Блоги ICANN

Читайте блоги ICANN, чтобы получать новости о деятельности в области формирования политики, региональных мероприятиях и других событиях.

ICANN Visita o Coração do Texas

10 февраля 2015
Автор

Existe uma música que diz: "The stars at night are big and bright, deep in the heart of Texas" ("As estrelas à noite são grandes e brilhantes no coração do Texas", em tradução livre). Depois de passar algum tempo no segundo maior estado dos EUA (por extensão territorial, o Alaska é o maior) no 63º encontro do NANOG (North America Network Operators Group, Grupo de Operadores de Rede da América do Norte) em San Antonio e tendo conversado com alunos da Universidade do Texas (UT) em Austin, posso afirmar que essas palavras são verdadeiras.

Também posso atestar a vontade que os alunos da UT têm de aprender mais sobre a ICANN e a governança global da Internet.

Cerca de 30 alunos, em diversos níveis acadêmicos, participaram de uma discussão e uma sessão de perguntas e respostas de uma hora sobre a ICANN, a governança global da Internet e os principais tópicos da ICANN no momento, incluindo: os processos de Transição de Administração da IANA e de Aprimoramento da Responsabilidade da ICANN; o encontro ICANN 52 em Cingapura; e o programa de novos gTLDs (generic Top-level Domains, Domínios Genéricos de Primeiro Nível) .

É claro, parte da discussão foi sobre o modelo de múltiplas partes interessadas usado na ICANN e sua diversidade. O público era igualmente diversificado, sendo composto por candidatos a Ph.D., alunos de mestrado e alunos de graduação, com interesses variados, como: IPv6 (Internet Protocol version 6, Protocolo de Internet versão 6); censura on-line; o futuro de governos na política da Internet e segurança cibernética. Alguns também estavam lá apenas para saber mais sobre a ICANN, uma organização da qual ouviram falar, mas que não conheciam muito bem.

Considerando o recente envio de propostas para o ICG(Stewardship Transition Coordination Group, Grupo de Coordenação da Transição de Administração) da IANA pelas comunidades de Parâmetros de Protocolos e de Recursos Numéricos, bem como as discussões realizadas na comunidade de Nomes de Domínios no ICANN 52, muitas perguntas dos alunos diziam respeito ao que é a IANA exatamente e onde está localizada atualmente, além do que pode ocorrer após uma transição bem-sucedida.

A conversa na UT não poderia ser mais oportuna, na medida em que a comunidade da ICANN se prepara para reunir-se em Cingapura e os operadores de rede da América do Norte se encontraram ao sul de Austin para uma reunião com duração de pouco mais de uma hora.

O NANOG 63 contou com sua programação intensade sempre incluindo tópicos técnicos, como a sessão "Stewardship and Accountability for Internet Identifiers" ("Administração e Responsabilidade para Identificadores da Internet"). A sessão apresentou uma atualização da comunidade de Recursos Numéricos sobre a Transição de Administração da IANA. É possível assistir à sessão completa aqui.

Quero enviar um grande "muito obrigado" a todos da UT e do NANOG por um belo início de 2015.

Joe Catapano é Gerente de Projetos da Participação Global de Partes Interessadas da ICANN na América do Norte.

Authors

Joe Catapano

Joe Catapano

Stakeholder Engagement Director - North America & Global Academia