ICANN Blogs

Read ICANN Blogs to stay informed of the latest policymaking activities, regional events, and more.

Volume 5: uma atualização sobre as discussões da administração da IANA, edição especial sobre o relatório preliminar para o aprimoramento da responsabilidade da ICANN

14 May 2015
By Samantha Dickinson

Relatório preliminar do CCWG-Responsabilidade é aberto para comentários públicos

No dia 4 de maio, o Grupo de Trabalho Entre Comunidades para o aprimoramento da responsabilidade da ICANN (CCWG-Responsabilidade) publicou seu relatório preliminar sobre os elementos da estrutura de responsabilidade da ICANN que identificou como essenciais para implementação ou adoção antes da transição da administração da IANA. Esse relatório preliminar ficará aberto para comentários públicos durante 30 dias. Depois dos comentários da comunidade durante esse período e no ICANN 53 em Buenos Aires, o CCWG-Responsabilidade produzirá outra versão do relatório, que terá um período de comentários públicos de 40 dias em julho.

As recomendações do relatório inicial que foi divulgado para comentários públicos não foram apresentadas como consenso do CCWG - Responsabilidade. Em vez disso, o CCWG - Responsabilidade publicou o relatório para solicitar feedback da comunidade sobre sua abordagem, bem como orientação sobre várias opções que estão sendo consideradas.

O relatório preliminar do CCWG - Responsabilidade é a quarta grande proposta desenvolvida pela comunidade a passar por consultas públicas dentro dos processos de transição da administração da IANA e aprimoramento da responsabilidade da ICANN.

Links importantes

Como enviar um comentário público

Faça comentários sobre o relatório preliminar, com ou sem anexos, até 3 de junho de 2015, 23h59 UTC (converta para o seu fuso horário):

  • Responda a uma ou às três perguntas gerais e às 15 perguntas específicas relacionadas à linha de trabalho 1, incluídas no comunicado do período de comentários públicos e também na seção 11 do relatório preliminar. Também há uma pergunta adicional sobre a linha de trabalho 2 para ajudar a orientar o trabalho do CCWG - Responsabilidade.
  • Envie seus comentários para:

mailto:mcomments-ccwg-accountability-draft-proposal-04may15@icann.org

  • Quando receber um e-mail gerado automaticamente para confirmar o envio, siga as instruções para ter certeza de que seus comentários foram enviados para o arquivo de comentários públicos.

Para entender melhor o conteúdo e o contexto da proposta preliminar, participe de um dos dois seminários na Web em tempo real:

  • 11 de maio, das 11h às 12h30 UTC (conversor de fuso horário aqui)
  • 11 de maio, das 19h às 20h30 UTC (conversor de fuso horário aqui)

Os seminários na Web também serão transcritos e publicados nesta página do CWG-Administração nos seis idiomas oficiais da ONU (árabe, chinês, inglês, francês, russo e espanhol).

Cronograma dos eventos e processos relacionados à proposta de responsabilidade

A seguir, temos um resumo dos próximos encontros e processos importantes especificamente relacionados ao relatório preliminar da linha de trabalho 1 e suas interações com a parte de nomes da proposta para a Transição da Administração da IANA. Uma lista de datas associadas a várias atividades relacionadas à transição da administração é exibida na parte final deste relatório.

4 de maio de 2015

O CCWG-Responsabilidade interrompe o trabalho na versão preliminar dos aprimoramentos da responsabilidade na linha de trabalho 1. O trabalho de responsabilidade da linha de trabalho 2 continua.

20 de maio de 2015

Último dia para comentários da comunidade sobre a segunda proposta preliminar do CWG - Administração.

1° de junho de 2015

Equipe da ICANN publica relatório de comentários públicos sobre a segunda proposta preliminar do CWG-Administração.

3 de junho de 2015

Último dia para comentários da comunidade sobre os aprimoramentos da responsabilidade da ICANN (Linha de trabalho 1).

4 - 29 de junho de 2015

Equipe da ICANN desenvolve um relatório dos comentários públicos recebidos sobre a versão preliminar do relatório do CCWG- Responsabilidade sobre os aprimoramentos da responsabilidade da ICANN relacionados à linha de trabalho 1.

5 - 18 de junho de 2015

O CCWG - Responsabilidade revisa comentários públicos sobre os aprimoramentos de responsabilidade da linha de trabalho 1 e prepara documentos para as sessões informativas com a comunidade no ICANN 53.

