Blogs de l’ICANN

Lisez les blogs de l’ICANN pour vous tenir au courant des dernières activités d’élaboration de politiques, des événements régionaux et bien plus encore.

Atualização sobre geração de relatórios de transparência da ICANN

22 décembre 2016
Par

A transparência é fundamental para o sucesso de um modelo de múltiplas partes interessadas saudável e ainda mais importante no ambiente pós-transição. Reconhecendo isso, a ICANN tem um objetivo estratégico de abordar a transparência, juntamente com responsabilidade e ética, que são componentes essenciais e estreitamente relacionados. Enquanto a comunidade global da Internet prossegue com seu trabalho relacionado à transparência e responsabilidade da ICANN e da comunidade por meio da atividade do Grupo de Trabalho Entre Comunidades para aprimorar a responsabilidade: Linha de trabalho 2 (WS2 da CCWG), a ICANN também está realizando aprimoramentos como organização. Isso abrange a implementação de recomendações da segunda Revisão de Responsabilidade e Transparência (ATRT2 (Second Accountability and Transparency Review Team, Segunda Equipe de Revisão de Responsabilidade e Transparência [PDF, 3,46 MB]) e a geração de relatórios aprimorada sobre o progresso em direção a metas estratégicas relacionadas.

A ATRT2 identificou a necessidade de “um relatório sobre a extensão dos problemas de transparência da ICANN com métricas que justifiquem essas informações para facilitar a responsabilidade” e incluiu diversas recomendações adicionais para o aprimoramento da transparência. Várias melhorias relacionadas à transparência já foram implementadas. Por exemplo, uma explicação abrangente das Práticas de publicação da ICANN está publicada em icann.org e relatórios de progresso sobre a implementação de recomendações revisão específica são publicadas trimestralmente (consulte ATRT2 [Second Accountability and Transparency Review Team, Segunda Equipe de Revisão de Responsabilidade e Transparência], SSR [Security, Stability and Resiliency, Segurança, Estabilidade e Resiliência], WHOIS). Em outra linha de trabalho paralela, a ICANN aprimorou a geração de relatórios de progresso em direção à meta estratégica [PDF, 1,65 MB] para promover a ética, a transparência e a responsabilidade, incluídas no Painel de KPI (Key Performance Indicator, Principais Indicadores de Desempenho) (consulte a meta 5.2).

Além desses aprimoramentos, a ICANN publicará o primeiro Relatório Anual sobre Transparência antes do ICANN58 para facilitar às partes interessadas encontrar e entender informações relevantes sobre os esforços de transparência da ICANN. O relatório fornecerá uma visão geral das atividades relacionadas à transparência de toda a organização com a capacidade de visualizar informações detalhadas, quando viável. O relatório abrangerá informações incluídas nas Práticas de Publicação da ICANN, bem como várias outras atividades que demonstram transparência, como a publicação de demonstrações financeiras auditadas, plano operacional e orçamentos, progresso em direção à abordagem das necessidades da comunidade multilíngue da ICANN e informações sobre teleconferências trimestrais de partes interessadas.

As recomendações do ATRT2 também solicitaram à ICANN a análise da “relevância continuada e utilidade de métricas existentes [e] o fornecimento de recomendações para novas métricas.” A ICANN tem gerado relatórios dos KPIs (Key Performance Indicator, Principais Indicadores de Desempenho) utilizando o Painel de KPIs da ICANN para mensurar o progresso de metas estratégicas por algum tempo. Estamos continuamente buscando métricas mais relevantes e significativas, bem como melhorias para a forma como comunicamos atividades e progressos. O feedback da comunidade é fundamental para a realização de melhorias úteis. Por exemplo, recentes comentários da comunidade no ICANN57 informarão sobre a evolução do Relatório Anual sobre Transparência, bem como do Painel de KPIs. Os membros da comunidade forneceram as seguintes sugestões úteis:

  • O desenvolvimento de capacidade de “detalhamento” interativo;
  • Trazer as atividades da comunidade para a geração de relatórios sobre promoção da ética, transparência e responsabilidade;
  • Incorporar o treinamento de conscientização sobre ética para a comunidade e oportunidades para amplas discussões sobre o tópico de mensurar o progresso em direção à transparência, ética e responsabilidade.

Alinhada a essas sugestões, a ICANN está planejando aprimoramentos ao atual Painel de KPIs que serão lançados próximos a junho de 2017.

O trabalho de aprimoramento da transparência é um exercício contínuo em parceria com a comunidade global de partes interessadas. Recebemos o feedback da comunidade e continuaremos a analisar e incorporar melhorias a fim de aprimorar as informações relacionadas à transparência da organização e como mensurar e relatar o progresso realizado em direção às metas de transparência.

A ICANN tem o compromisso de desenvolver o relatório anual para incorporar novas atividades relevantes — tais como os resultados do trabalho da comunidade no WS2 e esperamos trabalhar com a comunidade da ICANN para encontrar formas de aprimorar nossos esforços de transparência.

Authors

Theresa Swinehart

Theresa Swinehart

SVP, Global Domains & Strategy