ICANN 博文

敬请阅读 ICANN 的博文,了解最新政策制定活动和区域事务等等。

Função da ICANN no Ecossistema de Governança na Internet

2014 年 01 月 31 日
作者: Vint Cerf

Criar, Conferir, Consultar, Recomendar, Expirar

Lançado no meio de outubro de 2013, o Painel de Estratégia sobre a Função da ICANN no Ecossistema de Governança na Internet que eu presido funciona de acordo com uma máxima e um axioma criado para ilustrar sua missão: Criar, Conferir, Consultar, Recomendar, Expirar..

Com a tarefa de informar o processo de Planejamento Estratégico da ICANN1, o Painel de Estratégia sobre a Função da ICANN no Ecossistema de Governança na Internet recebeu um conjunto claro de resultados esperados, sobre os quais fornecerá recomendações estratégicas até o fim desse mês:

  • Facilitar a análise das hipóteses, vínculos e estruturas que formam a base das responsabilidades da ICANN no ecossistema atual da Internet;
  • Buscar percepções sobre maneiras de manter e aprimorar a liderança da ICANN em um ecossistema em evolução; e
  • Cultivar a liderança inovadora nas maneiras como a ICANN atende um conjunto complexo de grupos constituintes da Internet.
  • Oferecer um conjunto de princípios de orientação para garantir a evolução bem-sucedida do modelo transnacional com várias partes interessadas da ICANN, em cooperação com órgãos nacionais e internacionais;
  • Propor um roteiro para evoluir e globalizar a função da ICANN no ecossistema de governança na Internet, consultando agentes globais; e
  • Em coordenação com muitos outros agentes globais e partes interessadas da ICANN, propor uma estrutura para a implementação da função, dos objetivos e marcos da ICANN na governança global da Internet.

Nos dias 13 e 15 de janeiro de 20142, o Painel explicou aos membros da comunidade interessados suas conclusões preliminares, e pediu comentários sobre suas primeiras observações. O Painel abriu suas sessões de webinar (os arquivos podem ser encontrados em: http://www.icann.org/en/about/planning/strategic-engagement/governance-ecosystem) rearticulando sua missão e informando as hipóteses históricas da ICANN. Ele informou sua decisão de adotar a definição de governança da Cúpula Mundial sobre a Sociedade da Informação, e esclareceu a definição de liderança que usa. Para avaliar a composição do ecossistema da Internet, o Painel explicou que decidiu descrevê-lo como uma estrutura em camadas, informando suas características, dinâmica e detalhes por este meio. O Painel compartilhou sua interpretação do envolvimento da ICANN na arena do ecossistema, e apresentou mapas que desenvolveu para ilustrar e conceituar a rede de relações e interesses da ICANN. O Painel enviou o conjunto de princípios preliminares que desenvolveu aos membros da comunidade interessados a fim de obter comentários, e os convidou para identificar marcos considerados apropriados para a evolução da função da ICANN no ecossistema de Governança na Internet (roteiro). As observações e gráficos preliminares do Painel podem ser encontradas em: http://www.icann.org/en/about/learning/webinars/ecosystem-15jan14-en.pdf.

Faça parte da jornada!

O Painel desenvolveu perguntas que quer destacar.

  1. Que elementos você consideraria importantes para a estrutura de um ecossistema de governança na Internet para desenvolver uma Política de Governança na Internet "inter" e "intra" operacional? (o objetivo seria reduzir a tensão e a fricção da governança na Internet)
  2. No contexto da ICANN, quais são os aspectos importantes de sua evolução, inclusive sua globalização e sua relação com partes interessadas, governos e a USG?
  3. Que componentes de um roteiro devem ser aplicados às relações da ICANN com outras organizações, inclusive as que fazem parte do ecossistema da Internet?
  4. Alguma área específica do trabalho existente da ICANN poderia ser feita de forma diferente para aprimorar sua globalização e função no ecossistema de governança na Internet?
  5. Também estamos muito interessados em ouvir comentários gerais da comunidade sobre áreas que vocês consideram que devemos abordar em nosso relatório.

Os Painéis de Estratégia da ICANN funcionam como parte integral de uma estrutura para o diálogo entre comunidades. O Painel de Estratégia quer saber suas perspectivas e reações a suas observações e conclusões preliminares. Seus comentários e contribuições são essenciais para o sucesso desse projeto, e serão considerados com cuidado enquanto o Painel se prepara para oferecer suas recomendações estratégicas. Seu feedback pode ser enviado por um dos meios a seguir:

As recomendações estratégicas do Painel de Estratégia serão publicadas para comentários públicos até abril de 2014, e serão discutidas na próxima reunião da ICANN 49 em Cingapura (de 23 a 27 de março de 2014).


Os Painéis de Estratégia funcionarão como parte integral de uma estrutura para o diálogo entre comunidades. Desenvolvido para se concentrar em áreas estratégicas críticas identificadas pela comunidade, a Diretoria e a equipe [PDF, 209 KB], o trabalho desses painéis aprofundará os comentários públicos gerados para embasar uma visão nova e abrangente e um plano estratégico de cinco anos. Consulte http://www.icann.org/en/about/planning/strategic-engagement

Os arquivos do webinar (transcrição, gravação, transcrição da conversa e slides) podem ser encontrados em: http://www.icann.org/en/news/announcements/announcement-06jan14-en.htm

Authors

Vint Cerf

前任 ICANN Board Chair