ICANN Blogs

Read ICANN Blogs to stay informed of the latest policymaking activities, regional events, and more.

Roteiro da ICANN para os serviços digitais da comunidade

22 January 2015
By Chris Gift

Nos últimos anos, cada vez mais organizações avançaram em diferentes ritmos rumo ao aumento da dependência de informações, transações e serviços digitais. Está na hora de entrarmos nesse movimento.

Minha função é a de vice-presidente de serviços digitais. Isso significa que sou responsável por trabalhar com a comunidade para definir serviços digitais mais resilientes e mais úteis, que permitam que a ICANN atenda melhor suas comunidades e ofereça melhores ferramentas para trabalhar em equipe e realizar suas missões. Nesse processo, queremos ter certeza de que estamos criando as ferramentas necessárias da maneira certa.

Este blog e seus sucessores serão nossa tentativa de explicar e divulgar nosso progresso, comunicando nossas prioridades, metodologias, motivações e até mesmo problemas.

Nosso foco no ano passado foi a melhoria do nosso site, que lançamos no início do ano. O novo site é a principal presença digital para a equipe e a comunidade da ICANN, e funciona como ferramenta de integração para os novatos no mundo da ICANN, seguindo os preceitos do modelo de participação contínua que muitos de vocês conhecem. Os números de utilização do site mostram um aumento significativo. Por exemplo, agora há mais de 9.200 perfis da comunidade, com uma taxa de crescimento de 15% ao mês. Isso indica que o site cumpriu algumas de suas funções desejadas, mas nós ainda não estamos satisfeitos.

Portanto, a primeira etapa do roteiro que estamos planejando para os serviços digitais são as novas mudanças no site da ICANN. O site foi criado com processos ágeis e continuaremos usando essa mentalidade no site ICANN.org, fazendo mudanças constantes, como se o site estivesse em fase beta permanente.

Mas primeiro, precisamos resolver algumas questões mais importantes:

  1. Melhorias na navegação no canal esquerdo, melhoria da paginação, melhores padrões de acessibilidade e alterações na página inicial para que facilitar o entendimento e a visualização dos principais conteúdos;
  2. URLS mais "amigáveis", que também serão mais otimizadas para pesquisa, além de um conjunto de redirecionamentos aprimorados;
  3. Acesso mais fácil a conteúdos "populares", por exemplo, na primeira etapa, criaremos páginas para agregar conteúdos relacionados (notícias, blogs, fotos, etc.) para a ICANN Academy e as regiões. Além disso, teremos uma nova página de Conformidade, com análises lógicas, navegação simplificada e foco nos programas de aprendizagem. Ao mesmo tempo, vamos tornar as páginas de revisão de responsabilidade, registros e apoio da Diretoria mais fáceis de encontrar e navegar.
  4. Sempre estamos buscando maneiras de melhorar o atendimento "local" para países e regiões fora dos Estados Unidos, localizando conteúdo e melhorando os serviços de tradução.

Também queremos ajudar a melhorar as ferramentas de presença digital e colaboração das Organizações de Apoio (SOs), Comitês Consultivos (ACs) e grupos constituintes:

  1. Melhores recursos para a integração de novatos, com conteúdo explicativo, notícias e acesso a consultas, além de pesquisa e navegação aprimoradas;
  2. Uma ferramenta piloto para a Organização de Apoio a Nomes Genéricos (GNSO), para ajudar a melhorar o gerenciamento da participação em grupos de trabalho;
  3. Finalmente, um projeto piloto com o Comitê Consultivo de Segurança e Estabilidade (SSAC) para melhorar e aumentar a colaboração na redação de documentos.

Esses são os planos para o futuro próximo, o roteiro "curto", que deve nos levar até o fim do ano financeiro, se tudo der certo.

Além disso, estamos esperando a opinião de vocês para ver como podemos avançar em relação a outras questões significativas:

  1. Gostaríamos de entrar no movimento Open Data e melhorar a transparência organizacional, aumentando a disponibilidade dos dados em formatos úteis. Essa questão é muito importante e envolve assuntos organizacionais e técnicos;
  2. Melhorar os processos de interação: definir, implementar e gerenciar sistemas para que as comunidades da ICANN possam colaborar e se comunicar com mais eficiência.
  3. Como dar suporte ao gerenciamento de membros de SOs, ACs e grupos constituintes com ferramentas e serviços;
  4. Melhorar o uso de dados para nos ajudar a entender como nossas ferramentas e serviços são usados e como podemos aumentar a participação;
  5. Maior integração do myICANN e melhor personalização dos serviços que fornecemos, inclusive portfólios de projetos, calendários e feeds de notícias personalizados.

Esses são os objetivos em curto e médio prazo. Temos muito trabalho pela frente. Os objetivos em longo prazo serão abordados em outro post, sem dúvida, mas por ora queremos que os provedores da ICANN e os usuários de serviços digitais se entendam melhor.

Como eu mencionei, este blog e todos os outros que vão surgir fazem parte de nosso compromisso de divulgar e explicar nossos projetos, prioridades e motivações, e de ter a máxima transparência possível. Seus comentários são essenciais para esse processo. Se vocês não disserem de que precisam, vamos nos basear em suposições, que podem até ser orientadas por dados, mas que podem não atender aos seus casos de uso específicos. Então falem conosco, neste blog, nasredes sociais, por e-mail (o endereço é Chris.Gift arroba icann.org ) ou pessoalmente - vou tentar aparecer mais nos encontros da ICANN e estou sempre pronto para ouvir.

Temos muito a fazer e será melhor se contarmos com o apoio de vocês. Agora, no início de 2015, mandem suas opiniões sobre como podemos aumentar nossa visibilidade e a interação com vocês para atingir esses objetivos.

Authors

Chris Gift

Chris Gift