ICANN 博文

敬请阅读 ICANN 的博文,了解最新政策制定活动和区域事务等等。

Contato com a nova geração de lutadores cibernéticos

2018 年 08 月 24 日
作者:

null

Durante a terceira semana de agosto, fui a São Paulo, Brasil, e Assunção, Paraguai, com o objetivo de entrar em contato com a comunidade e com organizações locais de aplicação da lei. A ideia era aumentar a conscientização sobre o abuso do sistema de nomes de domínio (DNS), oferecer treinamento a unidades policiais cibernéticas, explicar o que é a ICANN e convidá-los para fazer parte do processo de desenvolvimento de políticas da ICANN sobre as questões relevantes para eles (sob o ponto de vista da segurança, estabilidade e flexibilidade, que é a área de foco da minha equipe). Realizamos essas atividades o ano todo, em todas as regiões do mundo.

Os exercícios de envolvimento durante essa semana foram especialmente positivos. Oferecemos treinamento a diferentes autoridades, fizemos recomendações ao setor privado sobre melhorias de segurança em relação à operação dos domínios e explicamos como reduzir ameaças por meio da resolução de nomes de domínio. Todas as minhas apresentações foram bem recebidas, e os participantes demonstraram bastante interesse.

Um grupo específico merece destaque: os 129 cadetes do ano passado da Academia de Polícia Nacional do Paraguai que participaram de uma das nossas sessões em Assunção. Esses cadetes jovens e empolgados tinham entre 21 e 23 anos de idade. Alguns sabiam mais que os outros sobre investigações cibernéticas, outros não conheciam esses assuntos.

No começo, os cadetes das fileiras da frente eram os que mais participavam, prestando atenção e fazendo ótimas perguntas. Os que estavam sentados mais ao fundo pareciam pouco interessados, mas isso foi mudando conforme as discussões iam avançando. Logo, eles começaram a perceber que esses assuntos são interessantes, o impacto que têm sobre o trabalho deles, e como suas vidas pessoais também podem ser afetadas pelas diferentes formas de abuso do DNS.

Foi incrível vê-los perceber a importância do DNS, para o bem e para o mal, e como ele pode ser usado de maneiras inovadoras para proteger os usuários e a infraestrutura contra agentes mal-intencionados.

Não é sempre que podemos interagir com a próxima geração de lutadores contra o crime cibernético. Além disso, poucas vezes eles demonstram esse nível de compromisso, interesse e disposição para começar a investigar. Tiro o chapéu para eles.

Quando voltei para casa, percebi que nós, das gerações mais antigas, somos responsáveis por orientar a nova geração de lutadores contra o crime cibernético com nossos exemplos, além de ajudá-los a aproveitar todo seu potencial. Podemos ensiná-los a distinguir entre o certo e o errado, e a optar sempre pelo certo. Precisamos compartilhar o que aprendemos ao longo dos anos. Precisamos que eles sejam melhores do que nós.

Authors

Carlos Alvarez

Carlos Alvarez

Trust and Public Safety Engagement Director