ICANN Blogs

Read ICANN Blogs to stay informed of the latest policymaking activities, regional events, and more.

Novos gTLDs - Revisão de concorrência, confiança e escolha do consumidor - Constatações preliminares e próximas etapas

23 November 2016
By Jonathan Zuck

null

A equipe de revisão de concorrência, confiança e escolha do consumidor (CCT-RT) acabou de concluir uma semana de reuniões no ICANN57 em Hyderabad. A CCT-RT realizou reuniões presenciais durante dois dias, uma sessão de envolvimento com a comunidade da ICANN, um encontro com a Diretoria da ICANN e várias atualizações do presidente para as organizações de apoio e os comitês consultivos da ICANN (SO/ACs) para compartilhar suas constatações preliminares.

A equipe de revisão está analisando as constatações da pesquisa e desenvolvendo suas recomendações iniciais. Essas tarefas avançaram muito durante o ICANN57. As recomendações serão disponibilizadas para comentários públicos.

Quais foram as três maiores conquistas do encontro?

A equipe de revisão de CCT:

  1. Chegou ao consenso dentro de seus subgrupos em relação às constatações para avançar com as sessões de redação;
  2. Recebeu comentários da comunidade durante a sessão de envolvimento;
  3. Atualizou as organizações de apoio, os comitês consultivos e a Diretoria da ICANN sobre o andamento da revisão.

Principais constatações apresentadas no ICANN57

Em linhas gerais, parece que não houve acontecimentos importantes em relação ao aumento da concorrência ou dos custos. No geral, a sensação é de que o programa está avançando na direção certa, com base nas principais constatações:

Constatações sobre concorrência e escolha do consumidor

  • O índice de adoção do Programa de novos gTLDs no mercado é animador. As tendências atuais mostram que os registros de novos gTLDs em segundo nível já são proporcionais aos registros de segundo nível em gTLDs antigos. Nos últimos dois anos, os novos gTLDs chegaram a 9% de participação de mercado 1 . Os novos gTLDs representam aproximadamente metade do aumento geral dos registros de gTLDs desde o final de 2013, e aproximadamente um terço do aumento no total de registros (inclusive ccTLDs).
  • Com a entrada dos novos gTLDs, houve uma diminuição na concentração entre registros.
  • A estrutura do mercado de TLDs, com mais provedores de serviços de registro que oferecem serviços de back-end e registros que oferecem serviços de distribuição, aparentemente diminuiu a escala mínima viável geral de operação de registros. Isso pode permitir que registros menores trabalhem em situações em que antes não poderiam devido aos altos custos de capital e de mercado.
  • Como medida de escolha, 18% dos usuários preferem fazer seus registros em novos gTLDs, mesmo quando o domínio de segundo nível (SLD) está disponível em .COM, especialmente no caso de TLDs de IDNs (nomes de domínio internacionalizados). Em alguns TLDs de IDNs, mais de 60% dos SLDs registrados estão disponíveis exatamente da mesma forma em .COM.2 No entanto, a maioria dos registros de novos gTLDs (65%) está parada ou não é utilizada, embora haja uma variação considerável por TLD (por exemplo, .xin está 95% parado, .science 23% e .xyz 65%).
  • O número de registros defensivos parece estar bem abaixo dos números que temíamos, mas a CCT-RT espera que as respostas de uma pesquisa de impacto que a International Trademark Association (INTA) planeja realizar nos próximos meses forneçam mais informações sobre os custos com que os proprietários de marcas registradas precisam arcar.

Constatações sobre proteções e confiança do consumidor

  • Como as proteções são muito novas e não há dados específicos em relação a irregularidades do DNS antes e depois do Programa de novos gTLDs e o impacto das proteções, é difícil chegar a qualquer conclusão sobre a eficácia delas. Dessa forma, a CCT-RT examinou a implementação e a viabilidade das proteções, e concluiu que elas são implementáveis e aplicáveis. Essas constatações indicam que a ICANN está tomando medidas positivas rumo à criação de um DNS mais confiável e, ao mesmo tempo, diminuindo os riscos associados a sua expansão.
  • Examinando os mecanismos de proteção de direitos introduzidos com o Programa, a CCT-RT vê uma diminuição nos procedimentos da Política de Resolução Uniforme de Disputas (UDRP) sem o aumento correspondente de procedimentos pelo Sistema de Suspensão Rápida Uniforme (URS), levando à queda geral de 7% (total de reclamações recebidas: UDRP + URS). Isso pode ser um reflexo da eficácia do Centro de Informações de Marcas.
  • As pesquisas globais com consumidores e registrantes, publicadas em duas fases com um ano de diferença, começam a dar uma ideia sobre as preferências do consumidor e a ligação entre familiaridade e conhecimento percebido. Embora seja difícil fazer avaliações absolutas sobre confiança, parece claro que ela não diminuiu no DNS como um todo, e que os usuários preferem gTLDs com significado. Eles também têm interesse em TLDs restritos e na aplicação dessas restrições.

Constatações sobre aplicação e processo de avaliação

  • Um dos estudos mais recentes encomendados pela CCT-RT é o de grupos de possíveis solicitantes no hemisfério sul. Na tentativa de determinar por que não houve mais solicitações da África, da América Latina, do Caribe e da Ásia, o estudo realizou um conjunto de entrevistas com entidades que não solicitaram novos gTLDs, mas que poderiam ter feito isso caso houvesse mais divulgação, acesso a melhores informações e ajuda e esclarecimentos sobre os custos. É claro que é possível melhorar o processo de divulgação, especialmente com mais informações, modelos e estudos de caso para explorar.
  • Os resultados de uma pesquisa parcial com os solicitantes revelam uma frustração significativa com o processo de solicitação, mas os entrevistados dizem que fariam a solicitação novamente, mesmo se o sistema permanecer igual. A maioria das melhorias seria para aumentar a clareza e a eficiência do processo.

Mais dados

Algo que ficou claro para a CCT-RT é a necessidade de que a ICANN reúna e selecione mais dados de forma mais regular. Grande parte das recomendações envolve a necessidade de conjuntos de dados robustos e completos para as próximas equipes de revisão, analistas externos e equipes de desenvolvimento de políticas.

Quais são as próximas etapas para a equipe de revisão?

A CCT-RT vai analisar as constatações da pesquisa e as recomendações da comunidade e vai passar as próximas seis semanas redigindo um relatório preliminar, que será publicado para comentários públicos em dezembro de 2016. Embora a equipe de revisão já tenha dados de estudos e pesquisas para embasar seu trabalho, a ideia é contar com mais relatórios para desenvolver o relatório final, conforme mostra a imagem abaixo.

CCT-RT research findings community recommendations

Qual é a próxima oportunidade de observação/participação para os membros da comunidade?

A CCT-RT pedirá comentários públicos sobre suas recomendações preliminares em dezembro de 2016. Enquanto isso, a equipe está recebendo comentários pelo e-mail input-to-CCT-RT@icann.org (lista de e-mails com arquivamento público).

 


1 Dados de registro de gTLDs dos relatórios de transações mensais da ICANN de outubro de 2013 e março de 2016

2 Com base em dados de registro de BRDA de abril de 2016

Authors

Jonathan Zuck

CCTRT Chair