Блоги ICANN

Читайте блоги ICANN, чтобы получать новости о деятельности в области формирования политики, региональных мероприятиях и других событиях.

CIF 2015 comprova que os canadenses estão com tudo na governança da Internet

15 июня 2015
Автор

null

Na semana passada, tive o prazer de participar do segundo Fórum Canadense de Internet (CIF), realizado no Museu da Natureza em Ottawa, Ontário. O lugar era muito lindo, assim como a cidade, mas com um nível tão alto de interesse e participação, acho que pode ser necessário procurar outro salão ou outro local para o CIF no ano que vem.

O salão estava cheio e os participantes puderam ouvir discussões entre líderes de negócios, governos, sociedade civil, acadêmicos e a comunidade técnica sobre assuntos essenciais para o futuro da Internet e sua governança.

O dia começou com um painel multissetorial sobre os processos de transição da administração da IANA e aprimoramento da responsabilidade da ICANN. Os canadenses já estão ajudando a abrir caminho com essas práticas orientadas pela comunidade, que no mundo todo geraram 450 horas de trabalho, mais de 20.000 interações em listas de e-mails e mais de 280 eventos. O painel contou com apresentações de Milton Mueller, do grupo de coordenação da transição da administração da IANA, Fiona Alexander, da Administração Nacional de Telecomunicações e Informações (NTIA) dos Estados Unidos, além de Wolfgang Kleinwächter e George Sadowsky da Diretoria da ICANN. Depois de ouvir as palestras e ter uma ideia da situação dos processos, os participantes se dividiram em pequenos grupos de trabalho para conversar sobre como os canadenses podem se envolver mais nesses trabalhos específicos.

Devido à importância de uma conclusão bem-sucedida para os processos de transição e responsabilidade, esses assuntos estiveram presentes ao longo do dia. No entanto, assim como o Fórum Global de Governança da Internet, o CIF explorou problemas que vão além do âmbito da ICANN. John Ralston Saul, autor e presidente da PEN International, fez uma apresentação fervorosa sobre questões de políticas da Internet e sua relação com a manutenção da liberdade de expressão. A tarde foi dedicada à discussão da função do Canadá na governança da Internet mais ampla, uma conversa inspiradora nesse momento em que os canadenses lidam com questões como privacidade e segurança.

Conforme nos aproximamos do encontro ICANN 53 em Buenos Aires e a comunidade multissetorial se aproxima de entregar uma proposta à NTIA para a transição e a responsabilidade, o CIF serve como lembrete da dedicação dos canadenses a garantir a segurança, a estabilidade e a interoperabilidade da Internet e que ela continue disponível para todos.

O IGF-USA, equivalente regional do CIF, será realizado no dia 16 de julho em Washington, D.C. Confiram aagenda completa do CIF 2015 e algumas das pesquisas mais recentes sobre a opinião do Canadá sobre a governança da Internet.

Joe Catapano é Gerente de Programas da Participação Global de Partes Interessadas da ICANN na América do Norte.

Authors

Joe Catapano

Joe Catapano

Stakeholder Engagement Director - North America & Global Academia