Blogs de la ICANN

Los blogs de la ICANN brindan información actualizada sobre actividades de desarrollo de políticas, eventos regionales y demás novedades.

Blog do Presidente: Previsão para o Workshop de Montevidéu

13 de septiembre de 2017
Por Steve Crocker

Regularmente, entre os encontros da ICANN e no início de cada um deles, a Diretoria da ICANN faz uma reunião em formato de workshop. Durante esses workshops, a Diretoria e a equipe de gerenciamento da ICANN se reúnem para considerar a fundo questões importantes e urgentes da ICANN.

Com esses workshops, a Diretoria pode se encontrar presencialmente para conversar e tomar decisões relacionadas a questões de interesse para a comunidade da ICANN e aos requisitos para o trabalho da organização da ICANN. Normalmente, a Diretoria usa um dia para a reunião de comitês e grupos de trabalho e dois dias para reuniões gerais sobre assuntos urgentes e questões estratégicas de longo prazo. A Diretoria costuma selecionar entre 10 e 12 assuntos durante cada workshop.

De 20 a 23 de setembro de 2017, a Diretoria da ICANN se reunirá em Montevidéu para o último workshop entre sessões do ano. Antes dessa reunião, quero oferecer uma visão geral rápida do que esperamos abordar e discutir.

Recentemente, a Diretoria adotou uma estrutura de cinco blocos para ajudar a orientar a distribuição do tempo nos workshops, e vamos realizar o próximo workshop nesse formato.

Os cinco blocos são:

  1. Supervisão do desenvolvimento de políticas e iniciativas entre comunidades
  2. Supervisão da organização da ICANN
  3. Estratégia e futuro
  4. Governança e responsabilidades fiduciárias
  5. Participação da comunidade e relações externas

Vamos nos reunir em Montevidéu para facilitar a participação e a interação com o Centro de Informação de Redes da América Latina e Caribe (LACNIC), que estará na cidade para um encontro anual. Esse workshop terá um dia a mais para que tenhamos tempo de interagir com a Diretoria e a comunidade do LACNIC. Desta vez, as duas principais reuniões de comitês são a do Comitê de Eficácia Organizacional (OEC), que analisará a revisão do At-Large e as questões de coordenação da comunidade para as revisões específicas, e a do Comitê de Auditoria da Diretoria, que analisará a versão preliminar da auditoria de finanças e conversará com os auditores independentes sobre o trabalho realizado.

Na sexta-feira, 22 de setembro, nossa programação está dividida em três blocos, depois da abertura e de um diálogo com Göran Marby, CEO da ICANN. Durante esses blocos, realizaremos uma sessão pública. Confira os detalhes dessa sessão aqui. A sessão pública abordará como a Diretoria da ICANN pretende responder à recomendação do Comitê Consultivo para Assuntos Governamentais (GAC) no Comunicado de Johanesburgo.

Além da sessão pública, da qual vocês devem participar, a Diretoria vai conversar sobre o caminho para chegar à resolução de problemas pendentes em relação à colisão de nomes. A Diretoria também começará a planejar a eleição para os cargos de liderança, além de fazer a lista de candidatos para os comitês da Diretoria antes do encontro anual ICANN60 em Abu Dhabi, onde essas seleções serão realizadas.

O último dia do workshop, sábado, 23 de setembro, começará com uma reunião da Diretoria transmitida por webcast, espero que vocês possam participar. O restante do dia será dedicado a questões estratégicas e ao caminho para a Diretoria e a organização, incluindo conversas sobre prioridades para o AF18 e o planejamento financeiro em longo prazo.

Este workshop será realizado algumas semanas antes do encontro anual geral. Nos últimos anos, convidamos os novos membros da Diretoria para participar, antes mesmo que eles assumissem seus cargos formalmente. Tenho prazer de anunciar que León Sanchez, Matthew Shears, Avri Doria e Sarah Deutsch poderão participar. Isso torna a transição mais tranquila e ajuda os novos membros a entrar no ritmo mais rápido.

Como muitos de vocês já sabem, este é o meu último ano como presidente da Diretoria da ICANN, meu mandato termina no início de novembro. Espero compartilhar minhas reflexões pessoais com a Diretoria durante este workshop. Também estou muito ansioso para comer um delicioso churrasco uruguaio. Vamos dar mais notícias depois do workshop da Diretoria, com as principais conclusões e novidades das sessões.

Authors

Steve Crocker

Anterior ICANN Board Chair