ICANN 博文

敬请阅读 ICANN 的博文,了解最新政策制定活动和区域事务等等。

Visita de divulgação a Sana'a, Iêmen

2014 年 09 月 10 日
作者:

null

A cidade histórica de Sana'a


Durante a semana de 17 a 21 de agosto, junto com meu colega do RIPE NCC, sr.Hisham Ibrahim, tive o privilégio de viajar a Sana'a, capital do Iêmen, para realizar atividades de divulgação, informando às partes interessadas locais o que nossas respectivas organizações fazem, além de apresentá-las à governança da Internet e à função de nossas respectivas organizações no ecossistema da Internet. A visita aconteceu graças a um convite da Divisão do ISOC no Iêmen, que também foi nossa anfitriã.

O Iêmen, assim como muitos outros países árabes, passou por uma primavera árabe e ainda está se recuperando das consequências. O país tem uma infraestrutura de Internet ruim com largura de banda extremamente baixa, sofre com interrupções do fornecimento de energia e não conta com serviços de comércio eletrônico. No entanto, o país tem uma comunidade jovem dinâmica, que está preparada e disposta a fazer parte do desenvolvimento do país. Essa juventude está começando a entender o modelo com várias partes interessadas e está se envolvendo mais no processo. Em sua entrevista em vídeo, o sr. Walid Al-Saqaf; Presidente do ISOC Iêmen, explica suas percepções sobre o modelo com várias partes interessadas, governança da Internet, e a função da comunidade árabe no debate regional e global sobre governança da Internet.

Como poucas pessoas no Iêmen entendem o modelo com várias partes interessadas e suas vantagens para melhorar o ecossistema da Internet no país, uma das minhas principais mensagens foi explicar esse modelo e a função de cada parte interessada no desenvolvimento do ecossistema da Internet no país.

Na verdade, os jovens acreditam que a Internet é um acionador da economia do país, e isso levou à criação do ISOC Iêmen em agosto de 2013. Assim, nossa visita coincidiu com o aniversário de um ano da Divisão do Iêmen.

Nossa programação de cinco dias estava cheia de atividades. Nós desenvolvemos a programação de participação de partes interessadas, e o ISOC Iêmen organizou nossos encontros e nos acompanhou durante a visita, facilitando todos os processos. Nosso programa geral era visitar duas entidades diferentes por dia, e durante a noite informar as partes interessadas sobre governança da Internet, explicar o ecossistema da Internet aos órgãos de aplicação da lei, conhecer os membros da sociedade civil ou mesmo fazer entrevistas com a mídia local.

Nossa visita começou com o Ministério de tecnologia da informação e comunicação, onde fomos recebidos pelo ministro de ICT e vice-primeiro-ministro em pessoa, o Exmo. Dr. Ahmed Obaid Bin Dagher. Reconhecendo a necessidade de desenvolvimento de capacidade, conversamos sobre maneiras de ampliar nosso suporte especializado nas áreas necessárias para o país.

H.E. Ahmed Obaid Bin Dagher; Yemeni Minister of ICT and Deputy Prime Minister

Exmo.Ahmed Obaid Bin Dagher; ministro de ICT e vice-primeiro-ministro do Iêmen

Nessa parte do mundo, os Provedores de Serviços de Internet e operadoras móveis são essenciais para o ecossistema de governança da Internet. Por isso, visitamos dois dos provedores do país (YemenNet e TeleYemen), além de quatro operadoras móveis (Yemen Mobile, MTN Yemen, Sabafon, e Y-GSM). Durante esses encontros, eu abordei quatro tópicos principais muito importantes na atualidade: 1) Introdução à governança da Internet; 2) Introdução à ICANN; 3) O IGF árabe; e 4) Estratégia da ICANN no Oriente Médio.

Foram oferecidas várias sessões informativas para a comunidade empresarial, estudantes, professores universitários e órgãos de aplicação da lei. Cada sessão transmitia mensagens diferentes, dependendo do público. A comunidade empresarial recebeu informações sobre as oportunidades de negócios do setor de nomes de domínio. Os estudantes e professores universitários foram apresentados aos principais pilares da governança da Internet, as organizações I* e sua função no amplo ecossistema. Os órgãos de aplicação da lei receberam informações sobre a ICANN, o setor de nomes de domínio e os diferentes mecanismos disponíveis para a resolução de disputas e a proteção de marcas registradas.

Attendees during an Introductory Session on Internet Governance

Participantes de uma sessão introdutória sobre governança da Internet

H.E. Moammar Al-Eryani; Yemeni Minister of Youth and Sports

Exmo.Moammar Al-Eryani; ministro de juventude e esportes do Iêmen

No fim da nossa visita, tivemos o prazer de participar do "Encontro introdutório sobre governança da Internet", um encontro de partes interessadas locais com o objetivo de organizar a inauguração do IGF Iêmen, em algum momento do ano que vem. Durante o encontro, fiz uma breve apresentação explicando o que a ICANN faz e qual é sua função no ecossistema de governança da Internet. O ISOC Iêmen também aproveitou a oportunidade para explicar ao público seu regulamento e seus planos para os próximos meses. Na mesma noite, participamos de uma sessão da TEDxSanaa, onde apresentamos um painel sobre segurança e privacidade.

No geral, todos os encontros foram positivos. Por isso, concluímos que demos um passo importante em um país que está reconhecendo o desenvolvimento econômico e as oportunidades de negócios que podem surgir com uma Internet acessível, aberta e global. Como o presidente do ISOC Iêmen declarou, "Este é um momento histórico para o Iêmen".

Authors

Fahd Batayneh

Fahd Batayneh

Stakeholder Engagement Director - Middle East