ICANN Blogs

Read ICANN Blogs to stay informed of the latest policymaking activities, regional events, and more.

Atualização Mensal

8 August 2014
By

null

Para a comunidade,

O verão não tem sido nada sossegado na ICANN! Temos estado muito ocupados para colocar em ação dois processos importantes: a Transição da Administração da Funções de IANA e o Fortalecimento da Governança e Responsabilidade da ICANN. Gostaria de atualizar todos sobre as últimas novidades relacionadas a esses dois processos.

A Transição da Administração das Funções de IANA está agora nas mãos de um Grupo de Coordenação (ICG) composto por membros de comunidades que representam partes interessadas diretas e indiretas. Uma lista completa dos membros do ICG, incluindo informações relevantes sobre os processos de seleção de suas respectivas comunidades, pode ser encontrada aqui.

Quero agradecer a todos que trabalharam para criar e executar os processos de seleção dos representantes das comunidades para o Grupo de Coordenação. Reconheço que foi um grande esforço com um prazo apertado. Apesar do curto tempo disponível, a composição final do ICG mostra uma representação consistente da comunidade.

O ICG reuniu-se pela primeira vez nos dias 17 e 18 de julho em Londres. No final desse encontro de dois dias, o ICG havia estabelecido a base para suas próprias operações com o desenvolvimento de um regulamento e escopo preliminares para seu futuro trabalho. O grupo também começou a conversar sobre a criação de um cronograma para desenvolver a proposta, sua própria estrutura organizacional interna, necessidades de comunicações internas e externas e os processos para a participação da comunidade. Todos os recursos dessa primeira reunião podem ser encontrados aqui. Além disso, criamos um novo recurso on-line que inclui informações sobre os membros do ICG: fotos, biografias e os primeiros vídeos de entrevistas (esperamos ainda disponibilizar o vídeo da entrevista de todos) dos membros do grupo.

Do ponto de vista de um facilitador, uma função que a ICANN está realizando a pedido da NTIA, a primeira reunião foi um grande sucesso. Senti segurança de que a comunidade responderá com uma proposta sólida para a transição, apesar do cronograma apertado.

Em seguida, o ICG se reunirá frente a frente em 6 de setembro, após o 9º Encontro Anual do IGF, em Istambul, na Turquia. De maneira semelhante ao Encontro de Londres, esse encontro será transmitido ao vivo por meio de uma Sala de Encontro Virtual e traduzido em sete idiomas. Outros detalhes podem ser encontrados aqui.

Falando agora do processo de Fortalecimento da Governança e Responsabilidade da ICANN, no fim de julho foi encerrado o período para o envio de comentários públicos sobre o processo preliminar de responsabilidade. Esse processo sobre o aprimoramento de responsabilidade da ICANN será fundamental para o sucesso da transição.

Foram enviados 49 comentários, sendo que a maioria relacionava-se diretamente às principais áreas de responsabilidade e apresentava sugestões de tópicos para discussão, bem como propostas de abordagens. Novamente, gostaria de agradecer a todos que forneceram comentários e participaram dos respectivos diálogos sobre responsabilidade, particularmente durante o encontro ICANN 50 em Londres.

No último mês, nossa equipe se dedicou à revisão dos comentários e à preparação das próximas etapas do processo, a fim de garantir que ele reflita o feedback da comunidade. Esperamos fornecer uma atualização este mês sobre as próximas etapas.

Esses dois processos fazem parte dos quatro tópicos de trabalho que Fadi descreveu no seu blog de maio relacionado à transição da administração de IANA. Para garantir um gerenciamento coordenado de todos os quatro tópicos, bem como os mais de 30 projetos relacionados a cada um, eles serão todos incluídos em um programa consolidado. Fique atento a mais informações sobre como será feito o relatório do progresso e do orçamento para esse programa abrangente. Esperamos fornecer uma atualização sobre isso no final do mês.

Confiança e alinhamento serão importantes para esses dois processos a fim de avançarmos. A transição do governo dos EUA é uma oportunidade para demonstrar a força do modelo ascendente e liderado pela comunidade no desenvolvimento de políticas para a governança da Internet. Entretanto, essa oportunidade é acompanhada por grande responsabilidade. Como os verdadeiros donos desse processo, recomendo que vocês participem das conversas que serão realizadas nas comunidades nas próximas semanas e meses para garantir que o máximo de vozes possível sejam ouvidas e levadas em consideração.

Enquanto isso, continue acessando o site da ICANN, siga a ICANN no Twitter ou curta a ICANN no Facebook ao longo deste mês para obter atualizações imediatas sobre esses processos. Espero voltar aqui daqui um mês para informar sobre mais avanços!

-TS

Authors

Theresa Swinehart

Theresa Swinehart

SVP, Global Domains & Strategy