ICANN Blogs

Read ICANN Blogs to stay informed of the latest policymaking activities, regional events, and more.

Atualização sobre o oSistema de Relatórios de Precisão de WHOIS

1 June 2015

Antecipando o ICANN 53 em Buenos Aires, achei que seria interessante fornecer uma atualização sobre um projeto, o ARS (Accuracy Reporting System, Sistema de Relatórios de Precisão) de WHOIS, que também será o tema de uma sessão nesse encontro.

Apenas para lembrar, o projeto do ARS foi criado em função das recomendações no Relatório da Equipe de Revisão de Políticas de WHOIS de 2012 [PDF, 1.4 MB]. Com base nessas recomendações, a Diretoria da ICANN estabeleceu o projeto do ARS em novembro de 2012, especificamente para:

  1. Identificar possíveis informações incorretas em registros de gTLDs;
  2. Explorar o uso de ferramentas automatizadas;
  3. Encaminhar possíveis registros incorretos aos registradores para que sejam tomadas providências; e
  4. Informar publicamente sobre as ações resultantes para estimular maior precisão.

Após essa instrução, a ICANN iniciou um Projeto Piloto para testar a prova de conceito para a coleta, análise e geração de relatórios de estatísticas de precisão sobre um conjunto de dados de gTLDs no WHOIS. O Relatório Piloto [PDF, 1.5 MB] foi publicado em dezembro de 2014 e o relatório de comentários públicos [PDF, 460 KB] foi publicado em abril deste ano. Um agradecimento especial aos membros da comunidade que participaram do fórum para comentários públicos ou da Sessão "All Things WHOIS" (Tudo sobre o WHOIS) no ICANN 52, em Cingapura. O feedback da comunidade e as lições operacionais aprendidas com o Projeto Piloto serão aplicados nas próximas etapas do projeto do ARS.

Atualmente estamos na primeira das três "Fases" — a Fase 1 fará a avaliação da precisão sintática, a Fase 2 adicionará avaliações de precisão operacional, e a Fase 3, caso a comunidade decida que a ICANN deva executá-la, tentará avaliar a precisão da identidade dos contatos no registro.

Na Fase 1, que está em andamento desde o início de abril de 2015, estamos analisando a sintaxe das informações de contato exigidas em um registro de WHOIS. Ou seja, endereços de e-mail, números de telefone e endereços postais do Registrante, Contato Técnico (Tech) e Contato Administrativo (Admin) fornecidos para o WHOIS como parte de um registro de nome de domínio em um gTLD. A sintaxe se refere ao formato de cada um destes componentes: por exemplo: "O e-mail tem o símbolo @?" "O telefone tem um código de país?" "O código postal tem o número apropriado de dígitos ou caracteres para o país especificado?" Para determinar a precisão sintática, trabalhamos com a Equipe de Conformidade Contratual e outros departamentos da ICANN a fim de desenvolver uma série de critérios (ou testes) que serão aplicados a cada registro de WHOIS para determinar se as informações de contato são sintaticamente corretas. Esses critérios estão alinhados à versão aplicável do RAA (Registrar Accreditation Agreement, Contrato de Credenciamento de Registradores) para o registro, conforme recomendado pela comunidade nos comentários públicos. Esses testes podem ser visualizados aqui: Critérios de Validação da Fase 1 do ARS de WHOIS [PDF, 210 KB].

Até o momento, já coletamos os dados, estabelecemos os critérios de pontuação e estamos nos preparando para executar os testes de precisão. Após a conclusão dos testes, será realizada uma análise para compreendermos os dados e apresentá-los de maneira significativa quando publicarmos um relatório final sobre a Fase 1 em agosto. Para nos ajudar no trabalho dos testes de precisão e análise de dados, contamos com o apoio de uma equipe de fornecedores qualificados, incluindo a Digicert, a União Postal Universal e o NORC. O relatório final conterá:

  1. Índices de precisão de diversos segmentos da população de gTLDs: novos gTLDs, gTLDs antigos, registros do RAA de 2009, registros do RAA de 2013
  2. Os erros mais comuns que geram a imprecisão de registros nesses segmentos e outros temas ou tendências observados; e
  3. Quando relevante, estatísticas regionais sobre precisão serão incluídas.

Após esse relatório, os resultados de registros que não estiverem em conformidade serão fornecidos à Equipe de Conformidade da ICANN para revisão, e, quando aplicável, a Equipe de Conformidade da ICANN fornecerá essas informações aos registradores para investigação e, se necessário, uma ação corretiva.

A Fase 2 do projeto será iniciada em paralelo à preparação do relatório da Fase 1. Na Fase 2 será feito o teste dos critérios "operacionais", além dos critérios de sintaxe já testados na Fase 1. Exemplos de critérios operacionais seriam: "O e-mail não é reenviado para o remetente?" "O telefone toca quando o número completo é discado (e não antes de ser totalmente discado)?" Para a Fase 2, o objetivo é produzir um relatório final em dezembro de 2015. Desse ponto em diante, vamos trabalhar para produzir dois relatórios do tipo operacional, um em junho e outro em dezembro. Após cada ciclo de relatórios, os dados referentes aos possíveis registros incorretos serão fornecidos à Equipe de Conformidade Contratual da ICANN para prosseguimento de ação, incluindo a revisão com registradores para investigação e correção dos dados incorretos.

Para a Fase 3, conforme discutido anteriormente no relatório de Comentários Públicos do Projeto Piloto, é necessário haver mais debates e diálogos na comunidade sobre como a verificação de identidade poderia ser executada e se deveria sequer ser executada.

Teremos satisfação em compartilhar mais detalhes sobre a Fase 1 e a Fase 2 em Buenos Aires na sessão e esperamos encontrá-los por lá.