Blogs de l’ICANN

Lisez les blogs de l’ICANN pour vous tenir au courant des dernières activités d’élaboration de politiques, des événements régionaux et bien plus encore.

O ritmo acelerado da resolução de contenções

9 octobre 2014
Par Christine Willett

null

À medida que nos preparamos para o encontro ICANN 51, eu pensei que seria uma boa ideia abordar alguns pontos-chave em relação à resolução do conjunto de contenções e os leilões facilitados pela ICANN. Embora os leilões facilitados pela ICANN tenham recebido uma atenção satisfatória nas semanas recentes, a grande maioria dos conjuntos de contenções está sendo resolvida entre os solicitantes em vez de por meio de leilões facilitados pela ICANN. As receitas dos leilões estão sendo separadas até que uma utilização apropriada dos fundos seja determinada pela Diretoria com a contribuição da comunidade.

Para aqueles que podem não estar imersos no Programa de Novos gTLDs, definimos um conjunto de contenções como um grupo de duas ou mais solicitações para as mesmas cadeias de caracteres ou para as similares. Um total de 233 conjuntos de contenções foram identificados em todas as solicitações.

Desde junho de 2012, "dia da revelação" dos Novos gTLDs, aproximadamente 50% das cadeias de caracteres em contenção foram resolvidas. Somente oito dos conjuntos resolveram pelo processo de resolução de contenções da ICANN; quatro conjuntos foram resolvidos por meio do processo do programa da CPE (Community Priority Evaluation, avaliação de prioridades da comunidade) e quatro conjuntos por meio de um leilão facilitado pela ICANN. É importante lembrar que os leilões têm o objetivo de ser um método de último recurso para resolver contenções, e a ICANN esperava que um número muito pequeno de leilões apresentasse resultados. A ICANN continua estimulando os solicitantes a resolver contenções entre si e permite uma autorresolução de até sete dias antes de um leilão.

Um resultado interessante da programação e da realização leilões tem sido o aumento do ritmo de autorresoluções entre os conjuntos de contenções. Desde o primeiro leilão em junho de 2014, mais de 40 conjuntos de contenções foram autorresolvidas nos últimos quatro meses, em comparação com cerca de 70 conjuntos nos primeiros 24 meses do programa. Com leilões programados [PDF, 249 KB] mensalmente, esperamos que essa tendência continue.

Por fim, quero analisar como a ICANN lidará com as receitas geradas pelos leilões. Embora o número de leilões feitos até agora tenha sido pequeno e o número de leilões que antecipamos que serão conduzidos no futuro seja relativamente pequeno, o valor total das receitas dos leilões pode ser considerável. O leilão mais recente para três cadeias de caracteres gerou mais de US$ 14 milhões em receitas brutas. Eu quero reiterar que as receitas dos leilões estão sendo separadas até que a Diretoria, por meio de consultoria com a comunidade, determine um plano para o uso apropriado dos fundos. Para fornecer ainda mais transparência, criamos uma nova página do resumo financeiro no microsite do Programa de Novos gTLDs. Essa página detalha as receitas, bem como os custos das operações de leilões, que serão pagos com as receitas. O resumo financeiro será atualizado mensalmente à medida que os custos e as receitas forem obtidos. Mais detalhes sobre os custos de operações de leilões podem ser encontrados no resumo da Declaração de Trabalho [PDF, 112 KB] com a empresa responsável por fazer leilões, Power Auctions LLC.

Se você tem perguntas sobre a resolução de contenções, envie um e-mail para nosso departamento de Atendimento ao Cliente customerservice@icann.org, ou se você for ao encontro ICANN 51 em Los Angeles, visite-nos no estande da GDD. Esperamos encontrar você lá!

Authors

Christine Willett