مدونات ICANN

اقرأ مدونات ICANN لتبقى على اطلاع على آخر أنشطة وضع السياسات والمحافل الإقليمية وغيرها.

Participantes do Caribe se reúnem na ICANN 48

26 نوفمبر 2013
بقلم ICANN Blog

por Albert H. Daniels, Gerente da ICANN para Participação de Partes Interessadas – Caribe

Para muitos, o Caribe é simplesmente um destino de férias, de cerimônia de casamento ou lua de mel, com suas praias de areia branca e paisagens estonteantes. De fato, o Caribe é tudo isso e muito mais: uma região de rica diversidade cultural e linguística, com contextos sociais e econômicos complexos.

Jamaica é bem conhecida por ser o lugar onde Bob Marley e Usain Bolt nasceram; Trinidad e Tobago é bem conhecida por ser o lugar onde foi inventado o único novo instrumento musical do século XX, o Steel Pan, mas outros territórios caribenhos também têm muito a oferecer. Por exemplo, Santa Lúcia, que mudou de mãos 14 vezes, entre os britânicos e os franceses, é o país com a quantidade mais elevada de prêmios Nobel per cápita. Com uma população de 175.000 habitantes, dois foram os premiados com o Nobel: Sir Arthur Lewis, Prêmio Nobel de Economia (1979) e o Hon. Derek Walcott, Prêmio Nobel de Literatura (1992).

Diversidade: Aruba, Bonaire e Curaçao são ilhas holandesas com fortes vínculos com a Holanda; Martinique, Guadalupe e a Guiana Francesa são territórios franceses de ultramar; Puerto Rico faz parte dos Estados Unidos e fala espanhol, enquanto a República Dominicana (a metade de Santo Domingo) fala espanhol, e a outra metade, o Haiti, fala creole francês. Para fazer a situação ainda mais confusa, o Commonweatlh of Dominica fala inglês e é chamado de "Dominica" enquanto Santo Domingo também, algumas vezes, é chamado de "Dominica".

Na ICANN 48 em Buenos Aires, participantes de vários dos territórios do Caribe se reuniram em um entorno social informal em que eles tiveram a oportunidade de compartilhar experiências e trocas importantes sobre questões de relevância para o Caribe. Houve alguns participantes, como Tracy Hackshaw, Carlton Samuels e Jacqueline Morris, que poderiam ser considerados veteranos da ICANN, pelo fato de ter assistido a mais de 20 reuniões da ICANN, em alguns casos. E outros, como os de Craig Nesty e Natalie Rose, ICANN 48 foi sua primeira reunião ICANN e sua primeira participação do programa de Fellowship. Além disso, esteve Rodney Taylor, em representação da Caribbean Telecommunications Union, um dos membros mais recentes do Comitê Consultivo para Assuntos Governamentais (GAC - Governmental Advisory Committee), e Albert Daniels, para quem essa foi a primeira reunião como membro do pessoal da ICANN.

Tradicionalmente, a representação do Caribe em círculos da ICANN tem sido baixa, em especial por conta dos baixos recursos financeiros disponíveis para viajar e dos baixos níveis de consciência em alguns territórios do Caribe acerca do trabalho da ICANN e da importância de participar. Os membros do grupo reunido na ICANN 48 se comprometeram a trabalhar juntos e a permanecer em contato para que a "Voz Caribenha" seja cada vez mais forte. Eles também acordaram participar mais de projetos prioritários da Estratégia da América Latina e do Caribe, resumidos pelo Vice-Presidente Regional para América Latina e o Caribe, Rodrigo de la Parra, durante o encontro.

Atualmente, o Caribe participa do GAC, ccNSO, ASO e ALAC. Vale a pena destacar que Jorge Villa, da ilha caribenha de Cuba, foi eleito representante para América Latina e o Caribe no Number Resource Organisation Number Council. Os territórios do Caribe presentes na ICANN 48 foram Belize, Ilhas Cayman, Commonwealth of Dominica, Cuba, Curaçao, Haiti, Jamaica, República Dominicana, Santa Lúcia, Trinidad & Tobago, e as Ilhas Virgens Americanas.

Authors

ICANN Blog