Blogs de la ICANN

Los blogs de la ICANN brindan información actualizada sobre actividades de desarrollo de políticas, eventos regionales y demás novedades.

Estratégia da ICANN para o Oriente Médio Comemora Três Anos

16 de junio de 2016
Por

null

Há mais de três anos, as partes interessadas da ICANN do Oriente Médio se reuniram para desenvolver uma estratégia de participação regional para o período de 2013 a 2016. A estratégia reiterava a necessidade de promover:

  • O envolvimento entre a ICANN e a comunidade de Internet
  • Um setor de nomes de domínio forte e competitivo
  • Mecanismos para a governança da Internet por múltiplas partes interessadas

A equipe da ICANN e a comunidade do Oriente Médio trabalharam juntas para executar a estratégia de acordo com um plano de implementação desenvolvido em conjunto por elas e atualizado anualmente.

O cronograma para a estratégia termina no dia 30 de junho de 2016. Por isso, agora é uma boa hora para resumir nossas conquistas. Para ter uma representação visual dos KPIs relevantes desse período, consulte o infográfico aqui [PDF, 3,19 MB].

Acontecimentos

  • O Centro de Empreendedorismo do DNS está a pleno vapor. Por meio de parcerias com líderes locais e internacionais do setor de nomes de domínio, o centro oferece workshops de treinamento sobre tópicos relacionados ao DNS (Domain Name System, Sistema de Nomes de Domínio).
  • O Fórum do DNS foi estabelecido como um evento anual que oferece discussões relacionados ao setor e oportunidades de conhecer especialistas locais e internacionais. Atualmente são disponibilizados dois fóruns: o Fórum do DNS do Oriente Médio e o Fórum do DNS da Turquia.
  • Foi publicado um estudo sobre o mercado do DNS no Oriente Médio. Esse estudo apresenta dados qualitativos e quantitativos sobre o cenário atual do setor de nomes de domínio na região e oferece recomendações para dar continuidade à expansão do setor.
  • A TF–AIDN (Task Force on Arabic Script Internationalized Domain Names, Força–tarefa sobre Nomes de Domínio Árabes Internacionalizados) é um grupo da comunidade que promove o uso de IDNs árabes. Uma grande conquista foi o desenvolvimento do LGR (Label Generation Ruleset, Conjunto de Regras para a Geração de Rótulos) para a escrita árabe, o primeiro a ser integrado ao LGR da zona raiz. A força–tarefa está atualmente desenvolvendo LGRs de segundo nível para idiomas que usam a escrita árabe. Outro projeto é identificar e solucionar os desafios da aceitação universal de IDNs com escrita árabe.
  • A MEAC–SIG (Middle East and Adjoining Countries School on Internet Governance, Escola do Oriente Médio e Países Adjacentes sobre Governança da Internet) é um programa de capacitação que ajuda a comunidade regional a compreender melhor a governança da Internet. O programa também facilita o envolvimento da comunidade em fóruns relacionados a nível nacional, regional e internacional. A MEAC–SIG foi realizada em 2014 e 2015 e está agendada novamente para agosto de 2016. Um programa local foi lançado no ano passado no Paquistão em parceria com partes interessadas locais, o Centro de Informações de Redes da Ásia–Pacífico e a Sociedade da Internet.
  • Por meio de Memorandos de Entendimento, a ICANN formou parcerias importantes com:

Qual é a próxima etapa?

No ICANN55 em Marrakesh, apresentamos as conquistas da estratégia para o período de 2013 a 2016 à comunidade e debatemos sobre como poderíamos evoluir com base nelas. Essa consulta se estendeu após o evento em Marrakesh e a comunidade recomendou que um novo grupo fosse formado para desenvolver uma estratégia regional para o período de 2016 a 2019.

O MEAC–SWG (Middle East and Adjoining Countries Strategy Working Group, Grupo de Trabalho sobre o Oriente Médio e Países Adjacentes) foi anunciado no início deste mês, e os membros da comunidade já desenvolveram um regulamento para o grupo. O MEAC–SWG realizou sua primeira teleconferência no início desta semana. Começamos muito bem e aguardamos com satisfação a oportunidade de trabalhar com o MEAC–SWG nos próximos meses!

Authors

Baher Esmat

Baher Esmat

VP, Stakeholder Engagement - Middle East & Managing Director MEA