Blogs de la ICANN

Los blogs de la ICANN brindan información actualizada sobre actividades de desarrollo de políticas, eventos regionales y demás novedades.

Painéis de Estratégia da ICANN e Processo de Planejamento

22 de marzo de 2014
Por

Às vésperas do 49º encontro da ICANN, em Cingapura, gostaríamos de fazer uma atualização sobre o planejamento estratégico da ICANN.

Em outubro do ano passado, a Versão Preliminar da Visão, Missão e Áreas de Foco da ICANN para um Plano Estratégico de Cinco Anos [PDF, 313 KB] foi publicada para comentário público e para discussão pela comunidade no encontro de Buenos Aires. Desenvolvida com base em feedbacks anteriores da comunidade, a versão preliminar propôs uma nova Visão, reiterou a Missão existente da ICANN e descreveu cinco Áreas de Foco propostas. Essa versão preliminar foi resultado de um processo ascendente colaborativo, extenso e com a participação de múltiplas partes interessadas que teve início no encontro de Pequim, em abril do ano passado, com um convite para participar da conversa sobre estratégias. Para obter informações sobre o processo, acesse o portal de planejamento estratégico em http://www.icann.org/en/about/planning/strategic-engagement.

A comunidade tem participado ativamente desse importante processo e o feedback recebido desde Pequim tem sido valioso para ajudar na elaboração do plano estratégico, bem como para a formação dos quatro Painéis de Estratégia. Ainda estão disponíveis várias oportunidades e ferramentas para a comunidade compartilhar suas opiniões. Os Painéis de Estratégia estão buscando opiniões sobre seus respectivos relatórios preliminares e recomendações, e estão ansiosos para conhecer suas perspectivas individuais. Os comentários serão recebidos até 30 de abril. Mais detalhes sobre isso podem ser encontrados em http://www.icann.org/en/news/public-comment/strategy-panels-25feb14-en.htm

Participe da conversa!

Projetados para realizar trabalhos em importantes áreas estratégicas identificadas pela comunidade, pela Diretoria e pela equipe da ICANN, os Painéis de Estratégia atuam como parte integrante de uma estrutura destinada ao diálogo entre as comunidades sobre assuntos estratégicos. Consultivo por natureza, seu objetivo essencial é orientar a formação da nova visão abrangente e o Plano Estratégico de Cinco Anos, e o subsequente plano operacional. O trabalho e a missão dos Painéis de Estratégia são primeiramente oferecer orientação sobre assuntos que serão incluídos no plano operacional e estratégico da ICANN. Projetados para pensar "fora da caixa", os Painéis propõem novas ideias para a conversa da comunidade sobre o planejamento estratégico. Os Painéis de Estratégia são vistos como repositórios, fóruns, think tanks que contribuem para o surgimento de discussões sobre novas iniciativas, conceitos ou ideias que apresentam o potencial de serem explorados no contexto da conversa sobre estratégia. A comunidade é incentivada a interagir com os Painéis que realizaram, e continuam realizando, atividades para o envolvimento e a divulgação ao longo do seu processo por meio de seminários na Web, discussões nos encontros da ICANN, pesquisas, listas de e-mail, comentários públicos e relatórios de status. Os presidentes dos Painéis recentemente orientaram alguns membros interessados das comunidades sobre suas recomendações preliminares durante um seminário interativo na Web. O diálogo continua em Cingapura, na segunda-feira, 24 de março, das 15 h 15 às 16 h 45 (SGT) , e recomendamos que você participe dessa importante sessão e ajude divulgando-a. Os Painéis farão ajustes detalhados em suas recomendações tendo em vista o feedback recebido.

E depois disso?

O conjunto diversificado de recomendações propostas resultante dos quatro painéis não será implementado imediatamente. A consideração dessas recomendações deverá seguir vários caminhos, conforme necessário. Algumas recomendações são de alto nível, abrangentes e estratégicas e seria apropriado considerá-las como parte do plano estratégico a longo prazo da ICANN. Outras têm um foco operacional ou programático e seria apropriado considerá-las como parte do Plano Operacional anual da ICANN. Além disso, ainda há algumas recomendações para as quais seria apropriado uma consideração mais detalhada e dar continuidade ao trabalho.

Para destacar o forte vínculo do Painel com os processos de planejamento da ICANN, o cronograma do painel foi inicialmente escalado para acompanhar em paralelo os processo de planejamento estratégico e fornecer mais oportunidades para consideração e comentários públicos da comunidade sobre o trabalho realizado pelo Painel. Conforme observado acima, a convocação para comentários públicos sobre os relatórios dos Painéis de Estratégia será encerrada em 30 de abril. A disponibilização da Versão Preliminar Final do Plano Estratégico para comentários públicos foi agendada para fevereiro e março, mas atualmente deverá ser divulgada para discussão pública em abril e maio. Essa atualização no cronograma permitirá que as reações da comunidade às recomendações dos Painéis de Estratégia sejam incluídas no Plano Estratégico de Cinco Anos, conforme apropriado. A alteração também fortalece o elo entre esses dois processos interligados e confirma o compromisso da ICANN com o alinhamento, a consistência e o seu desejo de fazer desse um processo verdadeiramente colaborativo e baseado em múltiplas partes interessadas. Para isso, queremos incentivá-lo novamente a comparecer, em pessoa ou remotamente, à sessão pública na segunda-feira, 24 de março, das 15 h 15 às 16 h 45 (SGT), em que será apresentada uma atualização sobre o planejamento estratégico e os Painéis de Estratégia, seguida por uma discussão interativa.

Começando com o processo de planejamento anual para o AF16, o Plano Estratégico de Cinco Anos ajudará a orientar o processo de planejamento anual. Mais detalhes sobre como isso funcionará serão fornecidos quando alcançarmos essa etapa do planejamento no final de 2014, mas convidamos a todos para consultar o gráfico no portal de planejamento estratégico que oferece uma visualização de alto nível do ciclo de planejamento anual esperado para o período do AF16 ao AF20.

Estamos ansiosos para encontrar você em Cingapura e ouvir o que tem a dizer.

Authors

Theresa Swinehart

Theresa Swinehart

SVP, Global Domains & Strategy