ICANN Blogs

Read ICANN Blogs to stay informed of the latest policymaking activities, regional events, and more.

ICANN assina o MoU com APNIC sobre a colaboração do Servidor de raiz "L"

3 September 2014
By Kuek Yu-Chuang

null

ISTANBUL, assistindo ao Fórum de Governança da Internet (IGF)

Hoje, fiquei muito feliz por facilitar a assinatura de um Memorando de Entendimento sobre a Colaboração do Servidor de raiz "L" com Paul Wilson, diretor geral do Centro de Informação de Redes (APNIC) da Ásia-Pacífico, e Fadi Chehadé, Presidente e CEO da ICANN.

Em nossa região em que relacionamentos são importantes para fazer negócios, estou confiante que por meio da forte rede de relacionamentos da APNIC, poderemos aumentar a eficiência de nossa divulgação para promover a hospedagem dos nós do Servidor de raiz "L" em nossa região. Dessa maneira, contribuímos para um sistema DNS global mais estável, seguro e resiliente.

Para os leigos, o Sistema DNS Raiz fornece a zona raiz que basicamente responde à pergunta "qual servidor deve-se entrar em contato para qual Domínio de Primeiro Nível". Essa é uma função-chave desempenhada por seu computador ao procurar um site que você digita no navegador. Os servidores de nome oficiais que servem a zona raiz do DNS (Sistema de Nomes de Domínio) são comumente chamados de "servidores raiz". Esses servidores DNS são configurados na zona raiz do DNS como 13 autoridades nomeadas de A a L. A ICANN mantém o Servidor de raiz "L" (a lista completa de Operadores de Servidor Raiz pode ser encontrada nesta página: http://www.iana.org/domains/root/servers).

Os servidores do DNS são potenciais pontos de falha para toda a Internet. Por essa razão, vários servidores raiz são distribuídos em todo o mundo pela Internet. Mais nós de servidor raiz hospedados na região significa mais redundâncias, permitindo que o DNS gerencie mais tráfego e, mais importante, aumente sua resiliência a ataques.

Esse MOU solidifica e eleva ainda mais a parceira próxima compartilhada entre a ICANN e a APNIC que já abrange uma ampla variedade de áreas, do endereçamento IP à governança da Internet e ao desenvolvimento de capacidade.

A manutenção da estabilidade, da segurança e da resiliêcia do DNS da Internet é um pilar essencial do trabalho da ICANN e com a assinatura desse MOU, estamos felizes por ter o parceiro APNIC conosco nessa área. O MOU prepara o caminho para utilizarmos a rede abrangente e bem estabelecida da APNIC na região da Ásia-Pacífico para identificar e alcançar partes interessadas — organizações, empresas, operadores de rede — que gostariam de hospedar um nó do Servidor de raiz "L".

Da sede da Ásia-Pacífico da ICANN, tenho orgulho de fazer parte dessa parceria com a APNIC que cresceu de força a força. Gostaria de expressa meu agradecimento a nossos amigos Paul Wilson e Sanjaya (Diretor Geral Adjunto da APNIC) por compartilhar essa visão conosco e por torná-la uma realidade.

Se você quiser obter mais informações sobre o Servidor de raiz "L" e tiver interesse em hospedar um nó desse servidor em seu local, visite a página http://www.dns.icann.org/lroot/host/

Kuek Yu-Chuang é Vice-Presidente e Diretor Executivo da Sede da ICANN na Ásia-Pacífico.

Authors

Kuek Yu-Chuang