ICANN Blogs

Read ICANN Blogs to stay informed of the latest policymaking activities, regional events, and more.

Avanços da escrita árabe nos nomes de domínio

1 November 2017
By Ahmed Bakhat Masood

Members of the Task Force on Arabic Script Internationalized Domain Names (TF-AIDN)

A força-tarefa dos nomes de domínio internacionalizados em escrita árabe (TF-AIDN) é um Grupo de Trabalho organizado pela comunidade, formado em 2013 pelo Grupo de Trabalho de Estratégia do Oriente Médio (MESWG) da ICANN para trabalhar em problemas técnicos e soluções. O TF-AIDN promove os IDNs em escrita árabe e a implementação segura deles.

Atualmente, o TF-AIDN tem 35 membros de 18 países do mundo todo, que também compõem o Painel de Geração de Escrita Árabe. Os membros têm formações diferentes (como linguística, tecnologia e políticas) e falam vários idiomas asiáticos e africanos que usam a escrita árabe.

Graças à dedicação dos membros do TF-AIDN, esse Painel de Geração foi o primeiro a concluir a proposta para as regras de geração de rótulos para a zona raiz (RZ-LGR) para nomes de domínio de primeiro nível. O TF-AIDN também concluiu propostas para as LGR para nomes de domínio de segundo nível em idiomas árabe e urdu, para que a comunidade use como referência.

Atualmente, o TF-AIDN está finalizando o trabalho de LGR de segundo nível para os idiomas farsi e pachto. Além disso, a força-tarefa está conversando com especialistas locais em suaíle, fulfulde e outros idiomas africanos importantes para desenvolver propostas de LGR para o segundo nível para o uso de nomes de domínio em escrita árabe.

O TF-AIDN está trabalhando intensamente na aceitação universal. Recentemente,a força-tarefa concluiu o primeiro relatório de caso de uso sobre os problemas encontrados pelos idiomas que usam a escrita árabe, que será apresentado ao Grupo de Gestão da Aceitação Universal (UASG). Alguns dos principais problemas de aceitação universal relacionados aos nomes de domínio em escrita árabe são:

  • Direção da escrita da direita para a esquerda em nomes de domínio em idioma árabe
  • Entrega completa de e-mails enviados a endereços em escrita árabe
  • Avaliação operacional de software para o uso de nomes de domínio e endereços de e-mail em escrita árabe
  • Questões de segurança do sistema de nomes de domínio relacionadas especificamente a IDNs em escrita árabe e nomes de domínio variantes
  • Conformidade de linguagens e estruturas de programação com os nomes de domínio em escrita árabe
  • Desafios relacionados a solicitações que geram automaticamente links para e-mails e URLs em texto

Os membros do TF-AIDN são voluntários interessados em IDNs em escrita árabe. Qualquer pessoa pode participar. Se você quiser fazer parte do grupo, escreva para meac.swg@icann.org.

Authors

Ahmed Bakhat Masood

Chair of the Task Force on Arabic Script Internationalized Domain Names (TF-AIDN)