ICANN Blogs

Read ICANN Blogs to stay informed of the latest policymaking activities, regional events, and more.

Concorrência, confiança e escolha: compartilhamos nossas opiniões. Compartilhem as suas.

7 March 2017
By Jonathan Zuck

A Equipe de Revisão de CCT (Competition, Consumer Trust and Consumer Choice; Concorrência, Confiança e Escolha do Consumidor) publicou hoje a versão preliminar do seu relatório para comentários públicos. O relatório examina os efeitos precoces da entrada de novos gTLDs (generic Top-Level Domains, Domínios Genéricos de Primeiro Nível) na concorrência, na confiança e na escolha do consumidor no espaço de nomes de domínio. Ele também avalia aspectos da eficiência do processo de solicitação e avaliação, bem como das proteções que a ICANN implementou para reduzir os riscos associados à introdução de novos gTLDs.

O relatório tem como objetivo informar as políticas relacionadas à entrada de novos gTLDs e a ajudar a Diretoria da ICANN enquanto ela considera a continuação do Programa de Novos gTLDs. Algumas das nossas principais descobertas e recomendações são descritas abaixo. Em nível superior, em geral encontramos sinais precoces positivos indicando melhorias na concorrência, na escolha do consumidor e na adoção de proteções. Embora ainda estejamos coletando dados, ainda não identificamos nenhuma consequência negativa do programa.

A participação no processo de comentários públicos é a melhor oportunidade para criar um impacto na continuação do Programa de Novos gTLDs. Convidamos todos a participar da nossa sessão de envolvimento no ICANN58, que será realizada em 12 de março, às 9h CET no Hall A3.

Como nosso relatório foi publicado tão perto do início do ICANN58, sabemos que não há tempo suficiente para esperar um feedback detalhado da comunidade. Em vez disso, esperar usar nosso tempo em Copenhague para falar sobre as descobertas e as recomendações da nossa equipe. O período para comentários públicos será encerrado em 27 de abril de 2017. Você também pode enviar feedback pelo endereço de e-mail da Equipe de Revisão de CCT. input-to-cctrt@icann.org. Recomendo que todos leiam o relatório completo [PDF, 3,91 MB] e compartilhem suas opiniões e conhecimento.

Principais descobertas e recomendações

Coleta de dados

  • Formalizar e promover a coleta contínua de dados, uma vez que a falta de dados atrapalhou as tentativas internas e externas de avaliar as tendências de mercado e o sucesso das recomendações de políticas.

Concorrência

  • A ICANN deve coletar dados de preços de atacado e varejo de todos os registros e registradores de gTLDs para informar melhor as futuras revisões de CCT.
  • Participar em uma coleta sistemática de dados sobre os preços de mercado secundários e dados a nível de país sobre a concorrência no mercado.

Confiança do consumidor

  • Duas pesquisas globais com consumidores e registrantes realizadas como parte da revisão de CCT descobriram um vínculo positivo entre a confiança em um gTLD e fatores como familiaridade, reputação e a adoção de medidas de segurança pelos TLDs.
  • Mais informações são necessárias sobre por que motivos e até que ponto os consumidores confiam nos novos gTLDs. A ICANN, as partes interessadas relevantes e as futuras equipes de revisão devem avaliar que informações objetivas podem ser coletadas e medidas que se relacionam à capacidade de confiança.

Escolha do consumidor

  • A comunidade da ICANN deve considerar se os custos relacionados ao registro defensivo podem ser reduzidos. De acordo com os dados, a maioria das marcas não estavam registradas como em novos gTLDs ou foram registradas em relativamente poucos novos gTLDs. No entanto, um pequeno número de titulares de marcas era responsável por muitos registros de novos gTLDs. Essa distribuição bimodal sugere que os Mecanismos de Proteção de Direitos adaptados para algumas marcas podem ter sido apropriados.
  • A ICANN precisará coletar mais dados sobre os serviços fornecidos pelos registradores aos registrantes1, particularmente com relação à distribuição geográfica de registrantes de gTLDs, bem como dados sobre os idiomas oferecidos e seus locais além dos escritórios principais.

Processo de solicitação e avaliação

  • Havia poucas solicitações de novos gTLDs do Sul Global (termo definido no relatório encomendado pela Equipe de Revisão para descrever os países também mencionados como mercados emergentes ou economias em desenvolvimento, localizados principalmente no hemisfério sul). As futuras atividades de divulgação no Sul Global devem incluir um programa mais abrangente de participação em conferências, envolvimento de líderes inovadores e a tradicional divulgação em canais de mídia dessa região.
  • A divulgação também deve ter início com maior antecedência do que ocorreu na primeira rodada do Programa de Novos gTLDs a fim de facilitar a tomada de decisões internas de possíveis solicitantes.

Proteções

  • O Programa de Novos gTLDs implementou muitas proteções adicionais com o objetivo de proteger a integridade do Sistema de Nomes de Domínio e a mitigar abusos do DNS. Uma vez que mais informações são necessárias para avaliar a eficiência das proteções para atingir sua meta, a ICANN deve coletar informações relacionadas ao impacto das proteções tanto no público quanto nas entidades responsáveis por executá-las.
  • A ICANN deve coletar dados regularmente relacionados a abusos do DNS nos TLDs e fornecer mais transparência ao relator o assunto a ser tratado e o resultado final de reclamações recebidas pelo departamento de Conformidade Contratual da ICANN. Isso melhorará a capacidade da comunidade da ICANN de avaliar o impacto sistemático das políticas e dos procedimentos de conformidade.

Saiba mais sobre a revisão de Concorrência, Confiança e Escolha do Consumidor.


1 O relatório das recomendações preliminares faz uma distinção entre os registrantes e os usuários finais. Registrantes se referem a compradores de nomes de domínio, e não aos usuários finais.

Authors

Jonathan Zuck

CCTRT Chair