8 de junho de 2015

O CWG-Administração apresenta a versão revisada de sua proposta para seus membros componentes (Organizações de Apoio e Conselhos Consultivos) para revisão e adoção.

8 a 25 jun 2015

ALAC, ccNSO, GAC e GNSO analisam e consideram a adoção da proposta revisada do CWG-Administração.

19 de junho de 2015

O CCWG-Responsabilidade se reúne para uma sessão de trabalho antes do ICANN 53.

21 a 25 jun 2015

Todas as comunidades da ICANN e outras partes interessadas na Transição da Administração da IANA reúnem-se durante o ICANN 53 em Buenos Aires, e on-line por meio da participação remota, para discutir sobre a Transição da Administração da IANA em várias sessões de toda a comunidade, bem como de partes interessadas específicas. (Consulte a programação preliminar).

25 de junho de 2015

O CWG-Administração entrega a proposta final da parte referente a nomes do Grupo de Coordenação da Transição de Administração da IANA (ICG).

20 de julho de 2014

O CCWG-Responsabilidade publica para comentários públicos a segunda versão revisada do relatório preliminar sobre os aprimoramentos da responsabilidade da linha de trabalho 1.

29 de agosto de 2015

Último dia para comentários da comunidade sobre a segunda versão preliminar dos aprimoramentos da responsabilidade da ICANN (Linha de trabalho 1).

30 de setembro a 15 de outubro de 2015

ALAC, ASO, ccNSO, GAC e GNSO analisam e consideram a adoção da proposta revisada do CCWG-Responsabilidade.

22 de outubro de 2014

O CCWG-Responsabilidade apresenta o relatório de aprimoramentos de responsabilidade da linha de trabalho 1 à Diretoria da ICANN.

Atualizações sobre outras atividades relacionadas à transição

Grupo de Trabalho do IETF para o planejamento da transição da IANA/NTIA (IANAPLAN)

No dia 30 de abril, os presidentes do IETF, IAOC e IAB informaram aos membros do IANAPLAN o status do trabalho entre o IETF e a ICANN em relação ao SLA anual, ou Acordo Suplementar ao Memorando de Entendimento (MoU), entre o IETF e a ICANN em relação ao desempenho da função de parâmetros de protocolo pela IANA. Depois disso, houve muitas discussões na lista de e-mails do IANAPLAN sobre os possíveis motivos da comunicação da ICANN ao IETF informando que concordar com o texto proposto para o SLA poderia fazer com que a ICANN violasse o contrato existente com a NTIA. A discussão foi encaminhada à lista de e-mails do CWG-Administração e, respondendo a isso, a ICANN esclareceu que as preocupações que demonstrou não estavam relacionadas ao modelo de administração proposto para a função de parâmetros de protocolo da IANA depois da expiração do contrato da ICANN com a NTIA, mas sim especificamente relacionadas a limites que se aplicavam somente durante a vigência do contrato atual com a NTIA. A ICANN expressou que não queria antecipar-se ou criar a percepção de se antecipar aos processos de consenso da comunidade em relação a qualquer área da finalização da transição. Outro e-mail foi publicado na lista do CCWG-Responsabilidade por um membro da Diretoria da ICANN, contendo mais informações sobre o MoU e o processo que o IETF pode utilizar para rescindir o contrato.

Equipe Consolidada de RIRs para a Proposta da Administração da IANA (CRISP)

Como resultado da proposta preliminar da equipe CRISP para o componente de números das funções da IANA, a Organização de Recursos Numéricos (NRO) produziu um Contrato de Nível de Serviço (SLA) preliminar para os Serviços Numéricos da IANA. O SLA preliminar que não foi revisado pela equipe CRISP nem negociado com outras partes, nem mesmo a ICANN, está disponível para comentários até 14 de junho de 2015. Os comentários recebidos estão arquivados na lista de e-mails ianaxfer da NRO.

