Blogs de la ICANN

Los blogs de la ICANN brindan información actualizada sobre actividades de desarrollo de políticas, eventos regionales y demás novedades.

Atualização sobre geração de relatórios de transparência da ICANN

22 de diciembre de 2016
Por

A transparência é fundamental para o sucesso de um modelo de múltiplas partes interessadas saudável e ainda mais importante no ambiente pós-transição. Reconhecendo isso, a ICANN tem um objetivo estratégico de abordar a transparência, juntamente com responsabilidade e ética, que são componentes essenciais e estreitamente relacionados. Enquanto a comunidade global da Internet prossegue com seu trabalho relacionado à transparência e responsabilidade da ICANN e da comunidade por meio da atividade do Grupo de Trabalho Entre Comunidades para aprimorar a responsabilidade: Linha de trabalho 2 (WS2 da CCWG), a ICANN também está realizando aprimoramentos como organização. Isso abrange a implementação de recomendações da segunda Revisão de Responsabilidade e Transparência (ATRT2 (Second Accountability and Transparency Review Team, Segunda Equipe de Revisão de Responsabilidade e Transparência [PDF, 3,46 MB]) e a geração de relatórios aprimorada sobre o progresso em direção a metas estratégicas relacionadas.

A ATRT2 identificou a necessidade de “um relatório sobre a extensão dos problemas de transparência da ICANN com métricas que justifiquem essas informações para facilitar a responsabilidade” e incluiu diversas recomendações adicionais para o aprimoramento da transparência. Várias melhorias relacionadas à transparência já foram implementadas. Por exemplo, uma explicação abrangente das Práticas de publicação da ICANN está publicada em icann.org e relatórios de progresso sobre a implementação de recomendações revisão específica são publicadas trimestralmente (consulte ATRT2 [Second Accountability and Transparency Review Team, Segunda Equipe de Revisão de Responsabilidade e Transparência], SSR [Security, Stability and Resiliency, Segurança, Estabilidade e Resiliência], WHOIS). Em outra linha de trabalho paralela, a ICANN aprimorou a geração de relatórios de progresso em direção à meta estratégica [PDF, 1,65 MB] para promover a ética, a transparência e a responsabilidade, incluídas no Painel de KPI (Key Performance Indicator, Principais Indicadores de Desempenho) (consulte a meta 5.2).

Além desses aprimoramentos, a ICANN publicará o primeiro Relatório Anual sobre Transparência antes do ICANN58 para facilitar às partes interessadas encontrar e entender informações relevantes sobre os esforços de transparência da ICANN. O relatório fornecerá uma visão geral das atividades relacionadas à transparência de toda a organização com a capacidade de visualizar informações detalhadas, quando viável. O relatório abrangerá informações incluídas nas Práticas de Publicação da ICANN, bem como várias outras atividades que demonstram transparência, como a publicação de demonstrações financeiras auditadas, plano operacional e orçamentos, progresso em direção à abordagem das necessidades da comunidade multilíngue da ICANN e informações sobre teleconferências trimestrais de partes interessadas.

As recomendações do ATRT2 também solicitaram à ICANN a análise da “relevância continuada e utilidade de métricas existentes [e] o fornecimento de recomendações para novas métricas.” A ICANN tem gerado relatórios dos KPIs (Key Performance Indicator, Principais Indicadores de Desempenho) utilizando o Painel de KPIs da ICANN para mensurar o progresso de metas estratégicas por algum tempo. Estamos continuamente buscando métricas mais relevantes e significativas, bem como melhorias para a forma como comunicamos atividades e progressos. O feedback da comunidade é fundamental para a realização de melhorias úteis. Por exemplo, recentes comentários da comunidade no ICANN57 informarão sobre a evolução do Relatório Anual sobre Transparência, bem como do Painel de KPIs. Os membros da comunidade forneceram as seguintes sugestões úteis:

  • O desenvolvimento de capacidade de “detalhamento” interativo;
  • Trazer as atividades da comunidade para a geração de relatórios sobre promoção da ética, transparência e responsabilidade;
  • Incorporar o treinamento de conscientização sobre ética para a comunidade e oportunidades para amplas discussões sobre o tópico de mensurar o progresso em direção à transparência, ética e responsabilidade.

Alinhada a essas sugestões, a ICANN está planejando aprimoramentos ao atual Painel de KPIs que serão lançados próximos a junho de 2017.

O trabalho de aprimoramento da transparência é um exercício contínuo em parceria com a comunidade global de partes interessadas. Recebemos o feedback da comunidade e continuaremos a analisar e incorporar melhorias a fim de aprimorar as informações relacionadas à transparência da organização e como mensurar e relatar o progresso realizado em direção às metas de transparência.

A ICANN tem o compromisso de desenvolver o relatório anual para incorporar novas atividades relevantes — tais como os resultados do trabalho da comunidade no WS2 e esperamos trabalhar com a comunidade da ICANN para encontrar formas de aprimorar nossos esforços de transparência.

Authors

Theresa Swinehart

Theresa Swinehart

SVP, Global Domains & Strategy