Blogs de la ICANN

Los blogs de la ICANN brindan información actualizada sobre actividades de desarrollo de políticas, eventos regionales y demás novedades.

O Que a Força-tarefa sobre IDNs em Escrita Árabe (TF-AIDN) Anda Fazendo?

23 de mayo de 2014
Por

null

Membros do TF-AIDN presentes em Cingapura (22 de março de 2014)


por Fahd A. Batayneh — coordenador de Participação de Partes Interessadas no Oriente Médio

Desde a última atualização sobre a TF-AIDN, e juntamente com o trabalho de LGR (Label Generation Ruleset, Regras de Geração de Etiquetas)sendo realizado pela força-tarefa, o grupo tem trabalhado em várias iniciativas com o intuito de beneficiar a comunidade da escrita árabe. A força-tarefa também se dedicou na divulgação de seu trabalho para as comunidades mais relevantes, a fim de garantir que esse trabalho seja o mais abrangente e proveitoso possível.

Primeiro encontro frente a frente da TF-AIDN

O grupo realizou seu primeiro encontro frente a frente em Cingapura nos dias 20 a 22 de março, um pouco antes do início do encontro ICANN 49. Dez membros da força-tarefa estiverem presentes fisicamente em Cingapura, sendo que nove deles receberam apoio financeiro da ICANN por meio da Estratégia para o Oriente Médio, enquanto os outros participaram remotamente. A programação de três dias abrangeu muitos tópicos em torno da inclusão/exclusão/diferimento de pontos de codificação, variantes da escrita árabe e revisão do MSR (Maximal Starting Repertoire, Repertório Máximo Inicial).

O grupo também aproveitou a visita em Cingapura para participar da semana da ICANN e conversar com os membros da comunidade. O grupo realizou reuniões fechadas com o Grupo de Trabalho de Variantes de IDN da Diretoria (BV-WG), o Painel de Integração (IP), a Divisão de Domínios Globais (GDD) e com outros membros do Painel de Geração (GP). O grupo também esteve presente em sessões relevantes para ouvir e participar das discussões.

Princípios para inclusão, exclusão ou diferimento de pontos de codificação para as LGRs com escrita árabe para a zona raiz

A TF-AIDN foi o primeiro grupo linguístico a elaborar esses princípios [PDF, 22 KB], e o documento resultante foi divulgado para comentários públicos. Embora a análise inicial do nível de ponto de codificação tenha sido concluída, o grupo ainda tem que finalizar os pontos de codificação para inclusão e exclusão das LGRs. O grupo está discutindo mais detalhadamente sobre as variantes de IDN em escrita árabe e definindo os princípios gerais.

Expansão do escopo e novos membros

A TF-AIDN decidiu expandir o escopo de seu trabalho para incluir o esforço dedicado à aceitação universal de IDNs em escrita árabe, bem como o suporte a e-mails em escrita árabe. Essa carga adicional de trabalho levou o grupo a anunciar a necessidade de que mais membros da comunidade participem da força-tarefa, e até o momento cinco membros da comunidade responderam à convocação expressando seu interesse em participar do grupo. A convocação ainda está aberta para aqueles interessados em participar.

Envio de proposta para workshop ao IGF global em Istambul

Para mostrar à comunidade global da Internet a importância de existirem grupos linguísticos de múltiplas partes interessadas como esse dedicados aos assuntos de escrita e linguísticos, a TF-AIDN decidiu enviar uma proposta de workshop para o IGF global em Istambul, na Turquia, nos dias 2 a 5 de setembro de 2014. O workshop, intitulado "Linguistic Diversity through Script Harmony" ("A Diversidade Linguística por meio da Harmonia entre Escritas") tem como objetivo:

…reunir representantes de diferentes comunidades de escrita responsáveis pelo trabalho inter-regional de desenvolver as LGRs (Label Generation Rules, Regras de Geração de Etiquetas) da zona raiz que habilitará os IDNs e suas variantes. Os representantes da comunidade compartilharão os atuais desafios para reunir diferentes comunidades, o status de colaborações entre comunidades que estão em andamento voltadas para essa finalidade e como equilibrar as questões linguísticas e técnicas para desenvolver as LGRs.

Participação em eventos e encontros relevantes

Para a TF-AIDN exibir seu trabalho e buscar feedback, conselhos e dicas, conquistar novos membros para a força-tarefa e, ao mesmo tempo, representar uma fonte de incentivo para outras comunidades linguísticas, os membros da TF-AIDN que participaram de eventos e encontros relevantes apresentarão suas descobertas para o público. Até o momento, os resultados do grupo foram apresentados durante o Fórum de DNS do Oriente Médio, o Encontro da ICANN em Cingapura e o Encontro de Membros do APTLD de Mascate. Outros fóruns incluem o Encontro da ICANN em Londres, o Encontro do IGF em Istambul e o IGF árabe, entre outros.


Próximo encontro frente a frente

A TF-AIDN realizará seu próximo encontro frente a frente em Istambul, na Turquia, nos dias 8 a 12 de junho de 2014. O encontro de cinco dias abrangerá discussões sobre as LGRs (de 8 a 10 de junho), bem como sobre a aceitação universal (de 11 a 12 de junho). Novamente, a ICANN fornecerá auxílio financeiro para alguns membros da força-tarefa participarem desse encontro.

Com o objetivo de se preparar para o encontro, a força-tarefa está atualmente trabalhando em três subgrupos paralelos sendo que um aborda os princípios de variantes, outro é dedicado à análise de pontos de codificação e o terceiro está finalizando a agenda para esse segundo encontro.

Outras informações

Desde que a TF-AIDN trabalhou no documento do Painel de Geração da Escrita Árabe, o grupo de trabalho da escrita árabe tem um wikispace dedicado em https://community.icann.org/display/croscomlgrprocedure/Arabic+Script+GP. Esse espaço mostra todos os documentos, comentários feitos e o status do trabalho, entre outras informações.

Além disso, a TF-AIDN enviou comentários para a Convocação de Comentários do MSR-1. As respostas para os comentários feitos estão disponíveis em http://forum.icann.org/lists/comments-msr-03mar14/msg00011.html.


Sobre o MESWG

O MESWG (Middle East Strategy Working Group, Grupo de Trabalho da Estratégia do Oriente Médio) é um grupo ad hoc de especialistas da Internet da região abrangida pela estratégia, ou seja, os 22 estados árabes, Irã, Afeganistão e Paquistão (coletivamente definidos como "A Região"). O grupo de trabalho consiste em 21 especialistas de 11 países da região. A ICANN coordenou a formação do grupo de trabalho, e oferece todo o apoio necessário para que seus objetivos sejam atingidos. As metas estratégicas da ICANN para seu envolvimento na região são:

  1. Estimular uma participação em duas vias entre a ICANN e a comunidade geral da Internet na região;
  2. Desenvolver um setor de nomes de domínio forte e competitivo na região; e
  3. Promover mecanismos de governança da Internet por múltiplas partes interessadas na região.

Essas metas são divididas em três áreas principais estratégicas, a saber: Segurança e Estabilidade de DNS, Setor de Nomes de Domínio e Ecossistema de Governança da Internet.

Você pode encontrar mais informações sobre o MESWG na Wiki dedicada: https://community.icann.org/display/MES/Middle+East+Working+Group.

Authors

Fahd Batayneh

Fahd Batayneh

Stakeholder Engagement Director - Middle East