ICANN Blogs

Read ICANN Blogs to stay informed of the latest policymaking activities, regional events, and more.

Atualização sobre concorrência, confiança e escolha do consumidor

9 September 2016
By Jonathan Zuck

null

Legenda da foto: Encontro dos membros da CCT-RT em Viena

 


De 29 a 30 de agosto, os membros da equipe de revisão de concorrência, confiança e escolha do consumidor (CCT-RT) realizaram um encontro presencial em Viena, na Áustria (os arquivos podem ser encontrados aqui). A revisão de CCT é importante para a ICANN e para a comunidade global, pois é essencial para o futuro do Programa de novos gTLDs.

Além de importante, o trabalho da equipe de revisão de CCT também é muito complexo. Por isso, a comunidade da ICANN contratou várias empresas líderes do setor para ajudar a abordar questões gerais, por exemplo: Os consumidores confiam mais ou menos no sistema de nomes de domínio? Existem mais opções para as pessoas interessadas em comprar um domínio? A concorrência de preços aumentou? As respostas para essas e outras perguntas ajudarão a determinar o futuro do programa de novos gTLDs.

Durante o encontro, a CCT-RT recebeu atualizações importantes de estudos que servem para embasar seu trabalho (resumidas a seguir). A CCT-RT também se dividiu em subgrupos para conversar e aprofundar seu trabalho em recomendações relacionadas a concorrência e escolha do consumidor, e também a proteção e confiança. O encontro de Viena também foi único porque os observadores foram convidados para enriquecer as discussões com seus comentários durante uma sessão especial realizada no fim do primeiro dia.

Confiança e escolha do consumidor no sistema de nomes de domínio (DNS)

Em 2014, a ICANN pediu ä Nielsen que realizasse uma pesquisa em duas fases que fosse representativa dos usuários da Internet e registrantes de nomes de domínio para avaliar a opinião do público sobre confiança e escolha no sistema de nomes de domínio. Para verificar se houve mudanças, a Nielsen realizou as pesquisas em duas fases, com um ano de diferença.

Conclusões preliminares

Alguns destaques das conclusões preliminares da pesquisa com registrantes de nomes de domínio - fase 2:

  • O programa de novos domínios genéricos de primeiro nível (gTLDs) não minou a confiança do consumidor.
  • Os consumidores estão interessados em ver a evolução do DNS para uma taxonomia que facilite a busca de empresas e sites por categoria.
  • Aproximadamente metade dos consumidores e registrantes acham que deve haver restrições para o registro de domínios de primeiro nível (TLD) que tenham algum significado (por exemplo, somente bancos poderiam usar .BANK, etc.).
  • Cada vez mais consumidores veem as redes sociais e outras mídias como partes de um mercado mais amplo de identidade online, e um número significativo de consumidores está levando isso em consideração no processo de tomada de decisões.

Preços e concorrência no mercado de DNS

Além de encomendar as pesquisas com consumidores e registrantes em 2014, a ICANN também contratou uma empresa de consultoria econômica, a Analysis Group, para realizar um estudo de concorrência, de preços ou não, no mercado de nomes de domínio. Os resultados da fase 1 foram entregues em 2015. No encontro de Viena, a CCT-RT teve a oportunidade de conferir uma visão geral dos resultados preliminares da fase 2.

Conclusões preliminares

Os resultados preliminares da fase 2 indicam que:

  • Desde o lançamento do programa de novos gTLDs, os registros de novos gTLDs representam 50% do crescimento geral no espaço de gTLDs.
  • Os preços médios para a venda de registros, bem como os aumentos de preços em atacado, diminuíram desde a fase I.
  • Houve uma diminuição no número de registros de TLDs de propriedade dos principais 4, 8 e 15 registros e registradores entre a Fase I e a Fase II.

Processo de solicitação e avaliação de novos gTLDs

Em junho de 2016, a CCT-RT pediu a ajuda da AMGlobal para pesquisar e realizar entrevistas com organizações de países em desenvolvimento que não solicitaram novos gTLDs, mas que poderiam ser considerados bons candidatos para o programa. A finalidade dessa pesquisa é entender melhor por que não houve mais solicitações de empresas de países em desenvolvimento.

Em Viena, a CCT-RT recebeu as conclusões preliminares da AMGlobal. A partir delas, a equipe de revisão determinou que é necessário ajudar os solicitantes a entender os modelos de negócios subjacentes do Programa de novos gTLDs.

Além disso, a equipe de revisão discutiu documentos sobre o impacto das recomendações e avisos do Comitê Consultivo para Assuntos Governamentais (GAC) sobre os solicitantes, bem como sobre o processo de objeção a cadeias de caracteres.

Qual será o próximo passo da CCT-RT?

A CCT-RT está trabalhando na publicação de um relatório preliminar para comentários públicos até o fim de 2016, além das recomendações e conclusões preliminares. A CCT-RT também planeja buscar a opinião da comunidade sobre suas recomendações preliminares no ICANN57 e, como sempre, espera receber comentários da comunidade durante todo o processo. É possível enviar comentários a qualquer momento através de uma lista de e-mails dedicada, com arquivamento público: input-to-cctrt@icann.org.

Também é possível observar nossas teleconferências e reuniões! Saiba mais na nossa wiki.

Authors

Jonathan Zuck

CCTRT Chair