Блоги ICANN

Читайте блоги ICANN, чтобы получать новости о деятельности в области формирования политики, региональных мероприятиях и других событиях.

A jornada de DNSSEC continua avançando na África

28 мая 2015
Автор

null

Figura: Participantes do evento DNSSEC Roadshow em Antananarivo (Madagascar)

Desenvolver o setor de nomes de domínio na África é importante e é um objetivo central da estratégia da ICANN no continente, com foco na importância das Extensões de Segurança do Sistema de Nomes de Domínio (DNSSEC), que contribuem diretamente com a segurança da Internet, oferecendo mecanismos que ajudam a evitar adulterações e o uso de IPs falsos. Por isso foi criado o projeto "DNSSEC Roadshow". Através dele, trabalhamos para aumentar a conscientização e a compreensão da importância das DNSSEC, além de desenvolver capacidade para sua adoção nos ccTLDs da África.

Sabemos que muitos operadores de registros de ccTLDs enfrentam desafios que impossibilitam um ambiente de trabalho adequado para proteger os ccTLDs da África. Alguns desses desafios são institucionais, pois alguns países ainda veem os ccTLDs como redelegações. Outros estão relacionados à falta de recursos humanos qualificados, até mesmo para os operadores de registros sem problemas operacionais. Ainda assim, vemos que alguns deles já começaram o processo e enviaram solicitações formais ao departamento de IANA da ICANN, um passo positivo na direção certa. O objetivo do nosso trabalho é desenvolver essas ações bem-sucedidas e transmiti-las para todo o continente.

Dos workshops à implementação

É importante observar que os planos de implementação são desenvolvidos no último dia dos eventos DNSSEC Roadshow, com a contribuição das comunidades participantes. Nos últimos meses, percebemos que alguns beneficiários já começaram a trabalhar em soluções e esperamos contar com mais duas ou três implementações de DNSSEC até o fim de 2015.

Desde que os Roadshows começaram a ser realizados há dois anos no Quênia, levamos esse evento a 12 países e vamos chegar a muitos outros:

Antananarivo (4 a 6 de maio de 2015), Congo (11 a 13 de março de 2015), Costa do Marfim (24 a 26 de fevereiro de 2015), Botswana (1 a 3 de dezembro de 2014), Camarões (17 a 19 de setembro de 2014), Burkina Faso (19 a 21 de maio de 2014), Zâmbia (28 a 30 de abril de 2014) , Senegal (19 a 21 de março de 2014), Ruanda (10 a 12 de março de 2014), Tanzânia (18 a 20 de setembro de 2013), Nigéria (26 a 27 de junho de 2013), Quênia (11 a 13 de junho de 2013).

* Leia mais sobre o DNSSEC roadshow em http://dnssec-africa.org.

Outro trabalho em andamento para alimentar o empreendedorismo no setor de DNS é um resultado importante das estratégias do Oriente Médio e da África: a parceria da ICANN com a Autoridade Nacional Reguladora de Telecomunicações (NTRA) do Egito para abrir o Centro de Empreendedorismo do DNS (DNS-EC) no Cairo, Egito, com o objetivo de desenvolver o ecossistema do setor de nomes de domínio na África e no Oriente Médio, entre outros. Leia mais aqui.

Conscientização contínua sobre o assunto

Com base no sucesso dos dois fóruns sobre DNS realizados na África, o terceiro fórum de DNS da África está programado para 6 a 8 de julho em Nairóbi, Quênia, e será uma plataforma fértil para discussões sinceras e lições aprendidas sobre as Extensões de Segurança do Sistema de Nomes de Domínio (DNSSEC). Leia mais e faça sua inscrição para o evento em http://dnsforum.or.ke/index.php/home

Para nós da África, a conscientização sobre DNSSEC é uma iniciativa contínua. Por isso, planejamos atingir mais países, aproveitando os principais fóruns regionais e internacionais para discutir o assunto. Acreditamos que, com o tempo, mais registros, registradores, registrantes, etc. na África serão incentivados a tomar medidas para adotar as Extensões de Segurança do Sistema de Nomes de Domínio (DNSSEC).

Authors

Yaovi Atohoun

Yaovi Atohoun

Stakeholder Engagement & Operations Director - Africa