Blogs de l’ICANN

Lisez les blogs de l’ICANN pour vous tenir au courant des dernières activités d’élaboration de politiques, des événements régionaux et bien plus encore.

Criando os serviços que você deseja

24 août 2016
Par Chris Gift

null

Ashwin Rangan, chefe de engenharia da ICANN, e eu já conversamos há algum tempo sobre como podemos fornecer a todos uma visibilidade contínua do nosso trabalho de engenharia.

Uma maneira de aumentar a visibilidade é por meio da criação de TTFs (Technical Task Forces, Força-tarefa Técnicas). Essas TTFs se comunicam com a ICANN (especificamente minha equipe e eu, enquanto gerentes de produtos, acompanhados por um gerente de entrega de engenharia) a fim de elaborar proativamente a agenda da engenharia para segmentos específicos da comunidade. Algumas das Organizações de Apoio e Comitês Consultivos da ICANN já têm TTFs em funcionamento. Talvez outros membros da comunidade sigam esse exemplo.

Para alcançar outros membros da comunidade além das TTFs, outro meio que estamos analisando é criar um blog sobre o trabalho realizado pela nossa equipe engenharia e gerenciamento de produtos, principalmente para o benefício de um ou mais segmentos da comunidade. Esse será o primeiro em uma série de postagens em blog para ajudar você a compreender melhor o que fazemos.

Um projeto importante em que estamos trabalhando agora é o Registro de Conselhos da Diretoria. Uma explicação mais direta seria que o registro serve como um meio para a ICANN registrar sistematicamente e rastrear conselhos enviados à Diretoria pela comunidade. Esse serviço permitirá que os membros da comunidade acompanhem o status de cada conselho enquanto ele passa pelas diversas etapas do processo, desde o recebimento, passando pela aceitação (se for o caso), até a implementação. Embora a ICANN já processe os conselhos da comunidade há anos, nosso objetivo é aumentar significativamente a eficiência interna e os meios que usamos para tornar tudo público. Estamos atualmente na fase de testes beta das ferramentas e dos processos operacionais internos. O serviço de Registro de Conselhos da Diretoria será disponibilizado publicamente quando estiver totalmente operacional.

Se o Registro de Conselhos da Diretoria der certo, também poderemos usar os registros para registrar e rastrear as recomendações da equipe de revisão, correspondências do CEO e qualquer outro conselho que entre na organização. Os registros podem melhorar drasticamente a nossa transparência.

Também estamos colaborando com o GAC (Governmental Advisory Committee, Comitê Consultivo para Assuntos Governamentais) sobre um novo site com comunicações externas aprimoradas no que diz respeito a suas atividades. E estamos ajudando o GAC a lançar novos serviços internos de colaboração. Estamos dentro do cronograma para começar os testes beta próximo ao ICANN57 com uma possível data de lançamento em março de 2017.

Por fim, ainda vamos manter o foco no CZDS (Centralized Zone Data Service, Serviço de Dados de Zona Centralizado). O atual sistema não está atendendo às necessidades dos nossos usuários, e estamos trabalhando para consertar isso. No momento, nossas equipes estão integrando partes do CZDS existente no aplicativo Salesforce para que os registros possam fazer todo o trabalho deles em um só lugar. Também estamos trabalhando na melhoria da experiência do usuário final com o serviço.

Ashwin e eu temos muitas outras responsabilidades em nossas mãos. Falaremos sobre outros projetos nas próximas postagens. Enquanto isso, continuaremos buscando novas oportunidades para colaborar com a comunidade a fim de garantir que as necessidades dela sejam atendidas.

Authors

Chris Gift

Chris Gift