Blogs de la ICANN

Los blogs de la ICANN brindan información actualizada sobre actividades de desarrollo de políticas, eventos regionales y demás novedades.

Informação atualizada sobre o trabalho do Grupo de Trabalho de Especialistas (EWG)

4 de noviembre de 2013
Por Jean-Francois Baril

por Jean-Francois Baril, Facilitador do EWG

Como a Reunião da ICANN em Buenos Aires está se aproximando, gostaria de fornecer informações atualizadas sobre o trabalho do Grupo de Trabalho de Especialistas (EWG – Expert Working Group) e seu progresso desde a Reunião da ICANN 47.

Antecedentes

Depois da ação do Comitê Executivo em novembro passado, a ICANN se embarcou em um programa abrangente para melhorar a qualidade e a utilidade dos dados de registro de nomes de domínio hoje disponibilizados publicamente. Foram iniciados dois esforços importantes para tratar a questão dos pontos fracos atuais. Um deles visa fortalecer o sistema atual no curto prazo sem alterar o processo subjacente. Este esforço visa levar à prática recomendações feitas pelo Equipe de Revisão de WHOIS, que incluíram o fortalecimento dos requisitos contratuais nos contratos de credenciamento de registro entre registros (registries) e registradores (registrars) O segundo esforço é uma revisão estratégica e uma potencial substituição de todo o sistema. Isso levou à criação do Grupo de Trabalho de Especialistas (EWG) para examinar as necessidades dos dados de registro de nomes de domínio e as possíveis alternativas para melhor satisfazê-las.

O EWG foi criado para ajudar a resolver a situação de impasse de quase uma década dentro da comunidade da ICANN sobre como substituir o atual sistema de WHOIS, que, segundo observou a Equipe de Revisão de WHOIS, é considerado um sistema "quebrado" por muitos. Houve comentários expressando a preocupação de que o atual sistema de WHOIS é obsoleto, visto que nasceu na década de 1970, durante a era da Arpanet. Mais recentemente, houve muitas queixas sobre o nível de precisão e de utilidade do atual sistema WHOIS e sobre seu impacto na privacidade dos registratários de nomes de domínio.

O mandato do EWG é examinar novamente e definir o objetivo de coletar e manter dados de registro de nomes de domínio de gTLD; é pensar como salvaguardar os dados e propor uma solução de serviços de diretório da próxima geração que sirvam melhor às necessidades da comunidade da Internet global. O EWG tem a função duma "equipe de projetos", com responsabilidade de manter informados o CEO e o Comitê da ICANN, e de gerar idéias a serem submetidas à consideração por toda a comunidade (como é feito nos processos de desenvolvimento de políticas da ICANN), que eventualmente poderia levar à adoção delas, no futuro, por parte do Comitê.

Recomendações e trabalho do EWG desde Durban

Em junho, o EWG publicou um Relatório Inicial [PDF, 1.7 MB] que descreve suas recomendações provisórias. O EWG tem considerado quais dados de registro de nomes de domínio de gTLD precisam ser coletados, quem deseja ter acesso a eles e com que objetivos. O EWG também tem considerado possíveis modelos de formas de verificar o nível de precisão da informação durante a coleta, de como armazená-la, de como alcançar uma maior prestação de contas para o acesso à informação e seu uso, e de como essa informação poderia ser mantida. O grupo está trabalhando agora ativamente em um relatório final, baseado em novas pesquisas e comentários recebidos da comunidade da ICANN.

Como facilitador do EWG, estou genuinamente satisfeito com as consideráveis respostas e reações ao Relatório Inicial [PDF, 1.7 MB]. Foram recebidas mais de 100 respostas às perguntas feitas no questionário on-line, além de mais de 30 envios com comentários públicos. O EWG focalizou suas atividades recentes em examinar o feedback da comunidade com o intuito de apurar suas recomendações ainda mais.

Como as deliberações do EWG ainda continuam, o EWG vai postar seu Relatório de Estado no dia 8 de novembro para destacar seus pensamentos atuais, para eles serem debatidos em Buenos Aires e on-line. Esse Relatório de Estado descreverá a análise do EWG de questões chave levantadas pela comunidade, entre elas:

  • Identificar os dados que serão disponibilizados livremente em forma anônima e aqueles que poderiam exigir um acesso limitado e autenticado, mediante acreditação para fins de autorização.
  • Detalhes sobre os princípios para melhores serviços de privacidade ou proxy e uma proposta para credenciais protegidas e seguras para ser usadas por indivíduos em situação de risco.
  • Consideração de questões sobre legislação jurisdicional e aplicável, especialmente legislação de proteção de dados, além de sugestões para garantir tratamentos harmonizados de medidas de proteção e segurança de dados.
  • Pesquisar como os protocolos técnicos existentes poderiam ser utilizados pelo modelo de implantação recomendado pelo EWG (como o protocolo RDAP ou EPP, em fase de desenvolvimento pelo grupo de tarefas IETF).
  • Comparação do atual sistema WHOIS (melhorado no RAA 2013) com o serviço de diretório de dados de registro da próxima geração recomendado pelo EWG.
  • Descrição de vários modelos de implantação examinados pelo EWG, incluindo uma comparação detalhada de vantagens e desvantagens.

Esperamos ver todos vocês em Buenos Aires e receber suas opiniões e comentários on-line, e também esperamos que nosso Relatório de Estados leve a uma discussão substancial e a um debate construtivo em toda a comunidade. Estamos abertos para dialogar com todos vocês.

Authors

Jean-Francois Baril