Blogs de la ICANN

Los blogs de la ICANN brindan información actualizada sobre actividades de desarrollo de políticas, eventos regionales y demás novedades.

Ajude o EWG a reinventar o WHOIS | Apuração de fatos

21 de febrero de 2014
Por Jean-Francois Baril

A ICANN se encontra numa viagem para reinventar o atual sistema WHOIS. O Grupo de Trabalho de Especialistas (EWG) sobre Serviços do Diretório de gTLD é uma parte importante dessa viagem e precisamos de SUA ajuda à medida que nos aproximamos da fase final de nosso trabalho para identificar uma substituição para o WHOIS.

O EWG está atualmente na sua fase final de pesquisa e coleta de informação. Para produzir recomendações sobre fatos embasadas em práticas em vigor, o EWG publicou uma série de Solicitações de Informação (RFI) sobre questões chave. Os resultados dessa apuração de dados serão examinados exaustivamente pelo EWG à medida que ele for finalizando suas recomendações.

Por favor, ajude a dar forma a esses novos Serviços de Diretório de Registro (RDS) compartilhando suas idéias sobre essas questões...

Questionário de Verificação/Validação de Dados de WHOIS de ccTLD

Se você for um operador de ccTLD, o EWG o convida para responder essa pesquisa sobre práticas atuais de verificação e validação de dados do WHOIS aplicadas a nomes de domínio de ccTLD. As respostas ajudarão o EWG a identificar práticas que poderiam ser comercialmente razoáveis e viáveis para nomes de domínio de gTLD sob o sistema RDS proposto. As respostas deverão ser remetidas antes de 28 de fevereiro de 2014.

Questionário para provedores de serviços de privacidade e proxy de WHOIS

Se você for um Provedor de Serviços de Privacidade e Proxy (P/P), o EWG o convida para responder essa pesquisa sobre práticas atuais. As respostas serão usadas pelo EWG como base para suas deliberações quando estiver elaborando recomendações para melhores práticas dentro do RDS proposto, e também para informar-se sobre os esforços contínuos de elaboração de políticas da GNSO sobre questões de credenciamento de serviços de privacidade e proxy. As respostas deverão ser remetidas antes de 28 de fevereiro de 2014.

Solicitação de Informação (RFI) sobre sistemas de validação e verificação de dados de contato

Se sua organização fornece serviços ou software que poderiam ter capacidade para validar / verificar dados de contato de registro de nomes de domínio (como o WHOIS), você está convidado para responder essa RFI. Essa RFI visa exclusivamente informar acerca da elaboração de políticas e procedimentos que podem seguir duas iniciativas: as recomendações do EWG para um sistema RDS de próxima geração, e a necessidade da ICANN de contar com serviços de validação de endereços postais de diferentes campos, conforme descrito pelo Acordo de Credenciamento de Registradores (RAA). As respostas deverão ser remetidas antes de 7 de março de 2014.

  • Para mais informação: Anúncio
  • Download de requisitos e instruções: RFI [PDF, 395 KB]
  • As respostas à RFI deverão ser remetidas via e-mail a rfi-response@icann.org
  • Data de encerramento: 7 de março de 2014 – 23:59 UTC

Solicitação de Informação (RFI) sobre Credenciamento de Usuários de Serviços de Diretório de Registros

Se sua organização atualmente expede credenciais de acesso a sistemas a membros autorizados de sua própria comunidade, com base a critérios de aceitação definidos, você está convidado para responder esta RFI. Esta RFI está concebida exclusivamente para informar. O EWG espera construir a partir dos atuais processos de filiação ou de credenciamento de membros para satisfazer as necessidades de credenciamento de usuários do RDS, caso a ICANN persiga a implantação do RDS no futuro. As respostas deverão ser remetidas antes de 10 de março de 2014.

  • Para mais informação: Anúncio
  • Download de requisitos e instruções: RFI [PDF, 787 KB]
  • As respostas à RFI deverão ser remetidas via e-mail a rfi-response@icann.org
  • Data de encerramento: 10 de março de 2014 – 23:59 UTC

Mais assuntos para pesquisar

O EWG está explorando outros assuntos de pesquisa enumerados em seu Relatório de Atualização de Estados e poderia publicar mais pesquisas ou convites de Solicitação de Informação (RFI) em seu wiki público.

Comentário público sobre recomendações do EWG

Para fornecer mais opiniões/comentários ao EWG, além desses assuntos de pesquisa, solicitamos encaminhar comentários públicos antes de 28 de fevereiro de 2014, 23:59 UTC, a input-to-ewg@icann.org. Todos os comentários públicos enviados a esse endereço estão arquivados aqui: http://mm.icann.org/pipermail/input-to-ewg/

Próximos passos

O EWG se reunirá novamente em Singapura o próximo mês para completar suas recomendações, com base a seu feedback e à análise exaustiva dos assuntos de pesquisa mencionados acima, com o intuito de entregar seu relatório final ao Comitê da ICANN, em junho de 2014. A GNSO poderá posteriormente receber a solicitação do Comitê para iniciar um PDP para examinar as implicações políticas das recomendações do EWG.

Por favor, considere contribuir para a missão de apuração de fatos do EWG. Seus comentários e opiniões serão muito apreciados!

Authors

Jean-Francois Baril