ICANN Blogs

Read ICANN Blogs to stay informed of the latest policymaking activities, regional events, and more.

Atualização mensal por Theresa Swinehart

17 November 2014
By

null
Graphic for the Monthly Update from Theresa Swineheart

Antes de mais nada, obrigada a todos os participantes do ICANN 51 em Los Angeles! Tanto os participantes presenciais quanto os participantes remotos devem ter notado a evolução dos processos de transição da administração da IANA e de aprimoramento da responsabilidade e governança da ICANN. No mês passado, a conversa mudou um pouco de processo para essência, reconhecendo as conquistas da comunidade nessas duas iniciativas tão importantes.

Transição da administração da IANA

Assim que o Grupo de Coordenação da Transição da Administração da IANA (ICG) publicou sua Solicitação de Propostas (RFP), as comunidades operacionais da IANA começaram a desenvolver suas respostas.

A comunidade de nomes estabeleceu um Grupo de Trabalho entre comunidades (CWG) para desenvolver uma proposta sobre as funções relacionadas a nomes. O grupo, com a presidência de Jonathan Robinson da GNSO, e de Lise Fuhr da ccNSO, tem 19 membros e 84 participantes. Sua pauta [PDF, 156 KB] foi adotada pela ccNSO,SSAC, GNSO, ALAC e pelo GAC, e a ICANN também está oferecendo suporte da equipe. O CWG realizou sua primeira reunião presencial no ICANN 51, e realizará a próxima reunião presencial para desenvolver e discutir sua proposta preliminar nos dias 19 e 20 deste mês em Frankfurt.

Atualmente, os cinco RIRs (Registros Regionais da Internet) que formam a comunidade de números estão fazendo consultas nas respectivas regiões. Para coordenar as diferentes propostas que surgirão dessas consultas, a Organização de Recursos Numéricos (NRO) criou uma Equipe consolidada de RIRs para a proposta de administração da IANA (CRISP) para produzir uma resposta unificada à RFP do ICG. Vocês podem encontrar o cronograma da participação dos RIRs no processo de transição da administração da IANA aqui.

Por último, na comunidade de parâmetros de protocolo, a Força-tarefa de Engenharia da Internet (IETF) estabeleceu o Grupo de Trabalho IANAPLAN (IANAPLAN WG). O IANAPLAN WG adotou umrascunho na Internet como base para desenvolver uma resposta à solicitação de propostas do ICG, e já desenvolveu a versão preliminar dessa resposta. Essa versão preliminar da proposta será debatida no encontro 91 da IETF em Honolulu, de 9 a 14 de novembro.

O ICG solicitou que as propostas das três comunidades sejam enviadas até 15 de janeiro de 2015.

O próprio ICG está desenvolvendo um conjunto de Perguntas e respostas sobre seu trabalho e está na etapa final da seleção de uma secretaria independente.

Aprimoramento da responsabilidade e governança da ICANN

Como comentei na minha publicação anterior no blog, a ICANN abriu um período de comentários de 21 dias para garantir que o máximo possível de partes interessadas possam revisar, fazer perguntas e comentários sobre o processo de aprimoramento da responsabilidade e governança da ICANN, publicado no dia 14 de agosto. A ICANN recebeu 17 comentários e, com base nas contribuições da comunidade, publicou um Processo revisado para aprimorar a responsabilidade da ICANN.

A solicitação da comunidade de que as duas estruturas propostas originalmente (Grupo entre comunidades e Grupo de coordenação) fossem integradas em um só Grupo de Trabalho Entre Comunidades (CCWG) foi reconhecida, e o processo foi revisado para incorporar esse feedback.

Além disso, os comentários feitos durante esse período sugeriram que o CCWG tenha duas linhas de trabalho:

  • A linha de trabalho 1 se concentrará em mecanismos para aprimorar a responsabilidade da ICANN que devem ser aceitos ou aplicados dentro do cronograma da transição da administração da IANA; e
  • A linha de trabalho 2 se concentrará em assuntos de responsabilidade cujas soluções e implementações podem demorar mais que o processo de transição da administração da IANA.

Formou-se uma equipe redatora para o CCWG de responsabilidade, com representantes das Organizações de Apoio e Comitês Consultivos: GNSO, ccNSO, ASO e ALAC, além de um representante da comunidade mais ampla da ICANN.

Reconhecendo a necessidade do avanço rápido desse processo, a equipe redatora tem reuniões duas vezes por semana desde o ICANN 51, e no dia 3 de novembro distribuiu uma pauta para a adoção das organizações estatutárias. A versão final e as versões de trabalho dessa pauta estão na Wiki.

A GNSO decidiu adotar a pauta do CCWG no dia 13 de novembro, e esperamos que todas as SOs/ACs considerem a pauta proposta durante seus encontros no mês de novembro. O CCWG começará suas deliberações no final de novembro ou no início de dezembro.

Lançaremos uma convocação de voluntários para participar do CCWG. Dessa forma, todas as pessoas interessadas nesse trabalho poderão participar. Além disso, todos os membros do grupo, o antigo Grupo Entre Comunidades, serão adicionados ao CCWG como "participantes", exceto os indicados pelas organizações estatutárias para trabalhar como "membros".

Como vocês podem ver, os dois processos estão a todo vapor. Continuem conferindo o site da ICANN, sigam a ICANN no Twitter ou curtam a ICANN no Facebook para receber atualizações instantâneas.

Mais uma vez, participem das discussões que estão acontecendo na comunidade:https://www.icann.org/en/stewardship/community.

-TS

Authors

Theresa Swinehart

Theresa Swinehart

SVP, Global Domains & Strategy