ICANN Blogs

Read ICANN Blogs to stay informed of the latest policymaking activities, regional events, and more.

Aprimorando a Wiki da comunidade

8 June 2015
By Chris Gift

Como eu já disse antes em minhas publicações no blog, a meta da equipe de serviços digitais da ICANN é desenvolver ferramentas digitais que melhorem o acesso às informações e permitam um trabalho mais eficiente e colaborativo.

Como todas as equipes de projeto, lidamos com recursos escassos e portanto precisamos organizar prioridades. Além disso, nossos processos de trabalho exigem que analisemos o que funciona e o que não funciona, o que vale a pena manter e o que pode ser melhorado ou até mesmo descartado. Então, depois de tantos malabarismos, podemos encontrar ferramentas digitais que já estão funcionando bem e que talvez precisem de evolução, não de revolução.

Esse é o caso da Wiki da comunidade da ICANN. Para mim, a Wiki é um pouco estranha de usar, um pouco desajeitada. Mas o que é importa não é o que eu acho e sim o que funciona. Se a comunidade da ICANN quer usar uma Wiki e ela funciona para a finalidade para a qual foi criada, isso deve acontecer. Eu e outros membros da equipe conversamos com várias pessoas que consideram a Wiki uma ferramenta valiosa que gostariam de manter. Portanto, nosso trabalho é garantir que ela funcione da melhor forma possível e garantir que nossos recursos não sejam gastos com ferramentas que repliquem suas funções.

A Wiki não é perfeita. Todos temos algum colega que tem uma mesa bagunçada, que parece um caos, mas que pode encontrar o documento que procura em um minuto porque conhece muito bem seu território, é intuitivo. Não levem essa analogia para o lado pessoal, mas há vários usuários na comunidade da ICANN que são assim, eles usam a Wiki com tanta frequência que as regras normais de facilidade de uso não se aplicam.

Meu colega, Steve Allison, fez um relatório sobre a utilidade, os pontos fortes e os pontos fracos da Wiki da comunidade,que vocês podem conferir aqui.

Resumindo, para muitos membros de grupos de trabalho, por exemplo, ela é um caminho rápido para criar novos conteúdos. Eles não precisam procurar conteúdo antigo na Wiki, pois já têm tudo na cabeça. Para outros, ela oferece soluções rápidas e funcionais, por exemplo, pode ser necessário consultar um grupo de indivíduos para obter consenso em relação a um assunto, ou pode ser necessário coletar declarações de interesse antes de aprovar uma admissão. Eles só querem um recurso que possa ser criado de forma rápida e barata. Pode ser um pouco tosco, contanto que funcione. Algumas pessoas podem precisar buscar informações e conhecimentos sobre o assunto da governança da Internet e a Wiki é um bom lugar para começar. Elas querem conhecimentos, não colaboração.

Esses grupos podem encontrar várias vantagens em uma Wiki: é possível gerenciar o próprio conteúdo e criar as próprias páginas, mas esse gerenciamento por indivíduos significa que não existe controle editorial geral, o que pode gerar conteúdo desatualizado e acumulado, e páginas que não funcionam bem. Mais uma vez, o relatório tem mais informações sobre isso.

A função da ICANN nesse assunto não está clara. A organização tem algum nível de controle editorial sobre os espaços de sua comunidade na Web? Em um espaço da comunidade, é difícil acertar a "presença corporativa". Muitas vezes a ICANN é assunto de discussões, mas não a origem ou a proprietária desses debates, e a utilidade de que a equipe da ICANN use a Wiki ou forneça conteúdo e participe das funções colaborativas é complicada. Ainda não sei qual é a resposta, então quero saber o que vocês acham.

A comunidade da Wiki tem uma função importante dentro dos serviços digitais que queremos fornecer e temos muito a pensar e a fazer. Precisamos:

  • Garantir a funcionalidade apropriada
  • Garantir a retenção de dados de usuários de forma responsável
  • Criar uma arquitetura de informação lógica para todos e não intuitiva para alguns
  • Projetar um processo editorial para garantir que o conteúdo seja atualizado.

Algumas dessas questões, especialmente em relação ao conteúdo, podem ser resolvidas com mais usuários. Isso seria preferível que aumentar o envolvimento da ICANN. Esse é um espaço da comunidade e não da ICANN e para nós é importante apoiar as melhorias sem tentar nos apropriar desse espaço.

Isso é só o básico. Pode haver planos muito mais ambiciosos para criar um repositório de conteúdo coerente (vejam o relatório de Steve para saber mais), que ofereça diversas funções acessíveis a grande parte do público da ICANN.

Se bem feita, uma Wiki pode ser uma parte valiosa de um conjunto de ferramentas colaborativas e achamos que podemos sobreviver a algumas melhorias. Ainda estamos pensando em como colocá-las em prática. Adoraríamos saber o que vocês acham, falem diretamente comigo (chris ponto gift arroba icann.org) ou façam comentários abaixo.

Authors

Chris Gift

Chris Gift