ICANN 博文

敬请阅读 ICANN 的博文,了解最新政策制定活动和区域事务等等。

Destacando o Trabalho do Departamento de Responsabilidade Pública e Desenvolvimento da ICANN

2014 年 07 月 10 日
作者: Nora Abusitta

Na semana passada, no ICANN 50 em Londres, uma discussão muito produtiva sobre o trabalho do DPRD (Development and Public Responsibility Department, Departamento de Responsabilidade Pública e Desenvolvimento) destacou os esforços realizados para implementar as recomendações feitas pelo Painel de Estratégia sobre a Estrutura de Responsabilidade Pública.

Nessa sessão, o presidente do Painel, Nii Quaynor, e o conselheiro sênior do presidente da ICANN, Tarek Kamel, enfatizaram o conjunto de trabalhos da ICANN já em andamento para apoiar o interesse público global. Em especial, foram mencionadas as Estratégias de Participação Regional ascendentes e criadas por múltiplas partes interessadas, destacadas pelos nossos vice-presidentes regionais de Participação de Partes Interessadas, Pierre Dandjinou (África), Rodrigo de la Parra (América Latina e Caribe) e Baher Esmat (Oriente Médio).

No último ano, a ICANN trabalhou para aperfeiçoar e formalizar sua abordagem à responsabilidade pública e desenvolvimento por meio do novo DPRD, uma das recomendações do Painel de Estratégia.

Esse processo foi originado com uma solicitação da comunidade para a ICANN de definir "responsabilidade pública" e estabelecer uma estrutura pela qual fosse possível dar continuidade à sua programação de responsabilidade pública e desenvolvimento. Isso levou à criação do Painel de Estratégia sobre a Estrutura de Responsabilidade Pública. Desde então, o Painel propôs uma estrutura pela qual a ICANN pudesse desenvolver capacidades em sua comunidade, expandir sua base de partes interessadas diversificadas, qualificadas e participativas e fornecer uma orientação para programas e iniciativas eficazes voltadas para atingir essas metas.

Durante a sessão em Londres, a ICANN e os membros da comunidade discutiram sobre qual seria a melhor forma para a ICANN implementar as recomendações do Painel sobre a responsabilidade pública da ICANN e para a satisfação do interesse público global, que o Painel definiu da seguinte maneira:

"Como um dos administradores da Internet, a ICANN reconhece que tem a responsabilidade de proteger e promover o interesse público global através de seu trabalho e colaborando com outras entidades. A responsabilidade pública da ICANN permeia todas as áreas de seu trabalho e é a base de suas operações.

A ICANN define o interesse público global, em relação à Internet, como garantir que a Internet se torne, e continue sendo, estável, inclusiva e acessível em todo o mundo, de forma que todos possam aproveitar os benefícios de uma Internet única e aberta. Abordando sua responsabilidade pública, a ICANN deve confiar na Internet e em seu ecossistema de governança."

O valor central da ICANN é nosso compromisso com a abordagem ascendente, com várias partes interessadas. Esse compromisso é representado e ampliado pelo DPRD para promover a inclusão global, à medida que busca e incorpora as opiniões da comunidade sobre suas atividades e programas. Para atender às necessidades do cenário global dinâmico, a ICANN e, em especial, o DPRD continuarão revisando e evoluindo seus processos de múltiplas partes interessadas e possibilitando uma participação ampla, inclusiva e multilíngue; buscando novas formas de tomadas de decisões participativas e baseadas em consenso; e satisfazendo às demandas do interesse público global.

A sessão do DPRD realizada em Londres inteirou a comunidade sobre os quatro caminhos principais do departamento: Treinamento; Serviços Linguísticos e de Localização; Projetos da Próxima Geração; e Participação na Cooperação e Desenvolvimento da Internet Global. A sessão teve uma grande participação e a comunidade forneceu comentários positivos para os planos do departamento, incluindo o desenvolvimento de um programa de parcerias que fornecerá fundos e suporte a serviços para as organizações e as instituições que também puderem contribuir para atender às necessidades do interesse público global.

Fique conectado

O DPRD continuará trabalhando em prol do compromisso da ICANN com a responsabilidade pública. Esse departamento recebe com satisfação as recomendações e a participação pública, bem como depende delas, para garantir que seus programas sejam relevantes e voltados para a ampla comunidade da Internet.

A ICANN e o DPRD estão trabalhando com dedicação para honrar seu compromisso, mas precisamos da sua participação. A melhor maneira de participar é enviando um e-mail para DPRD@icann.org ou mantendo-se informado por meio do site da ICANN, da nossa página de notícias e comunicados, do boletim informativo gratuito ou pelo @ICANN no Twitter e ICANN no Facebook.

Os comunicados, datas e minutas de encontros e perfil dos membros do Painel podem ser encontrados aqui.

Esperamos que você participe!


Nora Abusitta é vice-presidente dos Programas de Responsabilidade Pública e Desenvolvimento na ICANN.

Authors

Nora Abusitta