ICANN 博文

敬请阅读 ICANN 的博文,了解最新政策制定活动和区域事务等等。

Construindo a Comunidade Técnica da Internet no Oriente Médio

2014 年 09 月 19 日
作者:

null

Participantes e principais palestrantes durante o workshop sobre DNSSEC em Amã, na Jordânia

Nos dias 8 a 11 de setembro, a ICANN realizou um workshop sobre DNSSEC (Domain Name System Security Extensions, Extensões de Segurança do Sistema de Nomes de Domínio) em Amã, na Jordânia, juntamente com o grupo de serviços profissionais regional, TAG-Org. O workshop contou com 29 participantes de oito países (Tunísia, Egito, Jordânia, Kuwait, EAU, Omã, Iémen e Índia) com uma série de interesses, incluindo: ccTLDs (Country Code Top Level Domains, Domínios de Primeiro Nível com Código de País), IDN (International Domain Names, Nomes de Domínios Internacionais), registradores credenciados pela ICANN, ISPs (Internet Service Providers, Provedores de Serviços de Internet) e departamentos de segurança da Internet. Durante o workshop de quatro dias, abordamos a teoria e a implementação da infraestrutura do DNS (Domain Name System, Sistema de Nomes de Domínio) e realizamos exercícios interativos.

A gênese desse workshop foi a estratégia da ICANN para atender às necessidades da comunidade da Internet no Oriente Médio e países vizinhos.1 O principal objetivo da estratégia é "Desenvolver um setor de nomes de domínio forte e competitivo na região". O MESWG (Middle East Strategy Working Group, Grupo de Trabalho da Estratégia do Oriente Médio) posteriormente identificou a "Segurança e Estabilidade do DNS" como uma área de foco importante, o que está alinhado à diretriz da ICANN para um "Sistema de Nomes de Domínio Seguro, Estável e Resiliente".

No entanto, a implementação do DNSSEC na região permanece sendo um desafio. Por exemplo, .lb, o ccTLD do Líbano, é o único ccTLD na região que realizou algum trabalho, ainda em andamento, para implementar o DNSSEC. Além disso, devido à baixa adoção da implementação de DNSSEC em nossa região em geral, o desenvolvimento de capacidades em DNSSEC é um item recorrente na Estratégia para o Oriente Médio.

Este workshop é apenas uma das etapas realizadas para abordar a questão. O Dr. Richard Lamb e Tomofumi Okubo da ICANN, e Samer Khalil da American University of Beirut (AUB) estavam presentes para orientar esse importante workshop e ficaram impressionados com a qualidade dos alunos, muitos dos quais tinham um histórico consistente com operações do DNS. Esses alunos não só aprenderam sobre DNSSEC, eles também tiveram a oportunidade para criar redes de relacionamentos e aprender com as experiências uns dos outros sobre a implementação de DNSSEC em suas respectivas regiões.

Concluímos essa sessão com uma visita ao Centro Nacional de TI da Jordânia (NITC), que administra o ccTLD e o IDN ccTLD da Jordânia, .jo e .الاردن. O NITC também é o único ISP e provedor de hospedagem do governo da Jordânia, bem como o host de suas operações eletrônicas. Durante a visita, os participantes tiveram a chance de conversar com a equipe sênior de gerenciamento do NITC e conhecer seu datacenter de última geração.

Além de ter sido uma experiência positiva para os participantes, esperamos que nosso workshop na Jordânia sirva como um bloco de construção para promover a implementação de DNSSEC na região.


1 A Estratégia para o Oriente Médio abrange os 22 estados árabes, Irã, Afeganistão e Paquistão.

Authors

Fahd Batayneh

Fahd Batayneh

Stakeholder Engagement Director - Middle East