ICANN 公告

敬请阅读 ICANN 的公告,了解最新政策制定活动和区域事务等等。

Relatório final do Grupo de Trabalho especialista em dados de registro internacionalizados (WHOIS)

2015 年 09 月 25 日

A ICANN publicou hoje o Relatório final [PDF, 668 KB] do Grupo de Trabalho especialista em Dados de registro internacionalizados (WHOIS) que foi incumbido de determinar os requisitos de envio e exibição de dados de registro internacionalizados (IRD) e produzir um modelo de dados para os IRD que corresponda aos requisitos. Esse relatório representa um marco significativo em relação ao objetivo da ICANN de internacionalizar o serviço WHOIS a respeito de dados de registradores locais.

Princípios de internacionalização identificados

Constituído mediante solicitação do Conselho da ICANN em resposta às recomendações da Equipe de revisão WHOIS, o Relatório final [PDF, 668 KB] identifica os princípios específicos para orientar a internacionalização de dados de registro.A saber:

  • Princípio de capacidade do usuário:Ao definir um requisito para um determinado elemento ou categoria de dados de elementos de dados, a capacidade do usuário de enviar dados deve ser o fator limitador.
  • Princípio de simplicidade e reutilização:Onde possível, os padrões existentes que são amplamente usados para manipular dados internacionalizados devem ser aplicados.
  • Extensibilidade - Onde possível, o modelo de dados deve poder ser facilmente estendido para adequar à evolução dos elementos de dados exibidos pelos serviços de diretório para vários registros e registradores TLD.

Requisitos propostos de alto nível

Com base nesses princípios, o Grupo de Trabalho IRD propõe dois altos níveis de requisitos para consideração da comunidade:

  • Deve-se exigir que os registradores insiram dados de registro em idiomas ou scripts nos quais tenham qualificação
  • A menos que declarados explicitamente, todos os elementos de dados devem ser identificados com idiomas e scripts em uso e essas informações devem sempre estar disponíveis com elementos de dados.

Modelo de dados proposto e requisitos para elementos de dados

O Trabalho de IRD também foi incumbido de produzir um modelo de dados para dar suporte aos requisitos propostos para internacionalização dos dados de registro. O Relatório final [PDF, 668 KB] categorizou os elementos de dados de registro comuns em doze grupos e propôs os requisitos de internacionalização para cada categoria.

O relatório integral pode ser localizado aqui [PDF, 668 KB].

Informações complementares

Uma das principais iniciativas da ICANN é melhorar o serviço WHOIS. A formação do Grupo de Trabalho IRD para abordar os dados de registro internacionalizados está relacionada às atividades em andamento para implementar as recomendações do Relatório final da equipe de revisão da política WHOIS da ICANN [PDF, 1.44 MB] conforme adotado pelo Conselho da ICANN. Mais informações sobre o status dessas melhorias estão aqui.

OGrupo de Trabalho especialista em dados de registro internacionalizado da equipe de revisão WHOIS (WHOIS RT IRD WG) foi escalado para determinar os requisitos para dados de registro internacionalizados e produzir um modelo de dados que corresponda aos requisitos.

Próximas etapas

Como pode haver implicações de política oriundas de suas propostas, o Grupo de Trabalho IRD recomenda que o Conselho envie o Relatório final [PDF, 668 KB] para o GNSO para acompanhamento apropriado. As recomendações do Grupo de Trabalho IRD podem se tornar a base para o desenvolvimento da política adicional e/ou estrutura contratual para gTLDs.

Para obter mais informações sobre o WHOIS em geral, visite whois.icann.org.