ICANN Blogs

Read ICANN Blogs to stay informed of the latest policymaking activities, regional events, and more.

Responsabilidade Pública: Análise de um Ano

13 October 2014
By Nora Abusitta

Quase um ano depois que o Painel de Estratégia sobre a Estrutura de Responsabilidade Pública da ICANN foi estabelecido, tenho o prazer de informar que a operacionalização do DPRD (Development and Public Responsibility Department, Departamento de Responsabilidade Pública e Desenvolvimento) está em andamento.

Talvez você lembre que o Painel iniciou por meio da definição do interesse público de garantir que a Internet se torne, e continue sendo, estável, inclusiva e acessível em todo o mundo, de forma que todos possam aproveitar os benefícios de uma Internet única e aberta. Ficou claro que o interesse público seria uma área de foco ampla demais para um departamento operacional da ICANN. Por esse motivo, o Painel recomendou o estabelecimento do DPRD, que tem foco nas áreas visadas específicas para criar valor compartilhado no ecossistema global da Internet e entre futuros e atuais membros da comunidade.

Um ano se passou e, inspirada pela participação dos membros da comunidade no ICANN 50 de Londres em nossa sessão do DPRD, a função do Departamento permanece sendo servir melhor e ampliar a comunidade, além de facilitar a participação por meio de tramitações específicas e mensuráveis. A seguir, apresento uma recapitulação rápida das etapas iniciais que executamos:

Serviços Linguísticos e de Localização:

O volume total de conteúdo traduzido pela equipe de Serviços Linguísticos é impressionante. Só no mês de julho, quase 780.000 palavras foram traduzidas por solicitação da equipe da ICANN. Os Serviços Linguísticos prestados também incluíram interpretação durante 90 sessões no ICANN 50. O Departamento está atualmente formando um grupo de foco para determinar como podemos melhor servir nossa comunidade linguisticamente diversa por meio da tradução de conteúdo da nova página ICANN.org. Através do Departamento de Serviços Linguísticos, garantimos o alcance do maior número possível de membros da comunidade proporcionando a eles o acesso a informações nos seis idiomas das Nações Unidas.

Divulgação Acadêmica e de Treinamento:

Desde novembro do ano passado, além de realizar a divulgação acadêmica, nossa Plataforma de Aprendizagem On-line se tornou uma realidade. O ICANN LEARN tem quase um ano e cresceu para incluir 27 cursos completos em todos os idiomas das Nações Unidas, sendo que mais da metade deles foram criados atendendo a solicitações da comunidade. Mensalmente, há mais de 900 usuários ativos e 9.000 aulas visualizadas. Independentemente de ser conteúdo que acreditamos ser útil para permitir mais participação de nossa comunidade e equipe ou conteúdo solicitado por nossa comunidade e equipe para capacitá-las a tomar decisões mais informadas, essa plataforma provou ser eficiente para os usuários na diretoria.

Apoiando o programa Próxima Geração:

O programa Próxima Geração foi lançado a partir de um conceito e transformado em uma realidade. A partir do ICANN 51, haverá mais de 75 membros do NextGen@ICANN vindos de um grupo diverso de países e setores, e o feedback dos participantes tem sido extremamente apoiador. Alguns participantes antecipados já fizeram sua inscrição para fazer parte do bem-sucedido Programa Fellowship que apoia uma base mais ampla e mais diversificada regionalmente de grupos constituintes bem-informados, entrando em contato com regiões menos desenvolvidas do mundo para gerar capacidade dentro do Modelo de Múltiplas Partes Interessadas da ICANN. Um Programa de Orientação do Fellowship oficial também foi estabelecido para preparar e envolver mais os colegas selecionados antes que eles passem pela experiência do Encontro da ICANN. Além disso, aproximadamente 200 novos participantes assistem a cada uma das sessões de boas-vindas aos domingos nos encontros da ICANN. Por meio dessa tramitação, o DPRD está aumentando a conscientização e incentivando a participação das pessoas que atualmente não estão participando ou estão no início de sua relação com a ICANN e o ecossistema da Internet.

Participação no Desenvolvimento e na Cooperação Global da Internet:

O Departamento de Responsabilidade Pública e Desenvolvimento tem desempenhado uma função muito ativa no debate sobre a governança da Internet. No ano passado, participamos do NETmundial, dos eventos do Fórum de Governança na Internet e de várias Iniciativas do Fórum Econômico Mundial. Junto com outras organizações, a ICANN tem a responsabilidade pública de garantir que o ecossistema de governança na Internet seja representativo, transparente e responsável, e que ele evolua de forma a promover essas três qualidades. A confiança na Internet como um todo, bem como a confiança no ecossistema de governança na Internet, devem ser construídas e apoiadas pela ICANN.

Esse é apenas um breve resumo do excelente trabalho que está em andamento na ICANN para apoiar a responsabilidade pública e o desenvolvimento no ecossistema da Internet. Estamos ansiosos para nos integrar e interagir ainda mais com a comunidade em nosso trabalho no encontro ICANN 51 em Los Angeles e gostaríamos de aproveitar essa oportunidade para convidar você para participar de nossa sessão "Responsabilidade Pública da ICANN".

Authors

Nora Abusitta