Grupo de Coordenação da Transição de Administração da IANA (ICG)

O ICG comunicou que publicou o processo final que usará para lidar com os comentários enviados pelos membros da comunidade ao fórum do ICG. Os comentários podem ser enviados diretamente ao ICG a qualquer momento pelo e-mail icg-forum@ianacg.org. Respondendo às discussões relacionadas ao SLA descritas nas seções acima, o ICG publicou em sua página de início uma declaração que incentiva todas as partes interessadas, inclusive membros da equipe e da Diretoria da ICANN, a participar dos processos abertos e transparentes usados pelas três comunidades operacionais para a transição da administração da IANA pela NTIA. Steve Crocker, presidente da Diretoria, apresentou uma resposta. Além disso, o ICG criou contas no Twitter e no Facebook para ajudar a divulgar informações sobre suas atividades.

Cronograma e implementação da transição

A Administração Nacional de Telecomunicações e Informações (NTIA) escreveu para os presidentes do ICG e do CCWG - Responsabilidade solicitando informações sobre as datas esperadas para a conclusão da proposta de transição, bem como o tempo esperado para a implementação da transição, a fim de planejar essa transição. A NTIA solicitou que essas informações sejam comunicadas até o fim de junho.

Audiências do Senado dos EUA

No dia 13 de maio, o subcomitê do Congresso Nacional dos Estados Unidos para Tribunais, Propriedade Intelectual e Internet realizou uma audiência chamada Perspectivas das partes interessadas sobre a ICANN: O domínio .Sucks e etapas essenciais para garantir a confiança e a responsabilidade na operação da Internet. ICANN enviou depoimentos escritos para o processo.

Na mesma tarde, o Comitê de Energia e Comércio do Congresso Nacional dos Estados Unidos realizou outra audiência chamada, Perspectivas das partes interessadas sobre a transição da IANA. A ICANN também enviou depoimentos escritos para essa audiência.

Futuras datas importantes

14 de maio de 2015

Reunião nº 47 do CWG-Administração, 11h – 13h UTC

19 de maio de 2015

Reunião n° 33 do CCWG - Responsabilidade, 6h00-8h00 UTC
Teleconferência do ICG (TBC)
Reunião n° 48 do CWG - Administração, 17h00-19h00 UTC

21 de maio de 2015

Reunião nº 49 do CWG-Administração, 11h – 13h UTC

26 de maio de 2015

Reunião n° 34 do CCWG - Responsabilidade, 12h00-14h00 UTC
Reunião n° 50 do CWG - Administração, 17h00-19h00 UTC

28 de maio de 2015

Reunião nº 51 do CWG-Administração, 11h – 13h UTC

28 a 29 de maio de 2015

Dias de trabalho intenso do CWG-Administraçãos

2 de junho de 2015

Reunião n° 52 do CWG - Administração, 17h00-19h00 UTC
Reunião n° 35 do CCWG - Responsabilidade, 19h00-21h00 UTC

4 de junho de 2015

Reunião nº 53 do CWG-Administração, 11h – 13h UTC

14 de junho de 2015

Prazo para comentários para a NRO sobre o Contrato de Nível de Serviço (SLA) preliminar para os Serviços da IANA relacionados a números

18 - 19 de junho de 2015

Encontro presencial do ICG ICANN 53, Buenos Aires, o dia todo

19 de junho de 2015

Sessão de trabalho n° 1 do CCWG - Responsabilidade ICANN 53, Buenos Aires, o dia todo

21 a 25 jun 2015

ICANN 53, Buenos Aires

Notícias sobre a administração da IANA

7 de maio de 2015

Dot What? The surprisingly interesting history of the Internet domain system, Slate [EN]

6 de maio de 2015

专访张建川解读ICANN互联网管理权移交建议草案内容, Sohu.com [CN]

5 de maio de 2015

Le Burkina veut participer aux instances de la gouvernance mondiale de l'internet, Burkina24 [FR]

4 de maio de 2015

Internet in Ghana not controlled – Omane Boamah, Ghana Broadcasting Corporation [EN]
ICANN will IANA dauerhaft betreiben, Heise Online [DE]

28 de abr. de 2015

ICANN ABRE NOVA CONSULTA SOBRE TRANSIÇÃO DE FUNÇÕES IANA, Tele Síntese [PT]

Você pode ajudar a decidir o futuro da IANA...

Todos podem participar das discussões sobre o futuro da administração da IANA e da responsabilidade da ICANN. Para obter informações sobre como participar do CWG-Administração, entre em contato com grace.abuhamad@icann.org. Para obter informações sobre como participar do CCWG-Responsabilidade, entre em contato com accountability-staff@icann.org.

Authors

Samantha Dickinson