz uma discriminação das despesas por tipo (páginas 1 e 11), por exemplo:

  • Os custos com pessoal, no valor USD 46,2 milhões no AF14, incluem uma média total de remunerações com funcionários de USD 132.800 (baseada em uma contagem média de 246 pessoas para o período), e custos com benefícios e tributos de 30%. Isso representa um aumento de 1,3% comparado ao AF13, onde a média de remunerações com funcionários foi de USD 131.000 (baseado numa média de 175 pessoas).
  • As despesas com reuniões e viagens aparecem em várias linhas diferentes no formulário 990, tornando um pouco mais difícil a compreensão do gasto total nesta área. De acordo com as demonstrações financeiras auditadas para o AF14 (página 7), a ICANN gastou um total de USD 20,9 milhões com viagens de pessoal/constituintes/diretoria e com viagens para as 4 reuniões da ICANN realizadas durante o ano fiscal de 2014, bem como com diversas outras reuniões. O custo médio de cada uma das quatro reuniões da ICANN foi de USD 3,8 milhões. Os gastos com viagens e reuniões durante o AF13 foi USD 8,7 milhões (ou 41%) menor que no Ano Fiscal de 2014, especialmente porque apenas duas reuniões da ICANN foram realizadas no AF13.

O formulário 990 do IRS também inclui informações de remuneração com executivos, diretores e funcionários importantes para o ano civil anterior (01 de janeiro de 2013 a 31 de dezembro de 2013), que é apresentado nas páginas 7 a 9 e 51 a 55. Os dados de pessoas contratadas após 1º de janeiro representam apenas a fração da remuneração anual e alguns executivos podem não aparecer na lista se contratados após este período.

Além disso, o formulário 990 também exige que sejam indicadas as remunerações dos 5 prestadores de serviços independentes mais bem pagos. Nesta área, graças à contribuição útil e interação com George Kirikos, a ICANN incluiu todos os seus prestadores na lista destinada a definir os 5 mais bem pagos e divulgou todos os fornecedores com valores superiores a USD 1 milhão, excedendo assim as exigências do IRS e informando dados de 13 fornecedores.

O Relatório das Demonstrações Financeiras Auditadas, estando o último disponível aqui, oferece um detalhamento das demonstrações financeiras da ICANN referente às suas Operações e do programa de novos gTLDs (ver páginas 17 a 22), além das planilhas de demonstrações financeiras padrão.

Aqui pode ser visto que, embora os valores em caixa e investimentos da ICANN estivessem próximos de USD 310 milhões em 30 de junho de 2014 (página 6), USD 210 milhões deste valor são referentes ao saldo das taxas de solicitação de novos gTLDs, não gasto até 30 de junho de 2014 e que permanece para ser investido no programa, e USD 100 milhões correspondem aos fundos de Reserva e Operações da ICANN (página 17).

Por ser uma organização sem fins lucrativos, as métricas e índices de análise financeira tradicionais, como margem de lucro ou retorno sobre o investimento, naturalmente não se aplicam à ICANN, mas o formulário 990 e os balanços financeiros auditados podem fornecer uma compreensão útil sobre a estabilidade e a segurança de uma organização sem fins lucrativos. Como exemplo, a razão entre as despesas operacionais anuais e as reservas (caixa e investimentos), que ajuda a medir a estabilidade de uma empresa com relação ao seu tamanho, serve como uma métrica importante para uma organização sem fins lucrativos como a ICANN. Esta razão foi de 97% para a ICANN ao final do AF14, com a posição ideal girando em torno de 100% ou acima.

Há muita informação financeira produzida e publicada pela ICANN, muitas vezes complexa e de difícil compreensão. A ICANN segue comprometida a continuar divulgando mais informações de maneira simplificada, para que permaneça fortalecendo sua responsabilidade de prestação de contas e transparência na gestão dos fundos em benefício público.

Mais informações

Para saber mais sobre as finanças da ICANN, você pode:

  • Comparecer à Próxima Convocação Trimestral das Partes Interessadas em 20 de agosto. Inscreva-se aqui.
  • Consultar as demonstrações financeiras auditadas no Relatório Anual de 2014.
  • Visualizar as informações financeiras históricas e atuais.
  • Participar das sessões de finanças promovidas nas Reuniões Públicas da ICANN. A próxima ocorrerá em Dublin, em outubro, e a opção de participação remota está sempre disponível.

Authors

Xavier Calvez

Xavier Calvez

SVP, Planning & Chief Financial Officer (CFO)