es

Planejamento da implementação, execução e resposta da NTIA

16 de agosto de 2016

Akram Atallah, Anterior President, Global Domains Division

Además de estar disponible en los seis idiomas de las Naciones Unidas, este contenido también está disponible en

Para cumprir as tarefas atribuídas pela NTIA e pelas propostas desenvolvidas pela comunidade para a transição da administração da IANA, a ICANN e a comunidade de múltiplas partes interessadas dedicaram muito tempo e recursos ao longo dos últimos oito meses ao desenvolvimento de planos para a implementação. A comunidade e a equipe da ICANN continuam trabalhando muito para garantir que todas as tarefas necessárias sejam concluídas e que as propostas possam ser implementadas em tempo hábil, antes de 30 de setembro de 2016, para permitir que o contrato de funções da IANA expire.

No dia 9 de junho de 2016, a NTIA solicitou que a ICANN enviasse um relatório de status do planejamento da implementação até 12 de agosto de 2016. Na última sexta-feira, a ICANN enviou um relatório à NTIA dizendo o seguinte: “Todas as tarefas necessárias especificadas na carta da NTIA de 9 de junho foram concluídas. Além disso, todas as outras tarefas de apoio à transição estão em etapa de análise final ou aguardando aprovação, e essa etapa será concluída antes de 30 de setembro de 2016, para permitir que o contrato de funções da IANA expire”.

Em uma carta enviada à ICANN hoje, a NTIA declarou o seguinte: “a NTIA analisou o relatório detalhadamente. Com base nessa análise, salvo qualquer impedimento significativo, a NTIA pretende permitir que o contrato de funções da IANA expire em 1° de outubro".

A ICANN está satisfeita com a declaração da NTIA e está concentrada nas tarefas restantes que precisam ser concluídas até 30 de setembro de 2016.

  • Finalização do Estatuto da PTI: Atualmente, a ICANN está incorporando os comentários recebidos durante o processo de comentários públicos realizado de 12 de julho a 11 de agosto e vai publicar uma versão final no dia 18 de agosto.
  • Finalização do Contrato ICANN-PTI para funções relacionadas a nomes, que inclui os mecanismos de denúncia e encaminhamento de atendimento ao cliente definidos pelo CWG - Administração: Atualmente, esse contrato está aberto para comentários públicos, até 9 de setembro de 2016, e sua versão final será publicada em 16 de setembro de 2016.
  • Finalização do Contrato de serviços ICANN - PTI: Atualmente, esse contrato está em processo de análise e debate com a comunidade de múltiplas partes interessadas, e sua versão final será publicada em 16 de setembro de 2016.

Além disso, quatro contratos e documentos foram finalizados e precisam ser assinados ou aprovados pela Diretoria da ICANN e/ou da PTI para ser considerados concluídos:

  • Contrato do mantenedor da zona raiz.
  • Contrato de subcontratação ICANN - PTI para parâmetros de protocolo.
  • Contrato de subcontratação ICANN - PTI para números.
  • Política de conflito de interesses, código de conduta da Diretoria e padrão de comportamento esperado da PTI.

Recomendo que as pessoas interessadas em detalhes sobre as tarefas de implementação concluídas e em andamento leiam o relatório de status do planejamento da implementação desenvolvido pela ICANN, que tem 31 páginas. A ICANN está segura de que tudo será implementado antes de 30 de setembro de 2016, permitindo a expiração do contrato de funções da IANA. A comunidade global de múltiplas partes interessadas, com o apoio da organização da ICANN, está pronta para a transição da administração da IANA.

Anterior President, Global Domains Division

Akram Atallah