ICANN Blogs

Read ICANN Blogs to stay informed of the latest policymaking activities, regional events, and more.

Declaração dos presidentes conjuntos do CCWG de responsabilidade em preparação para a 59ª reunião da ICANN em Joanesburgo

22 June 2017

Em maio de 2017, o grupo de trabalho entre comunidades sobre aprimoramento da responsabilidade da ICANN (CCWG de responsabilidade) recebeu um novo presidente conjunto, Jordan Carter. Jordan foi indicado pela ccNSO para substituir Mathieu Weill, que pediu demissão em abril após aceitar um novo cargo. O CCWG de responsabilidade expressou seu agradecimento a Mathieu pelos serviços ao grupo em uma carta que lhe foi apesentada no início deste mês, em um jantar em Paris, em sua homenagem.

Em 25 de junho de 2017, Jordan atuará pela primeira vez em uma reunião presencial do CCWG de responsabilidade em Joanesburgo, na África do Sul, antes do início da 59ª reunião da ICANN.

Desde a última reunião presencial do grupo em Copenhague, o CCWG de responsabilidade fez um avanço considerável na maioria das áreas em que trabalha e usará a reunião de Joanesburgo para revisar recomendações preliminares sobre os tópicos de diversidade e responsabilidade da equipe. O grupo também revisará os comentários públicos recebidos da comunidade sobre a responsabilidade e a transparência dos ACs/SOs e ouvirá as conclusões da avaliação externa do escritório do ombudsman.

Nas últimas semanas, o CCWG de responsabilidade também dedicou tempo a refinar o processo de finalização das recomendações de sua linha de trabalho 2. O processo refinado deve proporcionar à comunidade, às organizações constituídas e à diretoria da ICANN várias oportunidades de oferecer contribuição durante a elaboração das recomendações, e também agilizar a conclusão do trabalho do CCWG de responsabilidade quando todos os grupos tiverem terminado seu trabalho.

Abaixo pode ser encontrada uma representação visual, juntamente com uma descrição do processo.

As recomendações de cada subgrupo serão abertas para comentários públicos separadamente, à medida que o trabalho avançar. As organizações constituídas e a diretoria da ICANN são incentivadas a fornecer contribuição durante esses períodos de comentários públicos.

As recomendações de cada subgrupo serão revisadas com base na contribuição recebida e cada subgrupo poderá optar por colocar os documentos revisados para um segundo período de comentários públicos. Quando as recomendações de todos os subgrupos tiverem sido examinadas publicamente, o CCWG de responsabilidade trabalhará para resolver eventuais discrepâncias ou problemas com as interdependências entre as várias recomendações. Será realizado um período final de comentários públicos sobre toda a proposta da linha de trabalho 2, com o enfoque explícito dos comentários públicos limitado às soluções propostas para resolver eventuais discrepâncias.

Quando o relatório final da linha de trabalho 2 estiver concluído, ele será apresentado às organizações constituídas e à diretoria da ICANN para aprovação formal e adoção. A linha de trabalho 2 do CCWG de responsabilidade espera que esta etapa final seja concluída rapidamente, já que todos os tópicos terão sido analisados individualmente e as preocupações específicas às recomendações já terão sido levantadas e abordadas em uma etapa anterior.

A implementação de recomendações não ocorrerá enquanto o relatório final da linha de trabalho 2 não for analisado e aprovado pelas organizações constituídas e pela diretoria da ICANN.

O CCWG de responsabilidade pretende discutir este processo com as organizações constituídas em Joanesburgo. Esperamos ver muitos de vocês mais tarde este mês na 59ª reunião da ICANN e na reunião presencial do dia 25 de junho.

Para obter mais informações sobre o CCWG de responsabilidade ou para visualizar os arquivos de reuniões e documentos preliminares, consulte a página wiki do grupo.

A linha de trabalho 2 do CCWG de responsabilidade é um grupo aberto. Qualquer pessoa interessada no trabalho pode fazer parte do grupo como participante ou observadora. Para saber mais sobre as formas de participação no CCWG de responsabilidade, envie um e-mail para acct-staff@icann.org.

Presidentes conjuntos do CCWG de responsabilidade
Thomas Rickert, León Sánchez, Jordan Carter