مدونات ICANN

اقرأ مدونات ICANN لتبقى على اطلاع على آخر أنشطة وضع السياسات والمحافل الإقليمية وغيرها.

Declaração dos copresidentes sobre o encontro do CCWG-Responsabilidade em Copenhague

15 مارس 2017

Em 10 de março de 2017, o Grupo de Trabalho Entre Comunidades para o Aprimoramento da Responsabilidade da ICANN (CCWG-Responsabilidade) realizou um encontro durante todo o dia antes do ICANN58 em Copenhague, Dinamarca, com a presença de 90 membros e participantes no local e muitos outros remotos, que usaram a sala de reuniões virtual para conversar mais sobre a linha de trabalho 2 (WS2).

O CCWG-Responsabilidade aproveitou essa oportunidade para receber atualizações dos subgrupos e informar a comunidade da ICANN sobre o status de seu trabalho. O grupo também avançou muito nas seguintes áreas:

  • Responsabilidade de SOs/ACs: O CCWG-Responsabilidade concluiu a primeira leitura das recomendações preliminares do Subgrupo de responsabilidade de Organizações de Apoio e Comitês Consultivos (SO/AC).
  • Responsabilidade da equipe: O CCWG-Responsabilidade trabalhou com o Subgrupo de responsabilidade da equipe para definir o escopo e as expectativas para suas recomendações.
  • Finalização das recomendações dos subgrupos: O CCWG-Responsabilidade concordou em publicar para comentários públicos os relatórios dos subgrupos e conseguir a aprovação de todo o grupo antes da finalização. O grupo também concordou em publicar para comentários públicos todos os relatórios concluídos de todos os subgrupos para identificar inconsistências entre as diferentes recomendações.
  • Aprovação das organizações regulamentadoras: O CCWG-Responsabilidade sugeriu que as organizações regulamentadoras aprovassem os relatórios finalizados dos subgrupos em pequenos lotes e não de uma só vez. Dessa forma, será mais fácil organizar os documentos, sem provocar um impacto muito grande sobre as operações normais de cada SO e AC.
  • Prazos: O CCWG-Responsabilidade concluiu que, apesar do progresso feito por cada um dos subgrupos, o CCWG-Responsabilidade não concluirá suas recomendações finais até o fim do ano fiscal 2017. Uma discussão sobre levar os recursos para o próximo ano fiscal foi iniciada com a ICANN. No entanto, o CCWG-Responsabilidade espera manter-se dentro do orçamento proposto.

O CCWG-Responsabilidade teve o prazer de contar com a presença de Göran Marby, Steve Crocker e George Sadowsky. A participação deles levou a uma discussão sobre a função do CEO, da equipe e da comunidade da ICANN, e como aumentar a responsabilidade e a transparência dessa colaboração. O grupo concordou em criar um projeto piloto sobre esses assuntos com o subgrupo de responsabilidade da equipe, com o objetivo de definir se é possível melhorar alguns dos problemas sistêmicos identificados pelo subgrupo.

Os copresidentes do CCWG-Responsabilidade reconhecem a dedicação de seus voluntários e agradecem a equipe da ICANN pelo apoio habilidoso e constante. Para saber mais sobre o CCWG-Responsabilidade ou para ver os arquivos do encontro e os documentos preliminares, consulte a wiki dedicada do grupo.

O CWG-Responsabilidade WS2 é um grupo aberto. Qualquer pessoa interessada no trabalho pode fazer parte do grupo como participante ou observadora. Para saber mais sobre como participar do CCWG-Responsabilidade, envie um e-mail para acct-staff [arroba] icann.org.

Copresidentes do CCWG-Responsabilidade
Thomas Rickert, Leon Sanchez, Mathieu Weill