ICANN Blogs

Read ICANN Blogs to stay informed of the latest policymaking activities, regional events, and more.

Reflexões de Fim de Ano da Sede de Cingapura

24 December 2013
By Kuek Yu-Chuang

A group of people gathered around a dining table facing towards the camera; half are standing and the others are sitting.

Em pé (E-D) – Chris LaHatte, Jiarong Low, Linda Chin, Philadel Yeo
Sentados(E-D) – Yu-Chuang Kuek, Sally Costerton, Han Chuan Lee


 

O fim de ano abre espaço para a reflexão. Quais foram os destaques do ano? O que mais precisa ser feito? Devemos fazer resoluções para o próximo ano? Para mim, esse ano proporcionou ainda mais motivo para refletir, pois assumi uma nova função: a de estruturar a sede da ICANN na Ásia-Pacífico.

Sendo novo na comunidade, não sabia bem o que esperar. Felizmente, muitos colegas e membros da comunidade me aconselharam. À medida que este ano se encerra, agradeço meus novos amigos pelas diversas conversas que tivemos. Essas conversas foram enriquecedoras para mim. Principalmente porque elas orientaram meu trabalho na ICANN.

A sede da APAC completará cinco meses no fim do ano e nós (a equipe da ICANN que compõe a sede) também estamos tomados por essa aura de reflexão. Recentemente, fizemos uma avaliação de fim de ano e, sem nos parabenizar prematuramente, ficamos felizes com os resultados a seguir.

Estruturando a Sede da APAC em Cingapura – acho que isso em si é um desenvolvimento significativo. A visão de três sedes da ICANN situadas ao redor do mundo mostra que a ICANN está amadurecendo, à medida que nos tornamos uma organização que realmente pertence ao mundo. A sede da APAC também enfatiza o compromisso da ICANN com a região. Como cingapuriano e membro constituinte da região da Ásia-Pacífico, isso é importante. Obviamente, a sede de cinco meses está em sua forma inicial, mas sua estruturação certamente representa um passo na direção certa.

Canais de Atendimento ao Cliente – as partes interessadas da APAC agora podem entrar em contato com a ICANN por meio de telefones e e-mail, em inglês e mandarim/chinês. Isso proporcionou à região novas maneiras para entrar em contato com a ICANN em seu próprio fuso horário. Como sou sinceramente lembrado de tempos em tempos, esses canais de atendimento ao cliente estão longe de serem perfeitos. Temos tomado muitas notas e vamos melhorar a prestação de serviços neste ano. Certamente, também vamos nos dedicar a adicionar mais pontos de contato na região.

Funcionalidade expandida – quando recém havia começado na ICANN, algumas partes interessadas mostraram-se céticas com relação ao que uma sede realmente significa; será ela só uma casca vazia com mais forma do que função? Acho que grande parte desse ceticismo foi sendo dissipado à medida que começamos a adicionar funcionalidade à nossa equipe. Agora temos uma equipe da ICANN composta por membros da IANA, o departamento de participação global de partes interessadas e o departamento de serviços de registro na Ásia-Pacífico. Estamos expandindo rapidamente e queremos adicionar mais funcionalidade à região.

Ainda há muito mais para ser feito. Agradecemos especialmente aos nossos parceiros e amigos que forneceram feedback e nos ajudaram no início dessa jornada. Se olharmos este momento, ainda há muito para ser melhorado; no entanto, se olharmos a trajetória, veremos que já percorremos uma longa distância. E continuamos ouvindo e aprendendo. Há também preparativos em andamento para muitas atividades. Estou especialmente entusiasmado com o 49º Encontro Público da ICANN em Cingapura. Brindemos a um recesso tranquilo antes de continuarmos o trabalho dedicado em busca de novas conquistas em 2014.

Authors

Kuek Yu-Chuang