Blogs de la ICANN

Los blogs de la ICANN brindan información actualizada sobre actividades de desarrollo de políticas, eventos regionales y demás novedades.

Um dia de participação no Egito

11 de diciembre de 2013
Por

Nesta semana, o presidente e CEO da ICANN, Fadi Chehade, fez uma breve visita a minha cidade natal, Cairo. Fizemos várias reuniões com diferentes grupos de jovens, acadêmicos, sociedade civil, líderes de negócios e as principais autoridades governamentais. As discussões se concentraram, principalmente, em tendências tecnológicas e da Internet, e na possível função do Egito como país líder da região.

Tudo começou com uma visita à Escola de Administração de Empresas da American University in Cairo (AUC) para um encontro com o reitor, professores e um grupo de jovens empreendedores formado no Venture Lab da AUC. Ouvimos atentamente a explicação dos empreendedores sobre seus negócios, suas esperanças e os desafios que enfrentam. A conversa foi bem aberta e cordial. O grupo pediu dicas para o sucesso a Fadi. Eles demonstraram muita empolgação com seus trabalhos e fizeram perguntas sobre como serem os melhores em seus empreendimentos.

A Day of Engagement in Egypt

Nosso próximo destino foi a CairoICT, a maior conferência e feira anual de tecnologia do Egito. O ministro de Comunicações e Tecnologia da Informação (CIT), Atef Helmy, inaugurou o evento cujo slogan era: "Criando pontes". Tivemos a oportunidade de nos reunir com o ministro de CIT e com o Presidente Executivo da agência reguladora de telecomunicações. Durante a reunião, recebemos informações sobre o plano estratégico de cinco anos do Egito em relação a investimentos em banda larga, parcerias com o setor privado, e o crescimento esperado no setor de CIT. Falamos sobre questões relacionadas à ICANN e à governança na Internet. O ministro reforçou o apoio do Egito à abordagem com várias partes interessadas e sua disposição de juntar forças com outros interessados em seu empenho no desenvolvimento do modelo atual. Também falamos sobre a proposta de criação de um centro de iniciativas de DNS no Egito para apoiar o desenvolvimento do setor de nomes de domínio na África e no Oriente Médio. O fortalecimento do ecossistema de DNS foi uma das principais recomendações para as Estratégias de Participação da África e do Oriente Médio , e o objetivo desse centro seria esse. Concordamos em trabalhar em um documento de projeto visando iniciar a implementação em meados de 2014.

Ainda na Cairo ICT, em uma breve apresentação, Fadi destacou a importância da economia digital e o potencial do Egito, que está se esforçando para superar seus desafios econômicos. Ele divulgou o plano de fazer uma parceria com a agência reguladora de telecomunicações para tornar o Egito o centro de serviços técnicos e empresariais de DNS na África e no Oriente Médio. Fadi também mencionou o esforço global contínuo para fortalecer os acordos existentes de governança na Internet e aumentar a cooperação com várias partes interessadas, a fim de garantir que nenhum interessado, governamental ou não, tenha um papel dominante em processos de tomada de decisões.

Mais tarde, Fadi foi convidado para uma mesa redonda organizada pela Internet Masr, uma organização da sociedade civil com várias partes interessadas estabelecida no ano passado para promover a participação da comunidade local em processos e atividades nacionais, regionais e internacionais relacionados à Internet.

Fadi falou com os participantes sobre acontecimentos significativos relacionados à governança na Internet e sobre a necessidade da evolução dos mecanismos existentes. Ele explicou por que a governança com várias partes interessadas é a abordagem certa para a Internet, e destacou que a participação de vários interessados deve começar em casa. Respondendo a perguntas em relação ao fortalecimento dos ccTLDs do Egito (ASCII e IDN) como marca para o país, Fadi incentivou o grupo a consultar práticas recomendadas de ccTLDs como (.br). (.se) e (.ae). Houve mais discussões sobre o modelo de CGI do Brasil e a possibilidade de que a Internet Masr busque uma abordagem similar no Egito.

Fundamentalmente, a visita revelou que o Egito, especialmente a comunidade jovem, ainda está empolgado e avançando rumo à realização de seus sonhos apesar dos desafios.

Hossam Saleh, Hehsam El-Alaily and Fadi Chehade

Da esquerda para a direita:
Hossam Saleh, president da diretoria, Internet Masr
Hesham El-Alaily, presidente executivo, NTRA
Fadi Chehade, presidente e CEO, ICANN


Authors

Baher Esmat

Baher Esmat

VP, Stakeholder Engagement - Middle East & Managing Director MEA