Blogs de la ICANN

Los blogs de la ICANN brindan información actualizada sobre actividades de desarrollo de políticas, eventos regionales y demás novedades.

Transição da administração da IANA: avançando com tudo

22 de septiembre de 2015
Por ICG Chair and Vice-Chairs​

Publicação original: https://www.ianacg.org/iana-stewardship-transition-full-steam-ahead/

Na semana passada, o Grupo de Coordenação da Transição da Administração da IANA (ICG) se reuniu em Los Angeles para analisar e discutir comentários públicos relacionados à Proposta de transição da administração das funções da IANA (Autoridade para Atribuição de Números na Internet) [PDF, 2,07 MB]. Depois da revisão dos comentários recebidos, o ICG decidiu continuar avançando a proposta conforme planejado, com o objetivo de avançar o máximo possível até o ICANN 54, programado para os dias 19 a 22 de outubro.

Durante seu período de comentários públicos encerrado no dia 8 de setembro, o ICG recebeu mais de 150 comentários de várias partes interessadas do mundo todo. A maioria dos comentários manifestou apoio à proposta. Em alguns casos, esse apoio foi acompanhado de sugestões, perguntas e críticas que o ICG está trabalhando para sintetizar e resolver conforme apropriado.

Os membros do ICG trabalharam muito antes e durante o encontro de Los Angeles para avaliar esses comentários, que foram divididos em categorias (por exemplo, relacionados à IANA pós-transição, ao mantenedor da zona raiz, etc.). Para cada categoria, o ICG está examinando se os comentários já foram abordados no processo de desenvolvimento da proposta, se precisa dar esclarecimentos ou se fará perguntas para as comunidades operacionais. Esse trabalho está em andamento e deve ser concluído nesta semana. As comunicações do ICG para as comunidades deverão ser respondidas até meados de outubro para que haja tempo de preparação para o ICANN 54.

A decisão do ICG de seguir o cronograma planejado da melhor forma possível sem sacrificar a qualidade em nome da velocidade é notável, já que há indícios de que o trabalho da linha 1 do Grupo de Trabalho Entre Comunidades para o Aprimoramento da Responsabilidade da ICANN (CCWG) terá atrasos. O ICG está acompanhando de perto o trabalho do CCWG e espera mais esclarecimentos sobre a trajetória desse trabalho depois do encontro do grupo no fim desta semana.

O cronograma de trabalho agressivo do iCG será concretizado através de teleconferências e encontros que, como sempre, serão abertos para observadores. A próxima teleconferência do ICG está programada para 23 de setembro às 11h UTC.

Por último, nós presidentes queremos reconhecer o trabalho duro feito não só pelas comunidades, mas também pelos membros do ICG, nossa secretaria e a equipe da ICANN nesses dias tão cheios, garantindo o avanço tão efetivo que tivemos.

Para obter mais informações, consulte ianacg.org.

Alissa Cooper, Patrik Fältström, Mohamed El Bashir
Presidente e vice-presidentes do ICG

Authors

ICG Chair and Vice-Chairs​