Blogs de l’ICANN

Lisez les blogs de l’ICANN pour vous tenir au courant des dernières activités d’élaboration de politiques, des événements régionaux et bien plus encore.

Painéis de Estratégia da ICANN e Processo de Planejamento

22 mars 2014
Par

Às vésperas do 49º encontro da ICANN, em Cingapura, gostaríamos de fazer uma atualização sobre o planejamento estratégico da ICANN.

Em outubro do ano passado, a Versão Preliminar da Visão, Missão e Áreas de Foco da ICANN para um Plano Estratégico de Cinco Anos [PDF, 313 KB] foi publicada para comentário público e para discussão pela comunidade no encontro de Buenos Aires. Desenvolvida com base em feedbacks anteriores da comunidade, a versão preliminar propôs uma nova Visão, reiterou a Missão existente da ICANN e descreveu cinco Áreas de Foco propostas. Essa versão preliminar foi resultado de um processo ascendente colaborativo, extenso e com a participação de múltiplas partes interessadas que teve início no encontro de Pequim, em abril do ano passado, com um convite para participar da conversa sobre estratégias. Para obter informações sobre o processo, acesse o portal de planejamento estratégico em http://www.icann.org/en/about/planning/strategic-engagement.

A comunidade tem participado ativamente desse importante processo e o feedback recebido desde Pequim tem sido valioso para ajudar na elaboração do plano estratégico, bem como para a formação dos quatro Painéis de Estratégia. Ainda estão disponíveis várias oportunidades e ferramentas para a comunidade compartilhar suas opiniões. Os Painéis de Estratégia estão buscando opiniões sobre seus respectivos relatórios preliminares e recomendações, e estão ansiosos para conhecer suas perspectivas individuais. Os comentários serão recebidos até 30 de abril. Mais detalhes sobre isso podem ser encontrados em http://www.icann.org/en/news/public-comment/strategy-panels-25feb14-en.htm

Participe da conversa!

Projetados para realizar trabalhos em importantes áreas estratégicas identificadas pela comunidade, pela Diretoria e pela equipe da ICANN, os Painéis de Estratégia atuam como parte integrante de uma estrutura destinada ao diálogo entre as comunidades sobre assuntos estratégicos. Consultivo por natureza, seu objetivo essencial é orientar a formação da nova visão abrangente e o Plano Estratégico de Cinco Anos, e o subsequente plano operacional. O trabalho e a missão dos Painéis de Estratégia são primeiramente oferecer orientação sobre assuntos que serão incluídos no plano operacional e estratégico da ICANN. Projetados para pensar "fora da caixa", os Painéis propõem novas ideias para a conversa da comunidade sobre o planejamento estratégico. Os Painéis de Estratégia são vistos como repositórios, fóruns, think tanks que contribuem para o surgimento de discussões sobre novas iniciativas, conceitos ou ideias que apresentam o potencial de serem explorados no contexto da conversa sobre estratégia. A comunidade é incentivada a interagir com os Painéis que realizaram, e continuam realizando, atividades para o envolvimento e a divulgação ao longo do seu processo por meio de seminários na Web, discussões nos encontros da ICANN, pesquisas, listas de e-mail, comentários públicos e relatórios de status. Os presidentes dos Painéis recentemente orientaram alguns membros interessados das comunidades sobre suas recomendações preliminares durante um seminário interativo na Web. O diálogo continua em Cingapura, na segunda-feira, 24 de março, das 15 h 15 às 16 h 45 (SGT) , e recomendamos que você participe dessa importante sessão e ajude divulgando-a. Os Painéis farão ajustes detalhados em suas recomendações tendo em vista o feedback recebido.

E depois disso?

O conjunto diversificado de recomendações propostas resultante dos quatro painéis não será implementado imediatamente. A consideração dessas recomendações deverá seguir vários caminhos, conforme necessário. Algumas recomendações são de alto nível, abrangentes e estratégicas e seria apropriado considerá-las como parte do plano estratégico a longo prazo da ICANN. Outras têm um foco operacional ou programático e seria apropriado considerá-las como parte do Plano Operacional anual da ICANN. Além disso, ainda há algumas recomendações para as quais seria apropriado uma consideração mais detalhada e dar continuidade ao trabalho.

Para destacar o forte vínculo do Painel com os processos de planejamento da ICANN, o cronograma do painel foi inicialmente escalado para acompanhar em paralelo os processo de planejamento estratégico e fornecer mais oportunidades para consideração e comentários públicos da comunidade sobre o trabalho realizado pelo Painel. Conforme observado acima, a convocação para comentários públicos sobre os relatórios dos Painéis de Estratégia será encerrada em 30 de abril. A disponibilização da Versão Preliminar Final do Plano Estratégico para comentários públicos foi agendada para fevereiro e março, mas atualmente deverá ser divulgada para discussão pública em abril e maio. Essa atualização no cronograma permitirá que as reações da comunidade às recomendações dos Painéis de Estratégia sejam incluídas no Plano Estratégico de Cinco Anos, conforme apropriado. A alteração também fortalece o elo entre esses dois processos interligados e confirma o compromisso da ICANN com o alinhamento, a consistência e o seu desejo de fazer desse um processo verdadeiramente colaborativo e baseado em múltiplas partes interessadas. Para isso, queremos incentivá-lo novamente a comparecer, em pessoa ou remotamente, à sessão pública na segunda-feira, 24 de março, das 15 h 15 às 16 h 45 (SGT), em que será apresentada uma atualização sobre o planejamento estratégico e os Painéis de Estratégia, seguida por uma discussão interativa.

Começando com o processo de planejamento anual para o AF16, o Plano Estratégico de Cinco Anos ajudará a orientar o processo de planejamento anual. Mais detalhes sobre como isso funcionará serão fornecidos quando alcançarmos essa etapa do planejamento no final de 2014, mas convidamos a todos para consultar o gráfico no portal de planejamento estratégico que oferece uma visualização de alto nível do ciclo de planejamento anual esperado para o período do AF16 ao AF20.

Estamos ansiosos para encontrar você em Cingapura e ouvir o que tem a dizer.

Authors

Theresa Swinehart

Theresa Swinehart

SVP, Global Domains & Strategy